A nova jornada do
consumidor e a compra de imóveis: entenda!
As mudanças no
comportamento do consumidor têm impacto direto na forma como ele toma
decisões de compras. Portanto, é natural que sejam percebidos reflexos disso na
jornada do consumidor.
Profissionais de
marketing sempre aprenderam a utilizar o funil de vendas de maneira linear,
para levar o consumidor desde o conhecimento da marca até a consideração e a
aquisição. As principais métricas observadas nas mídias de massa eram frequência e
alcance. Usávamos dados demográficos para projetar a intenção dos consumidores,
e, com isso, eram feitas a segmentações e as peças criativas.
Porém, o consumidor de
hoje é bem diferente daquele de 10 anos atrás. Por isso, as estratégias de
marketing precisam ser adaptadas a essas transformações.
Com o segmento
imobiliário, não é diferente. Se você atua na área, precisa considerar um funil
de vendas com funcionamento um pouco diferente do convencional por conta dessas
tendências. Acompanhe até o fim para saber mais sobre o tema!
Quais
são as principais mudanças da jornada do consumidor?
Tendo em vista as transformações de comportamento
do consumidor de imóveis, incorporadoras, imobiliárias e agências não podem se
limitar a trabalhar como no passado.
A tecnologia digital e os
aparelhos móveis empoderaram as pessoas. Todos esperam respostas rápidas quando
querem saber ou comprar alguma coisa.
Quer entender algumas das
alterações que você precisa fazer na sua estratégia para estar mais em linha
com a jornada de compra do seu
cliente? Fique de olho nas dicas a seguir.
Funil de vendas não linear
O funil de vendas clássico, com
três etapas bem definidas, não é mais a única maneira de observar as jornadas
de compra. Hoje em dia, essas jornadas são muito irregulares. A maioria delas
nem se parece com um funil. Elas têm o formato de pirâmide, diamante, ampulheta
etc.
Hoje os consumidores
estabelecem suas jornadas de compra de acordo com a velocidade e a necessidade
deles. Esse tipo de comportamento está redefinindo o funil
do marketing de várias maneiras.
Uma pessoa pode comprar
um imóvel, por exemplo, em um mês ou em dois anos. Ela pode converter em anúncios online
e só estar pesquisando, longe ainda do momento de compra, ou pode aparecer do
nada e fechar negócio.
Em campanhas de
atração realizadas na ROOM33, observamos muito isso. Como temos o hábito
de nos relacionar com
os leads que geramos a partir da automação de
marketing e monitoramos o comportamento de interesse em relação aos materiais
que enviamos, percebemos que esses prospects podem
entrar pelo meio do funil, subir até o topo e voltar para o fundo.
Recomendações automatizadas
Uma das ofertas mais
valiosas que o mercado imobiliário pode oferecer na jornada do consumidor
moderno são recomendações estratégicas e personalizadas. Elas devem levar em
conta o perfil dessas pessoas e oferecer algo que se encaixe nas expectativas
delas.
Graças ao avanço
tecnológico, já é possível fazer isso de forma automatizada. Assim, as
recomendações ficam a cargo de um algoritmo capacitado para detectar padrões de
comportamento e fazer sugestões inteligentes.
Respeito ao timing do consumidor
A maioria dos prospects que
demonstram interesse por um imóvel não está pronta para fechar negócio. Essa é
uma compra complexa, que envolve diversos fatores e planejamento. Por isso,
para obter bons resultados, sua empresa precisa de uma estratégia que respeite
esse ritmo.
Uma das estratégias mais
importantes para lidar com essa nova jornada do consumidor consiste
em entender o momento de compra dos seus leads, para que
eles possam ser segmentados em
grupos de leads que receberão informações relevantes para
a fase de compra em que estão.
Comunicação adequada para cada etapa da jornada de compra
Na ROOM33, criamos fluxos de nutrição adequados
para cada uma das etapas da jornada de compra, com o intuito de ser o mais
relevante possível para os leads de nossos clientes.
Por exemplo, costumamos
perguntar, nos formulários de nossas landing pages, em quanto tempo ou em
que região o lead pretende comprar. De
acordo com suas respostas, esse leadé segmentado
para receber conteúdo de seu interesse, de acordo com suas necessidades e seu
momento de compra.
Como
alinhar a sua estratégia com a nova jornada do consumidor?
Veja, a seguir, os principais
pontos a considerar ao desenvolver sua estratégia para a nova jornada do
consumidor.
Definição dos pontos de contato
Entendendo que
a nova jornada do consumidor pode ser bastante irregular, a sua estratégia
deve estar preparada para isso. Tal tendência requer um entendimento
aprofundado sobre todos os pontos de contato que seus potenciais clientes
utilizarão para a consideração pelo seu produto.
Nutrição de leads qualificados
Como a jornada de compra
do cliente de imóveis é longa, após captar seus leads será
necessário se relacionar com eles. Você precisa de uma boa estratégia de
nutrição para qualificar esses leads e
não perdê-los de vista, até que se sintam prontos para comprar.
Para isso, conheça
muito bem suas personas, entenda todas as
dúvidas delas, dificuldades e desejos em cada etapa da jornada de compra e crie conteúdos para
falar sobre o que está na cabeça do seu futuro cliente.
Pense em gatilhos
atraentes para quem está nas suas réguas de relacionamento,
tendo em vista a importância de levá-los da fase de consideração até o momento
da conversão.
Construção de autoridade e confiança
Com o consumidor diante
de tantas opções, você precisa mostrar a ele os motivos para confiar na sua empresa
e comprar com você. A conquista de autoridade no segmento se torna fundamental
para o sucesso.
Isso pode ser feito
primariamente por meio da publicação de conteúdo informativo e relevante.
Costumo dizer para os corretores: se você quer vender mais imóveis,
pare de tentar vender e ajude seu cliente a comprar.
Identifique as
necessidades do seu público e entregue valor a ele, atentando-se sempre à
qualidade do material e da informação a ser compartilhada.
Agora você já tem as
informações de que precisa para reformular sua estratégia para a nova jornada
do consumidor, usada em sua incorporadora ou imobiliária, e começar a captar leadsmais
qualificados, relacionar-se com eles e converter mais vendas.
Leve em conta as dicas
acima para estruturar uma estratégia alinhada com as tendências e aproveite os
bons resultados.
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