7 técnicas de atendimento para o mercado imobiliário
Como está se saindo em sua carreira de corretor imobiliário? Está vendendo muito e agradando aos clientes? Um dos segredos das boas vendas é o bom atendimento, que está relacionado não apenas ao tratar bem, mas também a atender com profissionalismo e ser um corretor esforçado
1. Seja atencioso
Todo cliente gosta de atenção. Portanto, pergunte seu nome antes de iniciar a negociação, assim poderá chamá-lo pelo nome durante toda a conversa. Dar atenção significa também ouvir o que ele tem a falar, tirar suas dúvidas e atender às suas necessidades, dentro do possível.
Muitos corretores dão atenção ao consumidor até a conclusão do negócio; depois, eles simplesmente “lavam as mãos”, sem nem ao menos agradecer ao cliente. São, efetivamente, maus profissionais.
2. Sirva com prazer
É importante que o corretor aprenda a gostar do que faz. Assim, poderá servir o cliente com prazer e disposição, o que certamente vai chamar sua atenção. O bom corretor se sente motivado a enfrentar o desafio de resolver os problemas de seus clientes.
O cliente bem servido poderá voltar a te procurar para outros negócios e também fará propaganda de seus serviços.
3. Seja cordial
Outra característica de um bom corretor é a cordialidade. Ele precisa atender bem qualquer cliente, independentemente de idade, sexo, condição social, religião. Por isso, é importante que ele vá além de seus preconceitos contra a cor, as opções sexuais do cliente, a forma como ele se veste e outras coisas.
Não se deixe levar por uma primeira má impressão que o cliente posa causar. Muitas vezes, ele pode ser um excelente cliente. Independentemente de qualquer coisa, seja cordial e procure evitar rixas.
Use expressões como “bom dia”, “boa tarde”, “como vai”, “até logo”, “por favor”, “obrigado” e assim por diante.
4. Ofereça possibilidades
Sempre é bom orientar e oferecer possibilidades, dando sugestões e respeitando o perfil de seu cliente. Se não souber responder às questões apresentadas por ele, pergunte a um colega ou se encarregue de dar um parecer em outra ocasião — evite passar informações erradas ou duvidosas.
Tratando-se de financiamentos, por exemplo, procure sugerir as melhores condições, instituições e taxas de juros. Ele ficará agradecido e terá prazer em fazer negócio com você outras vezes.
5. Mostre segurança
Mostrar segurança é um requisito indispensável em qualquer profissional. Ele precisa estar seguro do que diz, mantendo postura adequada e firmeza na voz. A sua segurança vai inspirar confiança no cliente, que se sentirá, pouco a pouco, mais à vontade diante de você e ficará mais tendente a fazer um negócio.
Contudo, não invente coisas para passar ideia de segurança. Saiba reconhecer seus limites com honestidade e prepare-se para lidar com o público.
6. Estude e conheça o cliente
É mais difícil atender o cliente quando não se sabe o que ele quer de fato. Por isso, é importante que você esteja ciente das causas que levaram o consumidor a te procurar. Os perfis das pessoas que buscam imóveis podem ser variadíssimos — daí a necessidade de um atendimento personalizado.
Pesquise sempre e procure construir personas, ou seja, figuras representativas das preferências e necessidades dos consumidores. Embora não seja muito fácil, procure colocar-se no lugar do cliente e pensar como ele. Assim, poderá atendê-lo com mais eficiência e precisão.
7. Fique por dentro de algumas dicas gerais
Enfim, fique atento a estas dicas gerais para cativar seu cliente:
- Sempre se apresente, dizendo seu nome e como costuma trabalhar;
- Seja sincero, fale sempre a verdade;
- Não dê ordens;
- Evite termos muito técnicos;
- Ofereça soluções criativas;
- Aprenda a lidar com contratempos e reclamações.
Fonte: CrediPonto
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