5 formas de aumentar a sua produtividade nas vendas de imóveis

5 formas de aumentar a sua produtividade nas vendas de imóveis

O tempo parece sempre estar correndo contra você? A maioria dos corretores de imóveis se sente assim. Mas ao contrário do que você ouve (e até afirma), o tempo não está cada vez mais escasso: ele apenas não está sendo bem gerido.
Para fechar negócios, não basta aplicar técnicas e argumentos de venda de forma isolada. Em meio às tarefas, visitas, contatos por fazer e documentos para encaminhar, é preciso organizar seu dia para ter um bom rendimento:

1 – Onde está indo seu tempo?

Se você não sabe a resposta, chegou o momento: liste todas as atividades que você costuma fazer e quanto tempo leva em média para realizá-las. Quanto tempo é investido em visitas e deslocamento, organização e envio de documentos, networking e follow updos seus contatos, por exemplo?
Liste tudo (inclusive o que considera um mau hábito como tempo nas redes sociais ou conversas paralelas) e analise:
  • quais tarefas são realmente importantes e agregam ao seu objetivo de fechar negócios?
  • quais tarefas ou hábitos são desperdício de tempo e você deve evitar?
  • que outras tarefas você tem negligenciado?

2 – Não confunda tarefas com objetivo/projeto

Um erro comum é ter em mente atividades que são, na verdade, objetivos ou projetos. Pense, por exemplo, nas vendas de imóveis: envolvem desde fazer o contato inicial com o cliente e mapear os imóveis que podem ser do interesse dele, até organizar e encaminhar documentos para fechar o negócio. E cada etapa dessas demanda outras pequenas tarefas, certo?
Por isso, quebre grande tarefas em passos menores. Fica mais claro o que fazer e quanto tempo investir se você tem um checklist bem definido. Além disso, você consegue fazer uma coisa de cada vez, na ordem certa, sem perder tempo.
Dica extra: Sabe aqueles processos que você já conhece? Já deixe listado o passo a passo e as possíveis tarefas envolvidas. Quando for a hora de fazer já terá tudo pronto. É só cumprir.

3 – Planejando as tarefas diárias da sua semana para vender mais imóveis

Para você usar bem sua flexibilidade de horários, precisa definir o que vai fazer em sua rotina com antecedência. Liste as tarefas, definindo a urgência e importância de cada uma. Em seguida, distribua-as durante a semana. No dia anterior você apenas revisa e adapta, se necessário.
A dica é planejar cada dia da semana porque fica mais fácil de entender o efeito cascata de atrasar ou negligenciar uma tarefa.
Outras práticas indispensáveis para seu planejamento diário:
  • Quanto mais cedo você começar o dia, mais cedo termina.
  • Em horário não comercial você pode adiantar tarefas que exigem concentração e não dependem de terceiros. Assim, seu horário comercial fica livre para as tarefas que precisam ser feitas dentro desse horário.
  • Comece com as tarefas mais complexas/difíceis e deixe as mais simples para o decorrer do dia (ou entre visitas) para aproveitar a disposição do começo do dia.
  • Determine o tempo gasto em cada tarefa, sendo realista. Estipule metas mas respeite e considere sempre o tempo real que você leva para concluir algo. Se for necessário, reserve mais de um momento na sua rotina.
  • Você provavelmente já sabe quais clientes precisa atender durante a semana. Determine quantos e quais deles você atenderá a cada dia.Considerando o melhor horário para contato com cada um, estabeleça esses momentos do seu dia com antecedência.
  • Defina momentos do dia para checar seus e-mails. Se você usa o Gmail, do Google, também  pode usar recursos como: etiquetas para marcar sobre o que cada e-mail trata; lembrete com dia e horário em cada e-mail; transformar a mensagem em uma pauta da sua Google Agenda.

4 – Otimize o tempo de deslocamento e visitas

Esse ponto é muito importante: evite perder tempo e dinheiro com deslocamento. Defina as visitas aos imóveis por regiões sempre que possível. Isso pode melhorar, inclusive, a experiência do cliente.
Outra prática fundamental é localizar com antecedência cafeterias com conexão à internet na região das visitas. Assim, você pode aproveitar de forma inteligente o intervalo entre elas para trabalhar.

5 – Tenha uma agenda física e online

Por fim, mas não menos importante: tenha uma agenda sempre com você para organizar e aplicar as dicas acima.

Agenda Online

Existem agendas gratuitas online, como a agenda que o próprio Google oferece em sincronia com sua conta de e-mail e seu celular, caso seja android.
Dica extra: Uma ferramenta para usar em conjunto com a agenda e gerir suas tarefas é o Trello. Ele apresenta três colunas: to do (fazer), doing (fazendo) e done (concluído). Basta colocar sua lista de afazeres na primeira coluna e ir puxando para as colunas ˜fazendo˜ e ˜concluído˜ conforme progredir nas tarefas. Ele permite uma visão geral e clara, além de ter outros recursos.

Agenda Física

Importante ter também sua agenda física. Nela você pode fazer anotações e planejar seu dia mesmo sem acesso à Internet. Além disso, fazer o exercício de escrever e estruturar à mão seu dia a dia ajuda a reforçar a organização mental. Você também pode usar os chamados planners diários, semanais e mensais, que tem uma estrutura macro já pronta.
Agora é colocar em prática! Lembre-se: dias desperdiçados transformam-se em semanas, que transformam-se em meses. Por isso, organize sua rotina de trabalho hoje mesmo para fechar mais negócios e fazer isso com qualidade.
Fonte: Equipe Beemob

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