Mercado Imobiliário: Insights para você pensar seu futuro.

Mercado Imobiliário: Insights para você pensar seu futuro.

O mercado Imobiliário está mudando e por isso nosso CEO, Vitor Capun, quis compartilhar “Insights para pensar no futuro do mercado imobiliário” em uma transmissão ao vivo. Esse conteúdo foi produzido para a série de Webinars do Beemob, que convida profissionais para um bate-papo com nossos usuários.
Para começar, Vitor se descreve como um idealizador de parcerias e conexões há muitos anos, pois ainda no início de sua carreira de corretor de imóveis, há 29 anos atrás. Ele participou da primeira Rede Gaúcha. Depois disso, esteve à frente de imobiliárias e incorporadoras, onde seguia acreditando no poder das conexões dentro do mercado imobiliário.

Desejo de usufruir ou de possuir?

Para Vitor, no atual mercado imobiliário, estamos nos tornando uma sociedade em rede e precisamos ter um posicionamento coerente com as novas formas novas formas de trabalho. Como é o exemplo dos corretores atuando como parceiros, ajudando outros colegas a serem mais capacitados para o mercado. Dessa forma, temos que nos atentar a estes processos, porque a nova geração tem o desejo de usufruir. E o desejo de usufruir é muito maior do que o desejo de possuir.

O que é preciso para manter um cliente?

Desse modo, outra novidade do mercado atual é a experiência do usuário. Segundo Vitor, o poder está na mão do consumidor. Por isso, ele defende que a respeito das parcerias imobiliárias essa relação tem de ser boa para o corretor, para a imobiliária e para a Incorporadora.
Com isso, não existe mais a fidelidade que conhecemos no passado. Hoje, para manter um cliente é preciso entregar uma boa experiência. Por exemplo, se o WhatsApp me proporciona uma boa experiência se surgir uma nova tecnologia eu não irei trocá-lo.

O caminho para os novos negócios

Em seguida, Vitor também ressalta que: o caminho para os novos negócios, é um caminho de personalização com escalabilidade e acessibilidade. Portanto, é preciso cuidar do cliente personificando essa relação e isso exige, às vezes, um atendimento in loco. No âmbito da escalabilidade, isso significa que o seu negócio tem de tomar proporções maiores ou então está sujeito a ser engolido por alguma outra empresa. Por último, a acessibilidade está na capacidade de se reinventar para alcançar um público maior dentro do seu nicho.

O Blockchain é mais seguro que a NASA?

Além desses pontos, outra novidade do mercado é o Blockchain. Blockchain é uma cadeia de blocos, compostos por inúmeros computadores espalhados pelo mundo, onde as informações que antes ficavam em apenas um servidor vulneráveis ou na nuvem estão mais protegidas.
Estas informações são criptografadas com o Blockchain e depois espalhadas em uma rede de computadores. Assim, por mais que haja um ataque e muitos computadores sejam destruídos, se restar um no mundo, ele recupera todas as transações que estavam sendo feitas.
Portanto, é o sistema mais seguro. Veja que o Blockchain da bitcoin existe desde 2008 e até hoje nunca sofreu um ataque. A NASA já foi atacada, o Pentágono já foi atacado. Por que ele não foi atacado? Porque o custo para atacar esse sistema é muito alto. É muito mais fácil eu atacar um órgão público que o Blockchain.

Como isso interfere no Mercado Imobiliário?

De que forma isso impacta o mercado imobiliário? De muitas formas! É uma questão de tempo para se repensar a forma de registros, de tabelionatos, de transações de contratos jurídicos. Porque se eu comprar um imóvel, futuramente eu posso registrar isso no blockchain, podemos ter as nossas informações pessoais dentro da blockchain.
Mercado Imobiliário: Insights para pensar seu futuro – Parte 2

Nos próximos 10 anos cada corretor ativo no Brasil terá 1 cliente por mês

Vitor traz o dado de que,  hoje no Brasil, há 200 milhões de habitantes e 400 mil corretores de imóveis com CRECI ativo. Dividindo o número de habitantes pelo total de corretores chega-se ao dado de 500 possíveis clientes por corretor. Destes 500 clientes, apenas 250 estão na faixa etária entre 25 e 65 anos. E somente a metade deles tem potencial aquisitivo para adquirir um imóvel. Ainda assim, nos próximos 10 anos cada corretor tem 1 cliente por mês espalhado pelo Brasil. Então, por que não fechamos estas vendas?
Bom, um dos maiores problemas do mercado imobiliário atual é a captação de leads, que tem um custo muito alto. Isto, aliado ao fato de que o tempo médio do fechamento da venda de um imóvel está em 15 meses. No auge do mercado, o tempo médio dessa negociação era de 3 meses. Entendendo as dificuldades do mercado, surgiram empresas para transformar este cenário.

Novos configurações do Mercado Imobiliário

A exemplo das novas configurações do mercado imobiliário, podemos citar, a Casa Mineira em Belo Horizonte que trabalha para qualificar o lead, criando parcerias com outras imobiliárias e fornecendo o lead para imobiliárias com imóveis compatíveis com o perfil do cliente, assim a Casa Mineira recebe um percentual sobre a venda que ela ajudou a realizar.
É uma imobiliária se reinventando. Vitor, conclui: Quando que a gente ia pensar nisso há 10 ou 20 anos atrás? Uma imobiliária entregando o cliente para outra e dizendo: vende pra ela e me dá uma parte da comissão.
Ainda falando de imobiliária recriando seus meios de atuação. Em São Paulo, existem imobiliárias virtuais nas quais o corretor não precisa se deslocar até a unidade da Imobiliária e recebe uma comissão maior por ser um profissional capacitado e apto a trabalhar sozinho.
Também existe a plataforma Beemob, que se apresenta ao mercado não apenas como uma solução aos empecilhos enfrentados pelos corretores, mas também como uma marca comprometida em valorizar a profissão do corretor de imóveis e propagar a cultura de parcerias imobiliárias.
Novos modelos do setor imobiliário
Mas não é só isso, entre essas novas formas de viver o CEO destaca as tendências da construção. Nas quais as pessoas tem optado por moradias menores em pontos bem localizados da cidade. Um case de sucesso em São Paulo, é o lançamento da Vitacon, que projetou uma planta com a área total de 150m², onde 120m² compõem o apartamento completo e nos 30m² restantes fica um anexo, que pode ser alugado via Airbnb, gerando uma renda extra para a casa, ou seja, é um imóvel autossustentável.

Ameaças à profissão de corretor de imóveis

Outro exemplo atual, mas dessa vez perigoso, são as empresas para excluir o papel da imobiliária e do corretor no mercado de vendas de imóveis. Vitor aponta que pela sua experiência essas novas configurações não vão acabar com a profissão, mas se algumas tecnologias dessas começarem a dar certo, elas vão roubar fatias do mercado.
Nessa nova lógica de mercado, Vitor cita uma fala de Clóvis Lumertz: O dinheiro é a parte burra do negócio. Isto porque mais importante que o dinheiro gerado pela empresa são as conexões que ela consegue criar para possíveis parceiros de negócios. Segundo ele, muitas vezes a gente acha que uma outra empresa é concorrente e ela pode ser uma boa parceira para o seu negócio e vice-e-versa.

No partners no business

Vitor compartilhou uma reflexão construída após almoçar em um restaurante, ele notou que embora o restaurante estivesse lotado o estacionamento estava vazio. O que o fez lembrar do ditado inglês: no parking no business. Essa experiência levou Vitor a elaborar um novo ditado: no partners no business!
Então, sem parceiros, não há negócios. Seja no ramo que for, quanto mais parcerias, quanto mais conexões, melhor! Estamos observando players se tornando marketing place, se tornando ferramentas que envolvem outros negócios, que envolvem outras empresas, disponibilizadas através de uma ferramenta.
Além disso, quem vem caminhando nessa direção são os chineses que visam criar um WhatsApp que faz tudo. Desde transferir dinheiro da sua conta até pedir comida ou chamar um motorista de aplicativo. Este sistema se chama White Label, onde você tem uma ferramenta vinculada a outra plataforma, esta ferramenta não aparece diretamente.
Como é o caso do Banco Itaú financiando imóveis dentro de uma plataforma imobiliária. O Itaú não aparece, mas fica em evidência o financiamento através da plataforma acessada.  Essa é uma tendência muito forte das empresas se unirem para criarem relacionamento, para criarem conexões e pra dar uma experiência melhor pro seu usuário.
Agora que você chegou até aqui conta pra gente se esse conteúdo foi útil aqui nos comentários. Você ainda pode assistir na íntegra ao Webinar em que o Vitor explica tudo sobre esse assunto, clicando aqui http://bit.ly/13WebinarAoVivo
Fonte: Equipe Beemob

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