Casa ou apartamento?
Ajude
o cliente da imobiliária com essa dúvida tão comum
Casa ou apartamento, eis a questão! É normal
as pessoas se perguntarem qual é a melhor opção, ainda mais quando se trata da
primeira compra de imóvel. Aqui, também é papel do corretor ajudar o cliente da
imobiliária a resolver essa dúvida. Afinal, não é por acaso que esse
profissional também é conhecido como consultor de imóveis, né?
De modo
geral, é preciso apontar os prós e contras de cada opção. Em meio a esse
processo, procure levantar questões de todas as esferas, desde custos até
privacidade e segurança. Dessa forma, o comprador se sente mais seguro para
tomar uma decisão mais compatível ao seu perfil. Na sequência, é preciso
encantar o cliente da imobiliária com uma visita perfeita ao imóvel,
hein!
No último
censo realizado pelo IBGE, em 2010, existiam 143 milhões de moradias próprias
no Brasil. Desse total, 87% eram casas. Quatro anos depois, em 2014, a empresa
de administração de condomínios Lello realizou uma pesquisa que constatou que o
índice de apartamentos no país chegava a 37%. Isso mostra o aumento da procura
por esse tipo de imóvel nos últimos anos.
O cliente da
imobiliária ainda está na dúvida entre casa ou apartamento? Então, veja quais
são as vantagens e desvantagens de cada opção. Assim, você pode ajudá-lo a
resolver essa questão.
Apartamento: vantagens
Em linhas
gerais, os apartamentos agradam as pessoas que priorizam segurança e
praticidade. Com a presença de muitos vizinhos e de funcionários que trabalham
no prédio, os proprietários têm uma sensação maior de segurança.
Isso sem
falar que os apartamentos costumam ser mais compactos que
as casa. Para quem passa o dia inteiro fora de casa trabalhando ou estudando,
trata-se de uma vantagem. Mantê-los limpos é muito mais rápido.
A questão
econômica também tem impacto nessa decisão. Quando há problemas de manutenção
nos prédios, as despesas ficam divididas entre todos os condôminos. Um alívio
para o bolso.
Por fim,
famílias que têm crianças e adolescentes podem preferir os apartamentos. Isso
porque os novos empreendimentos possuem áreas de lazer, que transformam os
prédios em verdadeiros clubes.
Apartamento: desvantagens
Todo
condomínio tem regras, não se pode fugir disso. Há horário para tudo e
condições para o uso da piscina, salão de festas e outras dependências de uso
comum. Os hábitos dos vizinhos pode ser um problema também.
Não se pode esquecer dos compromissos
periódicos, como as famosas reuniões de condomínio. Apesar de serem importantes
para avaliar a administração e sugerir melhorias, elas sempre terminam em
confusão.
Casa: vantagens
Em uma casa,
as regras são determinadas pelos moradores. Além disso, geralmente, há mais
espaço do que em apartamentos e assim os donos podem ter animais de estimação e
ainda se dedicar a atividades ao ar livre.
Uma casa também permite que o dono não tenha
de lidar com hábitos de vizinhos barulhentos ao lado da parede do quarto. Em
resumo, é muito mais privacidade!
Casa: desvantagens
Os custos
para manter uma casa são mais elevados. Isso porque a manutenção do jardim,
reforma dos cômodos e ajustes na caixa d’água, por exemplo, entram como
despesas integrais ao dono do imóvel. Além disso, existe o pagamento do consumo
de água, energia e ainda, se for necessário, investimentos com segurança.
Por serem maiores que os apartamentos,
exige-se mais tempo e dedicação para manter o imóvel limpo e em ordem.
Ajude o cliente da imobiliária na escolha
Para ajudar
o cliente da imobiliária na escolha, é preciso conhecer o perfil dele, além de
suas necessidades. Nesse sentido, procure fazer perguntas nos primeiros
contatos para obter respostas valiosas. Cada informação obtida deve ser
registrada no CRM Imobiliário.
Por exemplo,
uma pessoa que valoriza a liberdade dificilmente vai gostar de morar em um
apartamento. Por sua vez, famílias que têm filhos pequenos podem optar por
apartamentos com áreas de lazer e próximos de escola por conta da segurança.
Sabendo a
necessidade e o perfil do cliente da imobiliária, você tem muitas substâncias
em mãos para oferecer o imóvel certo a ele.
Boas vendas!
Veja como fazer a visita perfeita a
um imóvel com o cliente
Por mais que a maioria dos clientes inicie o
processo de compra de um imóvel na internet, eles só fecham negócio quando
visitam a propriedade pessoalmente. Afinal, trata-se de um investimento alto e
o comprador precisa ter certeza de que aquela é a casa certa. Por ser uma das
últimas etapas do processo de venda, o corretor precisa realizar a visita
perfeita a um imóvel com o cliente a ponto de convencê-lo da compra.
Antes, vamos ver se você fez tudo certinho.
Primeiramente, para chamar a atenção de possíveis interessados, você deve criar anúncios de imóveis estimulantes.
Isso inclui tirar fotos de qualidade e, quem sabe, adicionar vídeos dos cômodos
para enriquecer sua chamada.
Na sequência, é muito importante divulgar seus imóveis
nas redes sociais e em portais especializados. Assim, você atinge um público
que, de fato, está à procura de imóveis. Com as ferramentas de integração social e
de integração de portais,
você não perde tempo nessa etapa. Em poucos cliques, os seus anúncios aparecem
nas principais redes sociais, incluindo o WhatsApp, e nos
maiores portais do Brasil, como OLX, VivaReal, Zap
Imóveis, entre outros.
Pode não parecer, mas você ainda tem muito trabalho pela
frente. Depois de caprichar nos anúncios, os clientes querem conhecer o imóvel
pessoalmente. Para tanto, vale acompanhar o passo a passo, a seguir, de como
fazer a visita perfeita a um imóvel:
O que fazer antes de
agendar a visita
Nunca deixe para visitar o imóvel apenas quando o cliente
for. Vá até o local antes e veja se tudo está em ordem para receber uma visita.
Vale a pena conferir o estado de conservação do imóvel como um todo, além da
organização e limpeza de cada cômodo.
Mantenha o imóvel limpo e
organizado
Converse com o atual proprietário e explique, de maneira
educada, que o ambiente precisa estar limpo e arrumado. A aparência influencia
demais a tomada de decisão do interessado pelo imóvel. Aproveite o momento para
conversar com o proprietário sobre os pontos favoráveis do imóvel, como sua
vizinhança. Assim, na hora da visita, você terá mais argumentos para convencer
o cliente.
Caso o apartamento esteja vazio, faça questão
de limpar e arrumar os móveis que sobraram. É fundamental se livrar dos
resquícios dos moradores anteriores, principalmente se eles fizerem referência
a clubes de futebol e religião.
Entre uma visita e outra, trate de, mais uma vez, limpar
e arrumar o imóvel. Você deve causar uma ótima impressão com todos os
interessados que visitarem a propriedade.
Faça-se presente e útil em
todos os momentos
Seja solicito para tirar dúvidas, não só durante a
visita, mas antes e depois dela. É fundamental que você tenha todas as
respostas na ponta da língua. Mostre que você tem condições para realizar a
venda do imóvel e se faça presente em todas as ferramentas de atendimento,
como WhatsApp, email, telefone e chat online.
Quanto ao horário de visita, combine um que seja bom para
ambas as partes – você e o cliente. E, claro, procure chegar com antecedência,
evite imprevistos. Afinal de contas, nenhum cliente gosta de ficar esperando,
né?
Apresente os benefícios do
imóvel
Durante a visita, não demonstre que seu principal
objetivo é a venda. Isso frustra o cliente. Aqui, é fundamental que você
apresente os benefícios daquela propriedade. Para tanto, complemente a visita
da melhor forma possível, com dados sobre o imóvel que faça o cliente admirar
seu trabalho e valorizar o que está sendo mostrado.
Seja detalhista e entre com o cliente em todos os
cômodos. Vá de dia e deixe o ambiente arejado e bem iluminado. Abra os
armários, mostre seus compartimentos. Sugira a disposição dos móveis, quais
quartos são mais indicados para os filhos e qual é o do casal.
Informe qual o horário que a luz solar invade
determinado cômodo. Vá até a janela e indique a melhor vista da casa. Depois,
permita que os interessados fiquem um tempo sozinhos nos cômodos para que eles
se imaginem morando lá.
Enfim, faça, de fato, a visita perfeita a um imóvel e
impressione seus clientes!
Ao final da visita
Ainda não acabou. Ao final da visita, não se esqueça de
pedir ao cliente que ele assine a declaração de visita ao imóvel.
Trata-se de um documento com validade jurídica que comprova que o comprador
conheceu o imóvel por meio do seu trabalho. Isso é fundamental para evitar
dores de cabeça no futuro.
Quem é cliente da plataforma ville Imob consegue
gerar o documento de declaração de visita ao imóvel rapidamente. Confira o
vídeo abaixo e veja como é fácil.
Por fim, para saber se você realizou a visita perfeita a
um imóvel, entre em contato com o cliente no dia seguinte para saber como foi a
experiência dele. Mas tome cuidado para não pressioná-lo com ligações
insistentes e acabar com a fama de corretor chato,
hein!
Boas visitas e vendas!
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