O
mercado Imobiliário está mudando e por isso nosso CEO, Vitor Capun, quis
compartilhar “Insights para pensar no futuro do mercado imobiliário” em uma
transmissão ao vivo. Esse conteúdo foi produzido para a série de Webinars do
Beemob, que convida profissionais para um bate-papo com nossos usuários.
Para começar, Vitor se
descreve como um idealizador de parcerias e conexões há muitos anos, pois ainda
no início de sua carreira de corretor de imóveis, há 29 anos atrás. Ele
participou da primeira Rede Gaúcha. Depois disso, esteve à frente de
imobiliárias e incorporadoras, onde seguia acreditando no poder das conexões dentro
do mercado imobiliário.
Desejo
de usufruir ou de possuir?
Para Vitor, no atual
mercado imobiliário, estamos nos tornando uma sociedade em rede e precisamos
ter um posicionamento coerente com as novas formas novas formas de trabalho.
Como é o exemplo dos corretores
atuando como parceiros, ajudando outros colegas a serem mais
capacitados para o mercado. Dessa forma, temos que nos atentar a estes processos,
porque a nova geração tem o desejo de usufruir. E o desejo de usufruir é muito
maior do que o desejo de possuir.
O que é
preciso para manter um cliente?
Desse modo, outra novidade
do mercado atual é a experiência do usuário. Segundo Vitor, o poder está na mão
do consumidor. Por isso, ele defende que a respeito das parcerias imobiliárias
essa relação tem de ser boa para o corretor, para a imobiliária e para a
Incorporadora.
Com isso, não existe mais a
fidelidade que conhecemos no passado. Hoje, para manter um cliente é preciso
entregar uma boa experiência. Por exemplo, se o WhatsApp me proporciona uma boa
experiência se surgir uma nova tecnologia eu não irei trocá-lo.
O
caminho para os novos negócios
Em seguida, Vitor também
ressalta que: o caminho para os novos negócios,
é um caminho de personalização com escalabilidade e acessibilidade. Portanto, é
preciso cuidar do cliente personificando essa relação e isso exige, às vezes,
um atendimento in
loco. No âmbito da escalabilidade, isso significa que o seu negócio
tem de tomar proporções maiores ou então está sujeito a ser engolido por alguma
outra empresa. Por último, a acessibilidade está na capacidade de se reinventar
para alcançar um público maior dentro do seu nicho.
O
Blockchain é mais seguro que a NASA?
Além desses pontos, outra
novidade do mercado é o Blockchain. Blockchain é uma cadeia de blocos,
compostos por inúmeros computadores espalhados pelo mundo, onde as informações
que antes ficavam em apenas um servidor vulneráveis ou na nuvem estão mais protegidas.
Estas informações são
criptografadas com o Blockchain e depois espalhadas em uma rede de
computadores. Assim, por mais que haja um ataque e muitos computadores sejam
destruídos, se restar um no mundo, ele recupera todas as transações que estavam
sendo feitas.
Portanto, é o sistema mais
seguro. Veja que o Blockchain da bitcoin existe desde 2008 e até hoje nunca
sofreu um ataque. A NASA já foi atacada, o Pentágono já foi atacado. Por que
ele não foi atacado? Porque o custo para atacar esse sistema é muito alto. É
muito mais fácil eu atacar um órgão público que o Blockchain.
Como
isso interfere no Mercado Imobiliário?
De que forma isso impacta o
mercado imobiliário? De muitas formas! É uma questão de tempo para se repensar
a forma de registros, de tabelionatos, de transações de contratos jurídicos.
Porque se eu comprar um imóvel, futuramente eu posso registrar isso no
blockchain, podemos ter as nossas informações pessoais dentro da blockchain.
Mercado
Imobiliário: Insights para pensar seu futuro – Parte 2
Nos
próximos 10 anos cada corretor ativo no Brasil terá 1 cliente por mês
Vitor traz o dado de
que, hoje no Brasil, há 200 milhões de habitantes e 400 mil corretores de
imóveis com CRECI ativo. Dividindo o número de habitantes pelo total de
corretores chega-se ao dado de 500 possíveis clientes por corretor. Destes
500 clientes, apenas 250 estão na faixa etária entre 25 e 65 anos. E somente a
metade deles tem potencial aquisitivo para adquirir um imóvel. Ainda assim, nos
próximos 10 anos cada corretor tem 1 cliente por mês espalhado pelo Brasil.
Então, por que não fechamos estas vendas?
Bom, um dos maiores
problemas do mercado imobiliário atual é a captação de leads, que tem um custo
muito alto. Isto, aliado ao fato de que o tempo médio do fechamento da venda de
um imóvel está em 15 meses. No auge do mercado, o tempo médio dessa negociação
era de 3 meses. Entendendo as dificuldades do mercado, surgiram empresas para
transformar este cenário.
Novos
configurações do Mercado Imobiliário
A exemplo das novas
configurações do mercado imobiliário, podemos citar, a Casa Mineira em Belo
Horizonte que trabalha para qualificar o lead, criando
parcerias com outras imobiliárias e fornecendo o lead para
imobiliárias com imóveis compatíveis com o perfil do cliente, assim a Casa
Mineira recebe um percentual sobre a venda que ela ajudou a realizar.
É uma imobiliária se
reinventando. Vitor, conclui: Quando que a gente ia pensar nisso há 10 ou 20
anos atrás? Uma imobiliária entregando o cliente para outra e dizendo: vende
pra ela e me dá uma parte da comissão.
Ainda
falando de imobiliária recriando seus meios de atuação. Em São Paulo, existem
imobiliárias virtuais nas quais o corretor não precisa se deslocar até a
unidade da Imobiliária e recebe uma comissão maior por ser um profissional
capacitado e apto a trabalhar sozinho.
Também existe a plataforma Beemob,
que se apresenta ao mercado não apenas como uma solução aos empecilhos
enfrentados pelos corretores, mas também como uma marca comprometida em
valorizar a profissão do corretor de imóveis e propagar a cultura de parcerias
imobiliárias.
Novos
modelos do setor imobiliário
Mas não é só isso, entre
essas novas formas de viver o CEO destaca as tendências da construção. Nas
quais as pessoas tem optado por moradias menores em pontos bem localizados da
cidade. Um case de sucesso em São Paulo, é o lançamento da Vitacon, que
projetou uma planta com a área total de 150m², onde 120m² compõem o apartamento
completo e nos 30m² restantes fica um anexo, que pode ser alugado via Airbnb,
gerando uma renda extra para a casa, ou seja, é um imóvel autossustentável.
Ameaças
à profissão de corretor de imóveis
Outro exemplo atual, mas
dessa vez perigoso, são as empresas para excluir o papel da imobiliária e do
corretor no mercado de vendas de imóveis. Vitor aponta que pela sua experiência
essas novas configurações não vão acabar com a profissão, mas se algumas
tecnologias dessas começarem a dar certo, elas vão roubar fatias do mercado.
Nessa nova lógica de
mercado, Vitor cita uma fala de Clóvis Lumertz: O dinheiro é a parte burra do
negócio. Isto porque mais importante que o dinheiro gerado pela empresa são as
conexões que ela consegue criar para possíveis parceiros de negócios. Segundo
ele, muitas vezes a gente acha que uma outra empresa é concorrente e ela pode
ser uma boa parceira para o seu negócio e vice-e-versa.
No
partners no business
Vitor compartilhou uma
reflexão construída após almoçar em um restaurante, ele notou que embora o
restaurante estivesse lotado o estacionamento estava vazio. O que o fez lembrar
do ditado inglês: no parking no business. Essa experiência levou Vitor a
elaborar um novo ditado: no partners no
business!
Então, sem parceiros, não
há negócios. Seja no ramo que for, quanto mais parcerias, quanto mais conexões,
melhor! Estamos observando players se
tornando marketing
place, se tornando ferramentas que envolvem outros negócios, que
envolvem outras empresas, disponibilizadas através de uma ferramenta.
Além disso, quem vem
caminhando nessa direção são os chineses que visam criar um WhatsApp que faz
tudo. Desde transferir dinheiro da sua conta até pedir comida ou chamar um
motorista de aplicativo. Este sistema se chama White Label, onde você tem uma
ferramenta vinculada a outra plataforma, esta ferramenta não aparece
diretamente.
Como é o caso do Banco Itaú
financiando imóveis dentro de uma plataforma imobiliária. O Itaú não aparece,
mas fica em evidência o financiamento através da plataforma acessada.
Essa é uma tendência muito forte das empresas se unirem para criarem
relacionamento, para criarem conexões e pra dar uma experiência melhor pro seu
usuário.
Agora que você chegou até
aqui conta pra gente se esse conteúdo foi útil aqui nos comentários. Você ainda
pode assistir na íntegra ao Webinar em
que o Vitor explica tudo sobre esse assunto, clicando aqui http://bit.ly/13WebinarAoVivo
Fonte:
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