Atendimento ao cliente da imobiliária:
como otimizar? Descubra!
A cada dia, o mercado
imobiliário torna-se um ambiente mais competitivo. Por conta dessa característica,
o atendimento ao cliente da imobiliária deve exercer papel central no
planejamento estratégico de qualquer gestor. Afinal, dada a dimensão da
concorrência, o cliente pode ser persuadido a procurar outro serviço.
Para evitar esse
problema, é crucial realizar um atendimento profissional e bem feito,
garantindo a satisfação do cliente e consolidando a imagem de sua marca no
mercado.
Pensando nisso,
elaboramos este texto com algumas das melhores práticas para um atendimento
eficiente. Se implementadas da maneira correta, essas técnicas podem se
refletir imediatamente no sucesso de seu negócio. Confira!
Seja
proativo na comunicação com o cliente
Em qualquer forma de
atendimento, a comunicação é peça decisiva. Para gabaritar esse quesito, o
atendente precisa conhecer a fundo as preferências e necessidades do cliente.
Isso significa saber, por exemplo, se este prefere ser contatado por meio de
uma ligação ou mensagem e identificar os melhores horários para contato, além
de linguagens e expressões a serem utilizadas na abordagem.
Adequar-se às exigências
do consumidor é ótimo, mas melhor ainda é manter-se um passo à frente no
processo de comunicação. Aqui entra a proatividade. Ofereça respostas e
soluções a perguntas que ainda nem foram feitas. Isso gera um senso de
confiança e mostra que você realmente se preocupa com a qualidade do serviço.
Esteja
presente em todas as etapas da venda e invista no follow-up
Mostrar-se à disposição é
imprescindível. O fechamento de um negócio imobiliário envolve sonhos, decisões
e investimentos por parte do cliente. Por isso, deixá-lo desassistido pode
prejudicar todo o processo de venda. Seja solícito e faça com que ele se sinta
confortável em contar com a sua assistência quando precisar.
A impressão deixada por
um atendimento bem realizado é tão impactante que pode atrair indicações de
outros clientes e até o retorno de leads com o
processo de venda já finalizado. Com isso em mente, não deixe de investir no follow-up,
mesmo que não haja retorno imediato do lead.
O follow-up pode
ser realizado por meio de newsletters, pesquisas de
satisfação e, inclusive, simples ligações de agradecimento pelo negócio
concluído. Dessa maneira, clientes do passado têm
mais chance de se lembrar da sua empresa quando forem realizar uma nova
transação ou quando quiserem indicar o serviço para alguém.
Utilize
recursos tecnológicos de maneira inteligente
Não é possível ignorar os
últimos avanços tecnológicos na
área de atendimento ao cliente. É importante, porém, manter a cautela para não
exagerar e acabar perdendo o toque pessoal, que é o que realmente cativa o
cliente.
O recurso de chatbots, por
exemplo, é muito utilizado para interagir com leads, prestar o primeiro
atendimento e sanar algumas dúvidas, mas não deve substituir um profissional
qualificado, pelo menos não em curto prazo.
O CRM é
uma ferramenta que também não deve ser deixada de lado. Trata-se de uma forte
aliada na hora de organizar melhor sua carteira de clientes,
entender o momento de cada lead para prestar um
atendimento adequado e priorizar as melhores
oportunidades.
Seja um
verdadeiro especialista na vizinhança
Quando alguém decide
adquirir um imóvel, é natural que a pessoa queira saber tudo sobre as
adjacências. O papel de um bom atendente é estar apto a responder a todas as
questões, sem hesitação. Informe-se sobre as escolas, os mercados e os
estabelecimentos da região e aprenda atalhos, rotas de transporte público e até
mesmo curiosidades locais.
Quanto mais você puder
informar, maior será a sua credibilidade. Isso também vale para o
contrário. Ao detectar que suas informações são imprecisas ou hesitantes, o comprador
pode perder a confiança e encerrar qualquer tipo de negociação.
Se for bem feito, o
atendimento ao cliente da imobiliária aumenta de forma considerável a
possibilidade de um negócio bem-sucedido. Exatamente por isso é crucial ficar
atento às melhores práticas de atendimento e acompanhar as evoluções do
mercado. Aproveite as dicas apresentadas ao longo do texto e inicie a
otimização do seu serviço.
E aí, conseguiu aprender
mais sobre o atendimento em imobiliárias?
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