Saiba quais são as 5 melhores práticas
do atendimento on-line
As inovações
tecnológicas trouxeram diversas funcionalidades para o atendimento
on-line. Assim, o ambiente digital se tornou um campo fértil para a prospecção
e construção de relacionamento com o público.
Por este assunto ser
relevante para o seu negócio, preparamos este post abordando as práticas mais
eficazes para o atendimento on-line e os canais mais recomendados para
realizá-lo. Acompanhe!
Por que
o atendimento on-line é tão utilizado?
A possibilidade de ser
atendido em diversas plataformas estabeleceu um suporte dinâmico, direto e em
tempo real. Isso tornou possível a interação entre empresas e clientes a
qualquer momento, como se eles estivessem sempre no mesmo lugar. Com um mundo
cada vez mais veloz, essa é a melhor alternativa para se manter na disputa pela
audiência.
Quais
são os principais canais?
Com o crescimento das
plataformas digitais, o usuário ficou ainda mais exigente e passou a monitorar
as marcas. Isso fez com que o mercado tivesse de se adaptar para atuar no local
e no momento em que o cliente necessita. Por isso, é fundamental
conhecer os canais mais utilizados pelos seus consumidores. Confira!
Chat
Quando se trata de tirar
dúvidas ou resolver problemas mais simples, o caminho mais curto até a solução
é por meio do chat. Além de ser um recurso simples e intuitivo, ele possibilita
que o cliente dialogue com a empresa em qualquer horário e enquanto faz
outras coisas, sem o dever de dedicar um tempo exclusivo para tal.
Apps
Em um mundo cada vez mais conectado, os aplicativos podem
ser um diferencial e tanto para o seu negócio. Seja para unificar plataformas,
oferecer serviços exclusivos ou reunir informações, os apps trazem uma
percepção inovadora e moderna, além de gerar comodidade e segurança para o
usuário.
Chatbots
Os Chatbots geralmente
dão o primeiro atendimento através de mensagens predeterminadas via chat.
Em alguns casos, eles também são capazes de aprender com as
interações e oferecer atendimentos ainda mais dinâmicos e
humanizados.
Redes sociais
As redes sociais se
transformaram no novo SAC. A pergunta não é mais se a minha empresa deve
estar presente neste canal e sim, como utilizá-la da melhor maneira
possível. O SAC 3.0, como é hoje conhecido esse canal, vai além do
atendimento através das redes sociais, priorizando a experiência do cliente, ou
seja, a ideia agora é monitorar e acompanhar ajornada de
compra do cliente.
Quais
são as melhores práticas do atendimento online?
Apesar das plataformas
serem variadas, alguns pontos exigem atenção e cuidado antes de se executar a
estratégia. Veja agora 5 práticas recomendadas.
1. Seja rápido nas respostas
Se o usuário preferiu
fazer contato por meio de uma rede social é porque ele precisa resolver o seu
problema com urgência. Sendo assim, caso ele não encontre o retorno que espera,
certamente abrirá outras abas para o atendimento.
2. Esteja presente em todos os canais
Para oferecer
um canal de atendimento, é preciso realmente utilizá-lo. De nada adianta
um chat ou uma rede social se, mesmo em dias comerciais, não for possível
obter retorno. Portanto, antes de ampliar as suas formas de atendimento, faça
um planejamento detalhado, levantando todos as possibilidades e garanta
que os canais que já estão sendo utilizados, estejam sendo eficazes.
Assim, será mais fácil oferecer um suporte eficiente.
3. Aprenda com os feedbacks
Ao realizar o atendimento
on-line, é muito importante registrar todas as informações oferecidas pelo
cliente, inclusive os feedbacks. Dessa forma, você
poderá encaminhá-las para a equipe, que deverá aprimorar os processos e a comunicação.
4. Tenha cuidado com a linguagem
A linguagem é fundamental para
um atendimento personalizado e humanizado. Cada detalhe é primordial para
garantir uma boa experiência e o serviço ser eficiente. Todavia, o excesso de
informalidade também não é interessante. É preciso, de acordo com o
comportamento do público, dosar os termos.
5. Unifique as formas de atendimento
Manter os dados do
consumidor em um único lugar facilita o trabalho da equipe de atendimento. Na
prática, isso quer dizer que, independentemente da plataforma em que foi
iniciado o suporte ou do funcionário que estiver coletado os dados, a
informação ficará disponível para todo o time. Isso permite agilidade,
personalização e comodidade para ambas as partes.
O atendimento on-line é
uma excelente forma de estreitar relacionamentos, mas é preciso ter bastante
cuidado. O cliente precisa sentir-se amparado e confiar que suas questões
poderão ser resolvidas em um tempo relativamente curto. Assim, ele terá vontade
de interagir com a sua marca e, quem sabe, recomendá-la para outras pessoas.
Siga essas dicas e alcance um atendimento primoroso!
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