Incorporadoras: evitem a gestão por opinião!
Você, gerente de vendas de
uma incorporadora, já realizou o que eu chamo de “gestão por opinião“? Vou
falar disso mais adiante, mas antes vou expor um cenário..
Estoques parados,
devoluções de unidades e poucos negócios efetivados. Esse é o ônus que a crise
que o Brasil atravessa deixa para o mercado imobiliário e da construção, um dos
pilares da nossa economia.
Mas será que a culpa pela estagnação do setor é mesmo causada exclusivamente pelo cenário macroeconômico?
Mas será que a culpa pela estagnação do setor é mesmo causada exclusivamente pelo cenário macroeconômico?
Depois de 10 anos
desenvolvendo e implementando soluções de produtividade dentro das principais
incorporadoras do país, percebo que os negócios são mais afetados pela maneira
como as tomadas de decisões são realizadas dentro das empresas. Mais do que
pelo cenário externo propriamente dito.
Embora existam no mercado
formas de gerar informações consistentes que levam assertividade à tomada de
decisão, esse não parece ser um caminho comum para as empresas do setor.
Além disso, é recorrente
encontrar incorporadoras e imobiliárias que se pautem por estratégias de suas
concorrentes que, aparentemente, trouxeram algum resultado. Dessa forma elas
tentam seguir por um caminho similar, esperando assim obter também algum êxito.
Ou ainda, diretores de empresa que sugerem mudanças usando a frase ‘Eu acho
que…’. É o que costumo chamar de ‘gestão por opinião‘.
Quando a economia está
aquecida, com as vendas em alta e geração de novos negócios, o ‘achismo’
corporativo acaba trazendo resultados. Mas isso se dá muito mais pelo momento
do mercado como um todo, do que pela estratégia traçada propriamente dita.
Ao se deparar com um
período de instabilidade econômica – que afeta diretamente nos lucros da
empresa -, esse mesmo setor passa a rever seus processos. Assim, tenta entender
onde é que pode ganhar performance, ou seja, faturar mais gastando menos.
Trocar o
modelo de ‘Gestão por opinião’ por ‘Gestão baseada em informações’ é a solução.
O modelo tradicional e já
obsoleto cria uma dinâmica de reuniões cansativas, pouco produtivas e decisões
sem embasamento técnico. Já o modelo de informações guiadas – ou Data
Driven – consegue mapear produtividade de vendas e os custos
de marketing e gerar resultados jamais alcançados dentro da empresa.
Isso porque uma gestão
guiada revisita seus pilares de funcionamento buscando extrair no microambiente
corporativo as soluções para seus maiores problemas.
Sendo assim, o primeiro
passo em direção a uma gestão por informação é definir quais são os dados que
precisam ser extraídos e minuciosamente avaliados.
Serão eles os responsáveis
por gerar informações que serão utilizadas para traçar objetivos claros e
estratégias para alcançá-los. Tendo como suporte os principais indicadores tais
como:
- Número de corretores que vendem
todos os meses;
- Custo de aquisição de clientes;
- Visitas;
- Propostas;
- Vendas.
Com um índice simples, por
exemplo, se a média de corretores que estão saindo da empresa está acima da
média do mercado, já temos um dado que sugere uma série de ações que precisam
ser tomadas. Afinal, o tempo de casa também é um fator de produtividade.
Empresas com alto índice de
produtividade possuem um turnover baixíssimo. Isso porque todos performam e
isso gera diferenciais competitivos para a incorporadora. E, consequentemente,
um melhor aproveitamento dos investimentos em marketing.
É importante que os dados
venham de fontes confiáveis e validadas. Mas um erro nessa etapa pode colocar a
perder toda uma estratégia que venha a seguir.
Por vezes já vi campanhas
serem ‘tagueadas’ com erro de interpretação. Ou seja, a avaliação do
comportamento do consumidor se deu de modo equivocado. O que se segue é uma
campanha incorreta, com baixa performance e com perda de orçamento.
Adoção de um
novo modelo de gestão pela Trisul
Por outro lado, vi mudanças
significativas a partir da adoção do modelo de gestão baseada em dados
consistentes. O caso mais recente foi o da incorporadora Trisul. Após
investirem na implementação do Data Driven nas suas tomadas de decisões,
tiveram sua performance de vendas com resultados bem acima do mercado.
A média é que de cada 100
corretores, 10 vendem mensalmente. Já na Trisul, hoje, esse número é de 78
corretores no online. Além disso, estão caminhando para criar o primeiro case
imobiliário com 100% de produtividade.
A mudança na mentalidade
dos gestores das incorporadoras e imobiliárias é determinante para um trabalho
profícuo. Um mercado bilionário, o setor de imóveis não pode mais se sustentar
com uma gestão por opiniões e decisões infundadas.
A gestão
por informação é a chave para a mudança nos resultados.
Fonte: Vire a Chave Blog
INDIQUE E GANHE. INDICAÇÃO PREMIADA é baseada no modelo de economia compartilhada.
Indique UM amigo, colega, esposo, pai etc para comprar um IMOVEL que é uma oportunidade de investimento com alto potencial de valorização e seja recompensado por isso.
Indique e ganhe 50% da comissão do corretor** após a compra ser efetivada.
Faça uma indicação pra mim Leandro T. Zortéa. Mais informações no Whatsapp 062 98519-8935
Indique pelo site www.leandrozortea.com.br ou pelo Whatsapp 062 98519-8935.
Cada indicação mediante a compra do imóvel, rende para quem indicou 50% (0,9%) da comissão do Corretor (1,8%) **mediante pagamento total da comissão.
Ex. um imóvel de 500 mil reais o bônus pela indicação é de R$ 4.500,00 no fechamento.
Quer indicar? Envie uma mensagem
VENDAS E INFORMAÇÕES:
LEANDRO T ZORTÉA
Especialista em Investimento Imobiliário Inteligente.
O SEU IMÓVEL DE FORMA PRÁTICA E DESCOMPLICADA PARA COMPRAR.
Creci: 27.178 URBS
Whats (62) 9 8519-8935 / 98628-4545
leandro.zortea@gmail.com
https://leandrozortea.blogspot.com/
www.leandrozortea.com.br
Comentários
Postar um comentário