Corretores de
imóveis são rivais ou parceiros? Aliados ou inimigos?
Quando um corretor de imóveis capta uma oportunidade para sua
carteira de ofertas, sempre existe o questionamento sobre quem é o cliente
comprador? Qual o público-alvo daquele determinado imóvel? Pra quem irá
oferecê-lo? Quem poderá ajudar na disseminação da informação até chegar a um
potencial cliente?
Na
maioria das vezes, as respostas são dadas pensando somente no cliente
consumidor ou em algum investidor e se esquece do primeiro cliente que surge
neste processo: outro corretor.
É
para ele que as ofertas são direcionadas quando alguma construtora lança
determinado produto no mercado, já que uma das primeiras ações é a realização
de uma convenção para apresentá-lo aos profissionais que praticam a
corretagem, seus primeiros clientes de fato.
Ao longo do tempo, o mercado passou por diversos ajustes e
disrupturas para que essa percepção viesse à tona e fosse encarada como
vantagem pelos profissionais que buscam ampliar suas vendas. Antes não se fazia
parceria, concentrava-se muito a informação. Tinha-se o colega como um
concorrente, aquele que cujo objetivo era conquistar seu cliente. Escondia-se a
agenda, falava-se baixinho ao telefone por medo de perder a venda, o
agenciamento ou a comissão.
Porém, com a tecnologia e suas facilidades, os corretores e
empresas foram se adaptando aos novos modelos de negócios e parcerias. Passaram
a investir em redes imobiliárias, franquias, plataformas de relacionamentos,
aplicativos, sites, portais, ferramentas digitais, lista de transmissão (whatsapp),
networking e várias outras possibilidades de encontrar um parceiro para iniciar
uma relação duradoura e de sucesso nas vendas.
Sendo
assim, o colega que antes era um rival ganhou o status de parceiro, aliado ou
“primeiro cliente” nos negócios. Isso mesmo, o mundo digital facilitou e
aproximou a comunicação entre os corretores, mudou a forma de trabalho, deu
celeridade aos negócios, favoreceu a troca de experiência e conhecimento,
fortaleceu laços, otimizou custos, criou um cenário colaborativo entre colegas
e um ambiente propício de negócio.
Hoje
a parceria é realizada por muitos profissionais que ou
precisam de um imóvel para seu cliente ou de um comprador para seu imóvel, e
apostam no compartilhamento de dados e informações para aumentar as vendas.
A
realidade é que não conhecemos todos os imóveis do mercado, não podemos atender
todos os bairros, mas podemos sim ter parceiros em todos os locais e estarmos conectados.
*Artigo
do consultor e coach imobiliário Andrei Menegotto
Fonte:
Equipe Beemob
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