A hora de comprar imóvel é agora.
É uma boa hora para comprar a casa própria ou investir no setor? Esta é uma dúvida frequente dos que estão se preparando para investir na casa própria, mas ao mesmo tempo estão preocupados com as taxas de juros, preços dos apartamentos e mudanças que podem surgir na economia.
É uma boa hora para comprar a casa própria ou investir no setor? Esta é uma dúvida frequente dos que estão se preparando para investir na casa própria, mas ao mesmo tempo estão preocupados com as taxas de juros, preços dos apartamentos e mudanças que podem surgir na economia.
Se você está indeciso e quer saber se é hora de comprar um imóvel, saiba que 2018 é um ano positivo para quem poupou e se preparou para isso. Essa conclusão pode ser tirada ao avaliar itens como a relação entre oferta e procura, além do patamar da taxa Selic.
Esse cenário despertou seu interesse? Então, entenda os motivos que apontam 2018 como um bom momento para adquirir uma residência.
Maior oferta: é uma boa hora para comprar imóvel.
Um estudo feito pela Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas), em parceria com a Abrainc (Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias), mostrou que em 2017, houve um aumento em 18% no lançamento de imóveis no Brasil.
Já em São Paulo, segundo Secovi-SP (Sindicato da Habitação), no mesmo ano o aumento foi de 28,7 mil novas unidades, 48% em relação ao ano anterior. As vendas também cresceram na capital paulista e terminaram o ano negociando 23,6 mil habitações. Esse número é 46% superior ao registrado em 2016 .
A grande disponibilidade facilita os planos de quem quer negociar e encontrar o apartamento ideal, ou seja, é uma boa hora para comprar imóvel.
Taxas de juros foram reduzidas
Outro fator importante que deve ser avaliado para saber se é hora de comprar imóvel agora ou esperar, é a taxa de juros.
A Selic (Sistema Especial de Liquidação e Custódia) é a taxa básica de juros da economia brasileira e teve uma grande queda nos últimos anos. No começo de 2016 ela estava em 14,25% e, desde então, foi caindo gradativamente. Em 2018, o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) determinou que a Selic será mantida em 6,5% ao ano.
Por mais que a taxa Selic não seja a mesma aplicada pelos bancos no crédito imobiliário, ela acaba balizando a redução nas taxas de juros de todo o mercado e essa queda é positiva para quem pretende realizar o financiamento de um imóvel, pois significa diminuição direta nas parcelas e, consequentemente, no valor total, quando comparado a períodos em que as taxas eram mais elevadas, por exemplo.
Além disso, redução no valor de parcelas pode significar economia ou a possibilidade de financiar um imóvel mais caro. Afinal, as parcelas são menores mas o orçamento é o mesmo.
Também vale ressaltar que a taxa Selic baixa não vai durar para sempre e varia de acordo com o cenário econômico e político brasileiro. Atualmente, a queda visou estimular a política monetária. Especialistas acreditam que em 2019 ela volte a subir para níveis entre 8% e 8,5%.
Em ano de eleição, como em 2018, é válido lembrar que os cenários econômico e político brasileiros estão sujeitos a instabilidades. Quando extremas, em termos eleitorais, por exemplo, podem resultar em uma disparada do risco Brasil e do dólar.
Alta do dólar, volta da inflação e até incertezas de mercado trazidas pelas eleições de 2018 podem fazer com que o Banco Central decida antecipar a elevação dos juros. Por isso, quem pretende comprar um imóvel, deve começar a pesquisar o quanto antes para aproveitar esta boa fase.
Você se planejou? É hora de comprar imóvel
Embora o momento esteja positivo para todos os compradores, pelos valores mais baratos do imóvel e também pela queda na taxa de juros, quem se planejou consegue fazer uma negociação ainda melhor.
No geral, a oferta de crédito dos maiores bancos brasileiros cobre até 80% do valor do apartamento adquirido, que deve ser juntado ao valor da entrada poupada pelo comprador.
Mesmo quando uma porcentagem maior da compra é coberta pelo banco, quem tem mais dinheiro guardado acaba pagando menos pelo imóvel.
Isso acontece porque quem tem possibilidade de dar uma entrada maior, por exemplo, 50% do valor do apartamento, precisa financiar um valor menor pelo banco. Com isso, acaba pagando menor número de parcelas e, consequentemente, menor valor em juros, diminuindo o total gasto com o imóvel.
Oferta de crédito deve aumentar no Brasil
A agência de classificação de risco Moody’s prevê um aumento na oferta de crédito no Brasil nos próximos 12 a 18 meses. De acordo com a avaliação feita, a queda na inadimplência e a volta do crescimento da classe média deve impulsionar a expansão do mercado de financiamento imobiliário.
Isso poderá ser bom para quem quer deixar para adquirir o imóvel no futuro, mas ao mesmo tempo vai fazer com que as vendas de casas e apartamentos melhorem de imediato. Como consequência, os valores tendem a sofrer ligeira elevação e os descontos que podem ser conquistados em 2018 devem sumir. Por isso, para quem quer garantir que vai aproveitar o bom momento e conquistar um bom valor, agora é uma boa hora para comprar imóvel.
Pesquisar bastante, negociar com a incorporadora, avaliar o imóvel e os benefícios que os arredores dele oferecem são as dicas para quem concluiu que agora é uma boa hora para comprar imóvel.
A INDICAÇÃO PREMIADA é baseada no modelo de economia compartilhada e funciona como um sistema de indicação de imóveis na planta ou prontos.
Indique uma oportunidade de investimento com alto potencial de valorização e seja recompensado por isso.
Tudo de uma forma acessível. Quer indicar e ganhar prêmios? Fale comigo agora mesmo!
Tem uma boa rede de relacionamento?
Indique e ganhe 50% da comissão do corretor** após a compra ser efetivada.
Faça uma indicação pra mim Leandro T. Zortéa. Mais informações no Whatsapp 062 98519-8935
Seja nosso parceiro. Entre em contato via direct ou deixe um comentário.
O valor da premiação de 50% da comissão será paga em até 30 dias após finalizar a compra.
Indique pelo site www.leandrozortea.com.br ou pelo Whatsapp 062 98519-8935.
Acesse o nosso site, instagram, blogger e facebook para saber mais sobre nossa promoção e produtos.
Pronto! Agora é só começar a indicar.
Cada indicação mediante a compra do imóvel, rende para quem indicou 50% (0,9%) da comissão do Corretor (1,8%)**
mediante pagamento total da comissão.
Quer indicar? Envie uma mensagem
VENDAS E INFORMAÇÕES:
Leandro T. Zortéa
Especialista em Investimento Imobiliário. Creci: 27.178
Whats (62) 9 8519-8935 / 98628-4545
Comentários
Postar um comentário