Como gerar leads: 10 estratégias que mostram o único caminho possível

Como gerar leads: 10 estratégias que mostram o único caminho possível.

Para gerar leads de qualidade só existe um caminho.
E o melhor de tudo: é um percurso de fácil acesso, pois ele já está programado na mente de qualquer pessoa.
Deixa eu te explicar melhor…
Eu sou praticante de crossfit.
E uma vez eu e meu irmão estávamos em Porto Alegre para um evento e fomos procurar um box de crossfit.
É meio que um ritual nosso.
Quando vamos passar alguns dias em outra cidade sempre procuramos um lugar para treinar. Eu pratico crossfit há três anos e não gosto de perder o ritmo quando estou viajando.
Então, demos uma volta na cidade e encontramos um box bacana.
Fiz todos os exercícios tranquilamente: agachamento, empurrada, levantamento. Mas quando fui subir na corda percebi que eu estava usando um tênis de corrida.
Se você não pratica crossfit, é bem provável que você não saiba disso.
Mas o tênis para praticar esse esporte precisa ser mais resistente e ter um acabamento diferenciado para suportar o desgaste causado pelos exercícios.
Voltando à história…
Ao invés de seguir para o próximo movimento, eu decidi subir na corda mesmo sem o calçado adequado. Na minha cabeça ia funcionar.
Mas é claro que não deu certo.
Eu subi um pouco e logo percebi que meu tênis estava cedendo. Mas era o único que eu tinha, então minha ideia era continuar mesmo assim.
Só que o instrutor, vendo a situação, tomou a iniciativa de me emprestar o seu próprio tênis.
Não sei se você consegue imaginar minha reação, mas naquele momento eu fiquei extremamente grato.
Por mais que eu agradecesse a atitude dele, parecia não ser o suficiente para demonstrar o que eu estava sentindo.
Então, eu tive a ideia de postar sobre o que aconteceu no stories do Instagram do KP e marquei o box.
Poderia ter postado no meu perfil pessoal, mas eu sabia que o engajamento seria bem maior se fosse no do KP.
Naquele dia, o instrutor, provavelmente sem perceber, ativou em mim o gatilho mental da reciprocidade com a atitude dele.
Ele fez algo tão bom para mim, que eu precisava fazer algo em troca para expressar minha gratidão.
Isso é algo tão natural do ser humano que para gerar leads não é diferente: você precisa dar para receber.
A reciprocidade é o melhor caminho e ouso até dizer que é o único para gerar leads de qualidade.
Quando você disponibiliza um conteúdo gratuito que vai ajudar um potencial cliente, é muito provável que ele vá querer te recompensar, conscientemente ou não.
Se você ficar comigo até o final deste artigo vai entender melhor esse posicionamento, porque vou te explicar as melhores estratégias e as melhores recompensas para gerar leads.
Mas, primeiro, eu preciso te explicar o que são leads e o que, de fato, é gerar leads.

Afinal, o que são leads?

De forma bem simples, uma lead é aquele potencial cliente (ou empresa) que você consegue o contato.
Aquela pessoa que visita seu site, porque achou o seu artigo na busca do Google, é um visitante, mas quando ela te dá o contato de e-mail, por exemplo, ela se torna uma lead.
É a partir do momento que você consegue o contato que você sabe que a pessoa está interessada na sua marca e pode se tornar um potencial cliente.
Sacou?
Mas, então, do que se trata gerar leads?

O que é captação de leads?

Gerar leads, ou captação de leads, é tudo o que você faz para transformar os visitantes em leads. Ou seja, são as ações que você executa para conseguir o contato de potenciais clientes.
Por exemplo, oferecer um ebook de graça para os visitantes do seu site e pedir o email para que eles consigam fazer o download.
Ou promover um webinário gratuito, onde a pessoa só precisa cadastrar o email para participar.
Acho que esses exemplos ajudam a visualizar o que é gerar leads na prática.
Agora, uma coisa precisa ficar bem clara aqui. Tem uma coisa que muita gente acha que é, mas está bem longe disso.
Comprar lista de emails não é gerar leads.
Eu sei que muitas pessoas ficam tentadas a fazer isso para encurtar o caminho e encher a base de contatos.
Mas essa não é a melhor forma. Deixa eu te explicar o porquê.
Quando uma pessoa se cadastra na sua lista de emails, ela já espera te receber na caixa de entrada dela futuramente. Ela te passou o contato voluntariamente, ela sabe que você vai mandar algum conteúdo em determinado momento.
Agora, pensa comigo: o que você acharia se um completo desconhecido começasse a te enviar emails com conteúdos que você não solicitou, assim, do nada?
Bom, eu não sei você, mas eu acho isso bem chato e mandaria direto para a caixa de spam.
E é exatamente isso que 99,99% das pessoas fazem.
Pois é.
Gerar leads é um processo que exige paciência e o melhor caminho para conquistar o contato de potenciais clientes é oferecer algo de valor para eles.
Agora antes de te mostrar quais as são principais recompensas e melhores estratégias para seguir nesse caminho, eu vou te explicar por que gerar leads é importante para o seu negócio.

Por que você deve gerar leads?

A resposta é simples: porque você tem a oportunidade de falar com quem realmente tem interesse no seu produto ou serviço.
Digo isso porque nem sempre os seus visitantes estão interessados no que o seu negócio tem para vender.
Mas a partir do momento que ele deixar um e-mail, por exemplo, é como se ele dissesse: "ei, quero saber mais sobre isso".
E aí você pode fortalecer o relacionamento com essa lead mandado e-mails e oferecendo conteúdos de qualidade.
Com o tempo, você criará um relacionamento sólido e, por consumir os seus conteúdos, a lead passará a te reconhecer como um especialista no assunto e até te indicar para amigos e familiares.
Primeiro, você precisa atrair o desconhecido para o seu conteúdo com algo que é valioso para ele e assim transformá-lo em visitante.
Depois, por meio de formulários, CTAs, landing pages (calma, eu vou te explicar tudo isso mais para frente), você vai conseguir o contato dele e gerar leads. Ou seja, vai converter o visitante num potencial cliente.
Com o passar do tempo as leads se transformam em consumidores e futuramente podem se transformar até em promotores da sua marca, pessoas que vão vender seu produto por você.
Ou seja, em resumo, gerar leads é importante porque:
1.      É a forma mais eficaz para criar um relacionamento duradouro com o potencial cliente;
2.      É essencial para ganhar espaço como autoridade em um assunto ou nicho de mercado;
3.      É um diálogo direto com quem realmente está interessado em você.

Quais as melhores 10 estratégias para gerar leads? 

Agora que você já sabe o que é gerar leads e qual a importância para a sua marca, você precisa saber como conseguir o contato dos seus visitantes.
Apesar de não existir uma fórmula mágica para isso, as 10 estratégias que eu vou te mostrar aqui são bastante eficientes para gerar novas leads.
Bora lá?

1) Preocupe-se com a página inicial do seu site

A página mais acessada na maioria dos sites é a homepage.
É importante dar uma atenção especial a ela porque, muitas vezes, é a porta de entrada do visitante, ou seja, a primeira impressão que a pessoa tem do site do seu negócio.
Para você entender o quanto isso é importante, há empresas que aumentaram a sua geração de leads em 50% a partir das modificações feitas na página inicial.
Então, nada de deixar ela de qualquer jeito. Algumas pequenas alterações já podem fazer uma grande diferença.
Como, por exemplo, se você tiver um blog pode deixar visível uma lista com seus melhores artigos.
Ou colocar na primeira página casos de sucesso, fotos de eventos ou pesquisas relacionadas ao seu nicho de mercado.
Com isso o visitante vai permanecer mais tempo no seu site e, se ele te reconhecer como autoridade no assunto, poderá deixar um contato.

2) Invista em buscas orgânicas

Imagina que você está navegando na internet quando surge uma dúvida. O que você faz?
Provavelmente, você pesquisa no Google e acessa os resultados da primeira página. Se a sua dúvida é respondida, não tem nem por que você passar para a próxima página.
E é exatamente isso que acontece com 95% de todas as buscas feitas no Google. Elas acabam na primeira página.
Se você quer atrair mais visitantes para o seu site ou blog, através da busca orgânica, você precisa estar entre os primeiros resultados.
Em outras palavras, você precisa otimizar ao máximo o seu conteúdo para as ferramentas de busca. E é justamente para isso que as técnicas SEO servem.

3) Crie um formulário para cadastro

Essa é a estratégia mais simples, mas também uma das mais eficazes.
Um formulário para cadastro é apenas um campo pequeno na própria página onde o visitante completa com as informações de contato.
Ele pode ser colocado em todas ou algumas páginas específicas do seu site, antecedido de uma chamada para ação (call to action) convidando a pessoa a deixar o contato para receber mais novidades ou receber algumas das recompensas que eu te falei.
O formulário deve exigir o mínimo possível. Pois o objetivo é apenas conseguir o contato do potencial cliente. .

4) Use pop-ups com moderação

Pop-ups são aquelas janelas que aparecem do nada quando você vai fechar uma aba ou quando você desce para continuar lendo um artigo.
Você pode criar pop-ups oferecendo um das recompensas e em troca pedir o contato do visitante.
Apesar de essa ser uma excelente estratégia, não encha sua página de pop-ups. Seja estratégico e utilize-as como uma última tentativa para atrair o visitante.

5) Use o Google e o Facebook como forma de login

Você já entrou em um site onde apareceu a opção para você fazer o cadastro conectando-se com o Facebook ou o Google?
É bem provável que você tenha pensando em economizar tempo e preencher com uma das opções.
Esse foi um dos motivos que o Pinterest adicionou essas formas de login na hora do cadastro e o resultado foi um aumento de cerca de 50 bilhões de novos usuários.
Usando esse método, você também tem acesso ao nome e email do visitante a assim consegue convertê-lo em lead.
Só em uma situação que não é recomendável utilizar esta forma de cadastro: quando você precisar de informações específicas.
Por exemplo, você determina que para segmentar uma lead precisa saber com que frequência ela compra alimentos saudáveis.
Essa informação não vai estar explícita no Facebook ou no Google, sendo assim se você usar esse tipo de login não vai conseguir qualificar a sua lead corretamente.

6) Não tenha medo do tráfego pago

Tráfego é o público que acessa a sua página.
E você pode conseguir isso de várias formas, por exemplo, organicamente por meio das buscas na internet ou dos posts nas redes sociais.
Mas, na maioria das vezes, só isso não é o suficiente para você conseguir o tanto de leads que precisa para alcançar suas metas de venda.
E é aí que entra o tráfego pago, as estratégias que você investir, como os anúncios, para atrair visitantes para o site e assim conseguir gerar mais leads.

7) Participe e patrocine eventos da área

Por estar focado no marketing digital, às vezes você pode acabar se esquecendo que o mundo offline também pode gerar leads.
Participar, palestrar ou apenas patrocinar um evento da sua área pode ajudar a manter uma boa imagem da marca e garantir presença no mercado.
Afinal de contas, as pessoas que participam de eventos de uma área específica têm interesse em conhecer novos serviços, técnicas e novidades do mercado.
E essa pode ser uma ótima oportunidade para conseguir o contato de potenciais clientes.

8) Use QR Code nos materiais impressos

Ainda falando sobre esse meio offline, você já ouviu falar de QR Codes?
É um código de barras impresso que pode ser escaneado usando um celular com câmera, como esse daqui:
Ele pode redirecionar para um texto, endereço de URL, número de telefone…
Você pode, por exemplo, colocar um QR code que direciona as pessoas para acessar uma recompensa em troca do contato, em um material impresso do seu negócio distribuído para potenciais clientes.

9) Aproveite o espaço físico

Se você tem um espaço físico para receber seus potenciais clientes, não perca a oportunidade de manter o relacionamento com ele após a visita.
Você pode aproveitar o momento do fechamento da venda, por exemplo, e pedir o contato de e-mail.
Ou disponibilizar o acesso ao Wi-fi mediante a um simples cadastro que solicite uma forma de contato.

10) Crie landing pages

Considere uma landing page como, basicamente, um local de troca: você oferece uma recompensa e o potencial cliente te passa os dados dele.
Ao contrário da estratégia de criar formulários para cadastro, que você não deve pedir muitas informações, aqui você pode colocar mais perguntas que te ajudem a segmentar a lead.
Mas não vale exagerar, senão o visitante pode desistir de receber sua recompensa.
Se você não sabe como criar uma, o Klickpages é o seu maior aliado nessas horas.
Veja como é fácil criar uma landing page totalmente otimizada para alcançar a conversãoque você deseja:
1.      Escolha seu modelo: há opções de alta conversão comprovada por testes.
2.      Customize a página: feita a escolha, edite os textos, as cores e as imagens, além de ocultar elementos que pouco agregam.
3.      Publique: com tudo pronto, é só publicar no seu próprio domínio, sem custos adicionais de hospedagem.

Quais são as melhores recompensas para gerar leads?

Agora que você já sabe quais são as melhores estratégias para gerar leads quero te mostrar algumas recompensas que você pode usar para conseguir o contato do seu visitante.
Mas antes, a primeira coisa que você deve pensar, ou melhor, deve deixar de pensar é na sua marca.
Como assim, Hugo?
Eu explico.
A geração de lead é muito mais focada no conteúdo e no potencial cliente do que na sua empresa.
É aquilo que eu te falei no início, você precisa primeiro oferecer algo de valor para que o visitante te retribua com o contato dele.
E isso provavelmente não vai acontecer se você estiver focado apenas no seu negócio.
Então pegue a sua marca e deixe ela um pouco de lado.
Fez isso?
Ok. Agora, você precisa pensar no que você vai oferecer para o seu potencial cliente para conseguir o contato dele.
Eu sei que existem várias tendências do momento, mas não é porque todo mundo está oferecendo um ebook, por exemplo, que você também tem que fazer isso.
A recompensa, ou seja, aquilo que você vai dar em troca do contato, tem que fazer sentido para a sua persona (o seu cliente ideal) e ser compatível com o seu mercado.
Por exemplo, não faz sentido oferecer um webinário ensinando como preparar um excelente churrasco de picanha, se o seu público é de vegetarianos e você vende um curso de como preparar refeições saudáveis em 20 minutos.
Existe inúmeros tipos de recompensas que podem ser usadas para presentear o seu visitante.
Para facilitar para você, eu separei aqui as que considero as principais na hora capturar leads.
Vamos lá?

Ebook

O ebook tem alta probabilidade de viralizar nas redes sociais tornando a empresa uma especialista no assunto.
Isso porque ele educa as leads e consegue conquistar a audiência com informação gratuita, de alta qualidade e de fácil compreensão.
Uma forma simples de criar um ebook é juntar os artigos do blog do seu negócio que têm os mesmos temas e fazer uma compilação.

Webinário

De forma bem simples, um webinário é um seminário via internet.
É uma apresentação, tipo uma palestra, que você faz para o seu público, mas ao invés de ter que se preocupar em organizar um espaço físico, você faz totalmente online.
Esse é um tipo de conteúdo tão poderoso que cerca de 52% dos profissionais de marketing acreditam que este é um dos métodos mais eficazes para gerar leads.
Porque de uma vez só você consegue alcançar potenciais clientes de diversas partes do país e ainda se apresentar como autoridade do seu nicho de mercado.
E não se preocupe com a execução. Ela é bem simples e hoje em dia existem vários softwares, sites e aplicativos que podem ajudar você a fazer isso.
Ah, e mesmo com a possibilidade de ser gravado, é bom que o primeiro contato seja ao vivo, porque a interação com o público é um dos diferenciais dessa recompensa.

Template

Template é um documento com recursos visuais e instruções que tem como objetivo descomplicar a vida para o potencial cliente.
Sabe aquela planilha que sua equipe criou e facilitou o seu trabalho? Ela também pode ajudar outras pessoas com os mesmos problemas.
Por exemplo, se o seu negócio é voltado para educação financeira, e você tem uma planilha para calcular o quanto está sendo gasto em cada área, ela pode ser útil também para os seus potenciais clientes organizarem melhor os gastos deles.
Adaptando uma ferramenta simples que você já usa, você pode ajudar o seu potencial cliente.

Infográfico

Sabe aquele assunto complexo da sua área que é complicado demais para explicar somente com texto?
Você pode transformá-lo em um conteúdo simples e atrativo usando infográficos.
O melhor de tudo é que não é necessário você ser um expert em design para conseguir criar um infográfico.
Hoje em dia, existem vários sites que facilitam a criação desse tipo de conteúdo.

Consultoria Gratuita

Como já te disse anteriormente as pessoas adoram conversar com especialistas.
Veja só.
Imagine que você está precisando contratar um social media, mas não tem ideia como escolher a pessoa ideal.
Então, você dá uma pesquisada no Google e encontra um site onde o profissional sugere bater um papo gratuito no seu primeiro contato.
Aí, além de ele tirar suas dúvidas, você consegue um ótimo desconto para iniciar a gestão das suas redes sociais.
Provavelmente você contrataria o cara ou, pelo menos, pensaria na possibilidade.
O que esse profissional fez foi mostrar para você que ele entende o seu problema e pode solucioná-lo. E você também pode fazer o mesmo para seus clientes.

Podcast

Sabe aquele programa temático que você escutava ou já escutou na rádio do seu carro?
É mais ou menos assim que um podcast funciona.
A diferença é que ele é um conteúdo sob demanda, geralmente dividido em episódios que é disponibilizado pela internet.
Para gerar leads você pode, por exemplo, pedir o email para disponibilizar o acesso aos episódios

Evento

O evento tem uma grande possibilidade de gerar uma conexão maior com o potencial cliente.
Isso porque você consegue mostrar que é apto para resolver os problemas da sua persona.
Por exemplo: se a sua empresa é de marketing digital você pode disponibilizar um workshop sobre como montar uma estratégia do zero.
Isso vai atrair as pessoas certas para o seu nicho de mercado e ainda vai te ajudar a ganhar autoridade.
Você pode também organizar congressos, seminários, cursos ou palestras.

Sorteio

Provavelmente você já viu, participou ou já foi marcado em algum sorteio do Instagram.
Isso porque sorteios são ótimos para atrair pessoas e não exige muito esforço organizar um.
Você pode sortear um produto, um serviço ou até mesmo entrar em parceria e sortear algo que seja de interesse do seu público.
Só não esquece que o sorteio deve estar vinculado ao seu negócio, assim evita atrair pessoas que só estão interessadas em brindes.
Por exemplo, não adianta a sua empresa ser de design gráfico e sortear um sapato.
Você vai acabar atraindo pessoas que só querem o sapato e que provavelmente não estão interessadas nos seus serviços ou produtos.
Para gerar leads com sorteio a minha dica é: faça uma landing page para capturar o email dos seus potenciais clientes.
Por exemplo, você pode divulgar o sorteio nas redes sociais e deixar claro que para participar é necessário se cadastrar na landing page (se você não sabe o que é uma, não se preocupe, eu vou te explicar melhor mais para frente).

Amostra de produto ou período de teste

Para tirar todas as dúvidas do seu potencial cliente você pode oferecer uma amostra do seu produto ou um período gratuito para usar o seu serviço.
Algumas empresas, por exemplo, disponibilizam as primeiras páginas de um ebook para quem cadastra o e-mail no site.
Assim, o potencial cliente pode conhecer melhor os benefícios, além de estabelecer uma relação de fidelidade e gratidão.

Kit

Sabe todas essas recompensas que te mostrei?
Você pode pegar aquelas que têm o mesmo assunto e montar um kit.
Por exemplo: um ebook sobre dicas de postagem no Facebook, um template em forma de calendário editorial e um podcast sobre como conseguir engajamento dá um ótimo kit sobre como gerenciar seu Facebook.  
Assim, juntando vários conteúdos em um único lugar, você pode ajudar seus potenciais clientes a ter tudo o que eles precisam com mais facilidade.

Conclusão

Nesse artigo, expliquei para você que gerar leads é importante para o crescimento do seu negócio.
Quanto mais leads, mais potenciais clientes e, provavelmente, mais vendas.
Também mostrei que o único caminho para gerar leads de qualidade é a reciprocidade. Ou seja, você precisa dar algo de valor para conseguir o contato dos seus potenciais clientes.
Além disso, te apresentei as melhores estratégias para gerar leads. Como, por exemplo, usar o tráfego pago, criar um formulário e ter uma landing page.
Por fim, listei as principais recompensas para conseguir o contato dos seus visitantes.
Agora é a sua vez de colocar em prática o que eu te mostrei aqui para começar a gerar mais leads.
Ah, e não esquece de contar para mim nos comentários quais são as melhores estratégias e recompensas na sua opinião.

SOBRE O AUTOR

Hugo Rocha

Hugo Rocha é co-fundador da Ignição Digital e do Klickpages. Já atuou diretamente nos bastidores dos maiores lançamentos digitais do Brasil. Atualmente está a frente da equipe de tráfego e crescimento da Ignição Digital e Klickpages liderando pessoalmente mais de R$ 4 milhões de reais em investimento em tráfego nos últimos 12 meses com ROI acima de 300%.

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