Gestão de leads para o mercado
imobiliário
A jornada de compra de um
imóvel é complexa e pode durar mais de um ano. Na tentativa de apressar esse
processo, muitas empresas tentam forçar uma venda no momento errado. Com isso,
um possível cliente pode ser perdido. Para evitar esse problema, a gestão de
leads no mercado imobiliário é essencial.
Por meio dela, imobiliárias e
incorporadoras podem reduzir o tempo da jornada de compra sem
“assustar” seus clientes. Basta saber conduzi-los corretamente através do funil de vendas e sanar todas as
principais dúvidas antes de passar a responsabilidade para o time de vendas.
Neste artigo vamos mostrar como
fazer uma gestão de leads eficiente para o mercado imobiliário. Além disso,
vamos falar sobre os benefícios de gerenciar todo o ciclo de vida dos leads.
Então, aproveite e boa leitura
Como
fazer gestão de leads no mercado imobiliário?
Entendendo que o cliente passa
por uma longa fase de amadurecimento, os incorporadores e corretores devem se
tornar seus parceiros ajudando-o a comprar. É importante criar um
relacionamento próximo e duradouro com o lead, direcionando-o durante todo o
ciclo de compra até o fechamento do negócio.
Imagine que seu lead é um
filhotinho de pássaro. Um dia ele precisará voar, mas ainda é muito novo e não
sabe como fazer isso. Portanto, ele precisará ser ensinado. Quanto mais
informações e lições ele tiver, mais rápido aprenderá.
Então, para aquecer seus leads
e acelerar o processo de aprendizagem, você precisará entender quais são suas
dúvidas e necessidades. Assim, você será capaz de responder a todas elas de
forma ágil e eficaz.
Abaixo, vamos dar algumas dicas
que podem ajudar a direcionar sua estratégia de gestão de leads no mercado
imobiliário. Acompanhe.
Invista
em um bom relacionamento
O primeiro passo para fazer uma
gestão de leads eficiente é investir pesado no bom relacionamento. Isso
significa que você vai precisar entender melhor sua persona e conversar de
forma mais clara com ela. Além disso, você deve oferecer conteúdos mais
relevantes e esclarecedores.
Pense que uma pessoa que está
buscando um imóvel pode estar fazendo a primeira compra desse tipo em sua vida.
Por mais que ela já tenha o capital ou o crédito necessário, ela precisa de
outras informações para tomar a sua decisão.
À medida que a sua empresa
fornece as orientações que ela precisa, uma relação de confiança começa a ser
estabelecida. Isso é fundamental para que ela tire todas as suas dúvidas e
adquira a segurança necessária para fechar negócio com você.
Use
os dados a favor da estratégia
Use sua base de dados para
aprimorar cada vez mais sua estratégia. Existe uma infinidade de dados que
podem definir uma mudança significativa na forma como as coisas serão
conduzidas. Eles são as armas mais poderosas que sua empresa pode ter.
As informações de clientes
podem ser utilizadas para traçar alguns perfis. Nesse caso, elas podem ser
coletadas por meio do Google
Analytics e/ou via um software de automação de marketing, por exemplo.
Com base nisso, fica mais fácil identificar quais são as principais dúvidas que
eles apresentam e, assim, elaborar materiais mais específicos e relevantes.
Muitas vezes, a análise dos
dados pode mostrar tendências que não poderiam ser vistas na base do “achismo”.
Afinal, o mercado imobiliário muda constantemente e o comportamento de seus consumidores também.
Gere
valor para seus leads
As relações puramente
comerciais são muito desgastantes. Afinal, as pessoas estão cansadas de serem
abordadas por vendedores que só se importam em bater suas metas de vendas. Por
isso, seus leads precisam perceber o valor que sua empresa entrega.
É importante ressaltar que o
conceito de valor é bastante diferente do conceito de preço. O valor está
ligado às vantagens e benefícios que o cliente recebe ao comprar um imóvel na
sua empresa. Ou seja, vai muito além da economia de dinheiro.
Portanto, sua empresa precisa
oferecer algo diferenciado. O bom relacionamento citado anteriormente já é uma
excelente forma de agregar valor. Além disso, oferecer bons conteúdos no blog ou
por e-mail, aumentará
sua autoridade no mercado.
Se o seu lead conseguir tirar
todas as suas dúvidas por meio da sua empresa, com certeza, ele estará muito
mais propenso a fechar negócio com você do que com um concorrente.
Integre
suas equipes
Esse é um ponto fundamental
para o sucesso da estratégia. Todas as equipes da sua empresa precisam estar
alinhadas, principalmente os setores de marketing e de vendas. Essa
integração garante um aumento considerável na taxa de conversão de leads
em clientes.
Lembra quando citamos a questão
da abordagem comercial no momento errado? É aqui que esse problema é resolvido!
A jornada de compra e o funil
de vendas precisam estar claros para esses dois setores. Só assim, cada um
saberá seu papel e o momento certo de fazer cada tipo de abordagem. Outro ponto
importante é alinhar as responsabilidades e
entregas esperadas de cada um. Como diz o ditado “o combinado não sai
caro”.
Cuidando desses detalhes, a
jornada percorrida pelos clientes pode ser muito mais curta. Assim, a empresa
poderá atrair mais clientes em menos tempo.
Por
que fazer a gestão do ciclo completo de vida dos leads?
Ao fazer a gestão do ciclo
completo de vida dos leads, sua equipe vai conseguir melhorar a performance em
vendas, já que reduz a perda de clientes. Quando você monitora os leads que
ainda estão amadurecendo, pode deixá-los com a equipe de marketing.
Assim, o esforço da equipe de
vendas pode ser focado somente nos leads que estão mais próximos do momento de
compra. Otimizando o trabalho dessa forma, você perceberá inúmeros benefícios.
Confira alguns dos principais, a seguir.
Aumento da visibilidade de seu negócio
Ao distribuir conteúdo online,
você aumenta a visibilidade da sua marca, podendo tornar-se, inclusive, um
especialista no setor. Na estratégia de Inbound Marketing,
é importante manter uma presença consistente na Internet, o que inclui não só
um website, mas também blog e redes sociais.
Atração de clientes em potencial
Se você fizer esse trabalho,
que envolve conteúdo e plataformas de distribuição, atrair novos leads torna-se
um movimento natural. Imagine que uma pessoa está com dúvidas sobre o
financiamento imobiliário, onde provavelmente será o primeiro lugar que ela vai
procurar resposta? Certo, no Google!
Então se você tiver bons
materiais online, que respondam às dúvidas dos seus futuros clientes, você será
encontrado na hora que ele precisar. É isso que queremos dizer com “estar no
lugar certo, na hora certa”.
Redução do custo de aquisição de clientes
Como todas as ações de Inbound Marketing podem
ser mensuradas, é possível saber, com precisão, quantas pessoas visualizaram,
converteram ou compraram em cada uma das campanhas realizadas na internet.
Com essas informações em mãos,
você vai transformar a área de marketing da sua empresa de um centro de custo
para um centro de investimento. Inclusive, com bases nesses dados, você
conseguirá revisar as campanhas e aumentar a performance de vendas da empresa.
Otimização do processo de vendas
O Inbound Marketing também
ajuda a conhecer seus leads, ou seja, você pode medir o que as pessoas mais
querem, o que precisam, quais são seus medos, desconfianças etc. Também é
possível monitorar toda a jornada de compra e identificar pontos-chave que
fazem um lead converter ou não.
Além de ajudar a equipe de
marketing a otimizar as campanhas, ainda é possível ajudar a alimentar a equipe
de vendas. Sendo assim, os vendedores terão muito mais informações que vão
auxiliá-los no momento da negociação.
Enfim, a gestão de leads no
mercado imobiliário é uma prática que gera uma série de benefícios. Se a sua
empresa ainda não trabalha dessa forma, é melhor começar logo, ou ficará para
trás. Afinal, com certeza, existem concorrentes seus que já adotaram essa
maneira de gerenciar seus prospects.
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