O
tempo parece sempre estar correndo contra você? A maioria dos corretores de
imóveis se sente assim. Mas ao contrário do que você ouve (e até afirma), o
tempo não está cada vez mais escasso: ele apenas não está sendo bem gerido.
Para
fechar negócios, não basta aplicar técnicas e argumentos de venda de forma
isolada. Em meio às tarefas, visitas, contatos por fazer e documentos para
encaminhar, é preciso organizar seu dia para ter um bom rendimento:
1 – Onde está indo seu tempo?
Se
você não sabe a resposta, chegou o momento: liste todas as atividades que você
costuma fazer e quanto tempo leva em média para realizá-las. Quanto tempo é
investido em visitas e deslocamento, organização e envio de documentos,
networking e follow
updos seus contatos, por exemplo?
Liste
tudo (inclusive o que considera um mau hábito como tempo nas redes sociais ou
conversas paralelas) e analise:
- quais
tarefas são realmente importantes e agregam ao seu objetivo de fechar
negócios?
- quais
tarefas ou hábitos são desperdício de tempo e você deve evitar?
- que outras
tarefas você tem negligenciado?
2 – Não confunda tarefas com objetivo/projeto
Um erro comum é ter em mente atividades que são, na
verdade, objetivos ou projetos. Pense,
por exemplo, nas vendas de imóveis: envolvem desde fazer o contato inicial com
o cliente e mapear os imóveis que podem ser do interesse dele, até organizar e
encaminhar documentos para fechar o negócio. E cada etapa dessas demanda outras
pequenas tarefas, certo?
Por
isso, quebre grande tarefas em
passos menores. Fica mais claro o que
fazer e quanto tempo investir se você tem um checklist bem
definido. Além disso, você consegue fazer
uma coisa de cada vez, na ordem certa,
sem perder tempo.
Dica
extra: Sabe
aqueles processos que você já conhece? Já deixe listado o passo a passo e as
possíveis tarefas envolvidas. Quando for a hora de fazer já terá tudo pronto. É
só cumprir.
3 – Planejando as tarefas diárias da sua semana para vender
mais imóveis
Para
você usar bem sua flexibilidade de horários, precisa definir o que vai fazer em
sua rotina com antecedência. Liste
as tarefas, definindo a urgência e importância de
cada uma. Em seguida, distribua-as
durante a semana. No dia anterior você
apenas revisa e adapta, se necessário.
A
dica é planejar cada dia da semana porque fica mais fácil de entender o efeito
cascata de atrasar ou negligenciar uma tarefa.
Outras
práticas indispensáveis para seu planejamento diário:
- Quanto mais
cedo você começar o dia, mais cedo termina.
- Em horário não comercial você pode adiantar
tarefas que exigem concentração e
não dependem de terceiros. Assim, seu horário
comercial fica livre para as
tarefas que precisam ser feitas dentro desse horário.
- Comece com
as tarefas mais complexas/difíceis e deixe as mais simples para o decorrer
do dia (ou entre visitas) para aproveitar
a disposição do começo do dia.
- Determine o
tempo gasto em cada tarefa, sendo realista. Estipule metas mas respeite e considere
sempre o tempo real que você leva para concluir algo. Se for necessário,
reserve mais de um momento na sua rotina.
- Você
provavelmente já sabe quais clientes precisa atender durante a semana. Determine quantos e quais deles você atenderá
a cada dia.Considerando o melhor
horário para contato com cada um, estabeleça esses momentos do seu dia com
antecedência.
- Defina
momentos do dia para checar seus e-mails. Se você usa o Gmail, do Google, também
pode usar recursos como: etiquetas para marcar sobre o que cada
e-mail trata; lembrete com dia e horário em cada e-mail; transformar a
mensagem em uma pauta da sua Google Agenda.
4 – Otimize o tempo de deslocamento e visitas
Esse
ponto é muito importante: evite perder tempo e dinheiro com deslocamento.
Defina as visitas aos imóveis por
regiões sempre que possível. Isso
pode melhorar, inclusive, a experiência do cliente.
Outra
prática fundamental é localizar com
antecedência cafeterias com conexão à
internet na região das visitas.
Assim, você pode aproveitar de forma inteligente o intervalo entre elas para
trabalhar.
5 – Tenha uma agenda física e online
Por
fim, mas não menos importante: tenha uma agenda sempre com você para organizar
e aplicar as dicas acima.
Agenda Online
Existem
agendas gratuitas online, como a agenda que o próprio Google oferece em
sincronia com sua conta de e-mail e seu celular, caso seja android.
Dica
extra: Uma
ferramenta para usar em conjunto com a agenda e gerir suas tarefas é o Trello.
Ele apresenta três colunas: to do (fazer), doing (fazendo) e done (concluído).
Basta colocar sua lista de afazeres na primeira coluna e ir puxando para as
colunas ˜fazendo˜ e ˜concluído˜ conforme progredir nas tarefas. Ele permite uma
visão geral e clara, além de ter outros recursos.
Agenda Física
Importante
ter também sua agenda física. Nela você pode fazer anotações e planejar seu dia mesmo sem acesso à Internet. Além disso, fazer o exercício de escrever e estruturar à mão seu dia a dia ajuda a reforçar a
organização mental. Você também pode usar os chamados planners diários,
semanais e mensais, que tem uma estrutura macro já pronta.
Agora
é colocar em prática! Lembre-se: dias desperdiçados transformam-se em semanas,
que transformam-se em meses. Por isso, organize sua rotina de trabalho hoje
mesmo para fechar mais negócios e fazer isso com qualidade.
Fonte:
Equipe Beemob
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