Como vender mais imóveis melhorando seu
atendimento
Imóveis têm um ciclo de
compra longo e complexo. Uma grande parte dos compradores de imóveis estão
efetuando sua primeira aquisição. Para muitos, essa compra pode representar um
investimento para o resto da vida. A jornada de compra de
um imóvel é difícil e burocrática, por isso, as pessoas precisam de ajuda e
suporte. Como vender mais imóveis para um público tão carente de
informação e apoio? A resposta é somente uma: otimizar as etapas de
atendimento.
Entenda, neste
artigo, como vender mais imóveis mudando algumas práticas do seu
atendimento. Acompanhe!
Como
vender mais imóveis aumentando a velocidade do seu atendimento
O primeiro ponto a ser
tratado é a velocidade com que os seus leads são
atendidos. Coloque-se rapidamente no lugar de seu cliente. Ao entrar em contato
com uma imobiliária, é esperada uma resposta imediata. Portanto, é necessário
que seus canais de atendimento possam oferecer agilidade nesse tempo de
resposta.
Novos leads têm chances
muito maiores de serem convertidos efetivamente em vendas, caso o atendimento
seja iniciado rapidamente. Nos EUA, a média de velocidade de atendimento pelo
corretor é de 2 minutos. Aqui no Brasil, ainda temos uma média de 24 horas.
Esse quadro pode – e deve – ser melhorado.
Não atender rapidamente
um lead que está em momento de decisão de compra é
perder oportunidade de vendas. Estudos realizados pelo Grupo Viva Real mostram
que atender um lead qualificado em 5
minutos, em vez de meia hora, aumenta as chances de conversãoem 100
vezes.
Persistência
e organização na gestão de leads
Raramente uma pessoa
fecha uma venda logo no primeiro contato. É preciso ter uma
rotina organizada para dar sequência ao atendimento, sem perder possíveis
clientes de vista.
Geralmente, os corretores
descartam os leads que não demonstram
muito interesse no primeiro contato ou quando não conseguem fazer contato nas
primeiras tentativas.
Para realizar o primeiro
contato e conseguir engajar com sua base de leads, é preciso
uma gestão personalizada e orientada ao cliente. Porém, muitas vezes, os
processos não são bem organizados e muitos contatos acabam se perdendo pelo
caminho. Métodos antigos e a resistência dos corretores em utilizarem softwares
de CRM acabam limitando a autonomia do time.
Não desista ou perca o
seu lead em algum gargalo de seu
fluxo de vendas! É importante insistir. Pesquisas mostram que os
corretores tentam, em média, entrar em contato com seusleads apenas
duas vezes antes de desistir. Essas pesquisas mostraram que um corretor tem 45%
de chance de conseguir encontrar o lead no
primeiro contato via telefone, porém, se as tentativas de contato
aumentarem para, pelo menos, 6 vezes, a chance de conseguir contato
aumenta para 95%.
Seguem alguns números da
pesquisa realizada pelo Grupo Viva Real:
·
88% dos leads que convertem em vendas
foram atendidos nas primeiras 24 horas;
·
Fazer duas chamadas em vez de uma, aumenta sua chance de
conversão em 87%;
·
50% dos leads são descartados após o
primeiro atendimento;
·
O primeiro corretor que faz contato com o lead tem
238% mais chance de converter do que o segundo.
Compreenda
a necessidade de seus clientes
O cliente deseja uma
resposta rápida e eficiente. Mas cuidado, para se ter eficiência no atendimento
é necessário saber ouvir o cliente para entender as suas reais necessidades.
O cliente só vai comprar
quando sentir segurança para isso. Apenas com uma equipe de atendimento bem
preparada é possível construir uma relação de confiança.
O relacionamento entre
vendedor e cliente é o que garante a venda. É necessário saber ouvir o cliente,
não forçar a venda antes da hora e dar todo o suporte necessário para que ele
se sinta seguro para comprar.
Fazer um trabalho de
qualificação de leads anterior ao atendimento
do corretor também vai ajudar muito a melhorar os resultados. Escrevi outro post que
fala sobre isso.
Considerações
finais sobre como vender mais imóveis melhorando o seu atendimento
Vender mais imóveis é
resultado de um bom gerenciamento de seus leads. Trabalhando-se velocidade,
organização, persistência e informação de qualidade, é possível alcançar seus
resultados.
A forma como seu cliente
é atendido é essencial nesse processo. Para que isso possa ser facilitado, é
recomendado buscar ferramentas de gerenciamento. De preferência, soluções
que organizem dados e auxiliem processos de monitoramento e qualificação de
seus leads. Eu utilizo software de automação de marketing para
fazer a gestão e a qualificação de leadspara enviar
melhores oportunidades para as equipes de vendas e recomendo fortemente que
essas equipes utilizem softwares de CRM para
fazer a gestão dos leads mais propensos a
fecharem logo negócio.
Eu vejo muitas empresas
investindo muito dinheiro para gerar cada vez mais leads, pois as
taxas de conversão muitas vezes não ultrapassam a marca de 1%. Porém, se as
equipes de vendas descartam esses leads com
tanta facilidade – muitas vezes após uma ou duas tentativas de contato sem
sucesso – isso demonstra que existe grande possibilidade de melhorar os
resultados, através de processos mais bem estruturados de atendimento.
Se você quer saber como
vender mais imóveis, minha dica é: invista em um atendimento veloz e bem
organizado, que escute o cliente para entender as necessidades dele e o ajude a
comprar o que precisa.
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