Tendências do mercado imobiliário: como a inteligência artificial está ajudando a transformar o setor
Tendências do mercado imobiliário: como
a inteligência artificial está ajudando a transformar o setor
Apesar de o mercado
imobiliário ser um tanto conservador, quem atua na área está cedendo aos
encantos da transformação
digital. Nesse cenário, é importante acompanhar as tendências do setor
para se atualizar, não se tornar obsoleto e otimizar os resultados.
Há alguns anos, falar de
inteligência artificial era coisa muito distante para o mercado imobiliário,
mas hoje esse recurso está cada vez mais presente na rotina das empresas. Tanto
no atendimento ao cliente quanto na avaliação de bens, agora é possível acessar
ferramentas de gestão mais eficientes.
Neste artigo, vamos
mostrar algumas utilizações da inteligência artificial para o mercado
imobiliário, tornando seus processos mais eficientes e suas taxas de
conversão maiores. Continue a leitura!
Usos da
inteligência artificial no mercado imobiliário
1.
Avaliação de imóveis
Para precificar um
imóvel, é preciso analisar uma série de fatores que incluem desde a condição
atual do bem, o preço médio da região e até mesmo a previsibilidade de
valorização do local. No entanto, novos recursos estão modificando esse padrão.
Um novo jeito de fazer
isso é a inteligência artificial. Um software é
alimentado com informações do mercado imobiliário, como valor dos imóveis
vendidos em cada região, valor dos imóveis por tipologia, quantidade de imóveis
vendidos, entre outros. Depois, quando um corretor quiser precificar um imóvel,
basta inserir as informações relativas a ele, que esses dados serão comparados
com as do sistema e um preço será sugerido. Ao corretor, cabe fazer os ajustes,
caso sejam necessários.
2.
Recomendação de imóveis
A recomendação de imóveis
também ganha mais qualidade e velocidade com a inteligência artificial, além de
melhorar muito a experiência do cliente.
Por meio de informações
demográficas existentes em bancos de dados,
como idade, sexo e local de moradia, é possível fazer combinações com outros
tipos de informações de geolocalização e interesses, por exemplo. Esse
cruzamento de dados ajuda o software a exibir os imóveis
ideais para as necessidades de cada usuário.
Essa grande quantidade de
informações existentes nas redes, chamada de Big Data, é alimentada a todo
instante, de acordo com a navegação das pessoas. Quando alguém acessa a
internet, essa pessoa deixa “rastros” sobre seus interesses, que podem ser
usados mais tarde para o envio de anúncios a ela.
3. Chatbot
As novas tecnologias estão
transformando o mercado imobiliário. Imagine um funcionário que pode atender
centenas de pessoas ao mesmo tempo, tirar dúvidas e resolver pequenas
pendências? O chatbot é um robô que pode
ser programado para assumir esse papel por meio de interações amigáveis com o
cliente.
Na prática, o bot é
programado para responder aos principais questionamentos do cliente. Um robô
que simula um atendente on-line.
Entendendo que muitas
pessoas entram em sites imobiliários após o
horário de trabalho, os chatbots são muito úteis
para prestar esse primeiro atendimento fora do horário
comercial, quando geralmente os corretores não estão mais trabalhando. Além de
tudo, eles ajudam a reduzir os custos envolvidos na manutenção e no treinamento
de uma equipe de atendimento, por exemplo.
Se quiser saber como um chatbot pode
tornar mais eficientes os processos das empresas do mercado imobiliário,
recomendo a leitura deste outro artigo.
Mas existem chatbots com
e sem inteligência artificial. Você sabe a diferença entre eles?
Bots que não utilizam inteligência artificial são programados
para realizar diálogos simples, com perguntas e respostas predefinidas. Já os chatbots com
inteligência artificial aprendem conforme interagem com os usuários. Ou seja,
quanto mais utilizados são, mais inteligentes ficam.
Ter um chatbot com
inteligência artificial pode ser de grande utilidade, mas também é muito mais
trabalhoso, porque ele vai precisar ser ensinado diariamente para melhorar sua
capacidade de atendimento, o que demanda tempo.
Um chatbot “bem
treinado” poderia, por exemplo, comparar preços de imóveis em vários sites ao
mesmo tempo ou até sugerir o apartamento ideal para um cliente que lhe dê
algumas informações sobre a sua personalidade e suas necessidades, coisa que
muito corretor hoje em dia tem esquecido de fazer!
4.
Anúncios inteligentes
O mercado imobiliário não
funciona sem publicidade. Afinal, as pessoas precisam conhecer o serviço para
adquirir uma casa, um apartamento ou um ponto comercial. Hoje, além da
publicidade tradicional, existem os anúncios inteligentes.
Funciona assim: um sistema
recebe a notificação de que um novo imóvel está disponível para venda. A partir
disso, a tecnologia age de maneira a identificar uma segmentação de público que
poderia se interessar por esse imóvel. Diversos anúncios são
criados e testados com imagens, títulos, textos e layouts diferentes.
Esses anúncios serão exibidos para públicos com interesses em comum, mas com
perfis diferentes, e vice-versa. Conforme os anúncios são clicados, a
inteligência artificial entende quais performam melhor para cada tipo de
público e, dessa maneira, fazem as otimizações necessárias para que as
campanhas desempenhem melhor.
5.
Qualificação de leads
Estudos do mercado imobiliário
mostram que menos de 40% das pessoas que entram em contato por meio de um site de
imóveis estão realmente interessadas em falar com um corretor; a maioria está
apenas pesquisando. A inteligência artificial pode otimizar o tempo do corretor
de imóveis, ajudando a identificar
quais leads têm mais propensão
a fechar a venda em pouco tempo e direcionar esses prospects para
a equipe de vendas.
Dessa maneira, os
corretores recebem leads mais qualificados, enriquecidos com dados como
nome, e-mail, telefone, tipo de imóvel que buscam, onde querem morar, em quanto
tempo pretendem comprar, quanto estão dispostos a investir etc.
Uma pesquisa realizada
pela empresa Hypnobox, com base em 2.200 clientes atendidos por meio de chatbots, indica
que a taxa de conversão de leads para vendas aumentou
oito vezes quando houve uma pré-qualificação realizada por robôs.
A inteligência artificial
chegou ao mercado imobiliário para ficar. Ser resistente às novas tecnologias é
perigoso, dada a velocidade com que o mundo está se transformando. É preciso se
preparar para lidar com essa transformação, mantendo a
competitividade de seus negócios e não sendo “atropelado” pelo futuro.
Gostou de conhecer essas
tendências do mercado imobiliário? Continue buscando informações relevantes
para obter melhores resultados e se destacar dos concorrentes.
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