Corretores de imóveis são rivais ou parceiros? Aliados ou inimigos?


Corretores de imóveis são rivais ou parceiros? Aliados ou inimigos?
Quando um corretor de imóveis capta uma oportunidade para sua carteira de ofertas, sempre existe o questionamento sobre quem é o cliente comprador? Qual o público-alvo daquele determinado imóvel? Pra quem irá oferecê-lo? Quem poderá ajudar na disseminação da informação até chegar a um potencial cliente?
Na maioria das vezes, as respostas são dadas pensando somente no cliente consumidor ou em algum investidor e se esquece do primeiro cliente que surge neste processo: outro corretor.
É para ele que as ofertas são direcionadas quando alguma construtora lança determinado produto no mercado, já que uma das primeiras ações é a realização de  uma convenção para apresentá-lo aos profissionais que praticam a corretagem, seus primeiros clientes de fato.

Ao longo do tempo, o mercado passou por diversos ajustes e disrupturas para que essa percepção viesse à tona e fosse encarada como vantagem pelos profissionais que buscam ampliar suas vendas. Antes não se fazia parceria, concentrava-se muito a informação. Tinha-se o colega como um concorrente, aquele que cujo objetivo era conquistar seu cliente. Escondia-se a agenda, falava-se baixinho ao telefone por medo de perder a venda, o agenciamento ou a comissão.
Porém, com a tecnologia e suas facilidades, os corretores e empresas foram se adaptando aos novos modelos de negócios e parcerias. Passaram a investir em redes imobiliárias, franquias, plataformas de relacionamentos, aplicativos, sites, portais, ferramentas digitais, lista de transmissão (whatsapp), networking e várias outras possibilidades de encontrar um parceiro para iniciar uma relação duradoura e de sucesso nas vendas.
Sendo assim, o colega que antes era um rival ganhou o status de parceiro, aliado ou “primeiro cliente” nos negócios. Isso mesmo, o mundo digital facilitou e aproximou a comunicação entre os corretores, mudou a forma de trabalho, deu celeridade aos negócios, favoreceu a troca de experiência e conhecimento, fortaleceu laços, otimizou custos, criou um cenário colaborativo entre colegas e um ambiente propício de negócio.
Hoje a parceria é realizada por muitos profissionais que ou precisam de um imóvel para seu cliente ou de um comprador para seu imóvel, e apostam no compartilhamento de dados e informações para aumentar as vendas.
A realidade é que não conhecemos todos os imóveis do mercado, não podemos atender todos os bairros, mas podemos sim ter parceiros em todos os locais e estarmos conectados.
*Artigo do consultor e coach imobiliário Andrei Menegotto
Fonte: Equipe Beemob

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