Vale a pena comprar apartamento na planta?
O que é preciso levar em consideração para tomar essa decisão?
A compra de um apartamento na planta pode ser a realização de um sonho e uma oportunidade de investimento ou trazer algumas dores de cabeça acompanhadas de prejuízos. Existem vantagens e desvantagens, a depender do objetivo da compra: residência própria (com interesse em residir imediatamente ou no futuro) ou investimento para formação de patrimônio e renda, irei demonstrar os prós e contras para os dois objetivos.
Vantagens:
Preço de compra e valorização: esse foi um argumento certeiro por muitos anos, mas a crise dos últimos 5 anos mostrou que não existe garantia nessas aquisições. Contudo, existem oportunidades. Aqui é decisivo observar a localização do imóvel, as melhorias de infraestrutura como metrô, trens e ônibus; bem como os empreendimentos (shoppings e condomínios) planejados para o entorno. Outro ponto a ser conferido é o perfil da vizinhança, movimento, ruídos, topografia, etc.; isso pode atrapalhar a valorização esperada. Cabe lembrar que parte da valorização virá da boa negociação na compra - estima-se um desconto entre 20% e 40% nos imóveis comprados na planta. Essa vantagem do desconto não é gratuita, na verdade é justo que o comprador tenha um bom desconto no preço para correr os riscos envolvidos, pois o que se compra é a promessa de que a obra ficará pronta.
Personalização do imóvel: essa vantagem é mais aproveitada se o apartamento é para sua residência.
Condições de pagamento: as construtoras costumam ser flexíveis, permitindo o parcelamento da entrada e o planejamento de valores intermediários. Também podemos considerar um argumento para aqueles que possuem dificuldade de poupar, pois a compra nessa modalidade força um planejamento financeiro.
Programação para mudança: algumas pessoas desejam tomar a decisão logo e iniciar o investimento no projeto, mas não precisam do imóvel de imediato, então o prazo final da obra vem de encontro com essa necessidade. Lembrando que enquanto você não recebe as chaves, também não tem obrigações com condomínio e IPTU.
Imóvel novo: realmente é muito bom contar com um projeto de instalações mais moderno, como a parte elétrica, hidráulica, estrutura e o acabamento; tende a trazer menores custos de manutenção e ajudam em uma possível revenda no futuro.
Desvantagens:
Prazo da mudança: o imóvel na planta geralmente ficará pronto em alguns anos, então se você precisa se mudar ou gostaria de sair do aluguel imediatamente, pode não ser a melhor opção.
Entrega das chaves: importante considerar que a obra pode sofrer atrasos no prazo de conclusão, prejudicando assim os seus planos de mudanças e o resultado do investimento.
Investimentos complementares: estima-se que seja necessário entre 15% e 30% do valor do bem para a finalização do apartamento, com os pisos, armários, instalações elétricas, etc.
Risco de conclusão e entrega: o ponto mais importante na decisão pela compra do apartamento na planta é o risco envolvido, pois o imóvel ainda será construído, então não há como garantir que o apartamento, de fato, vai ficar pronto. Busque informações da construtora, visando checar a sua idoneidade, isso irá mitigar o seu risco.
Dicas para sua compra:
• Visite outros empreendimentos entregues pela construtora e incorporadora (pois são empresas diferentes) e converse com corretores de sua confiança;
• Confira se existem reclamações nos serviços de proteção ao consumidor;
• Tenha arquivada toda a documentação referente à compra, desde correspondências, folhetos promocionais, material publicitário, ou seja, todos os documentos que lhe forem entregues;
• Mantenha uma cópia do memorial descritivo do empreendimento, trata-se de um documento com vários dados técnicos;
• Verifique se um banco reconhecido está financiando a obra e confirme qual seguradora garante o empreendimento, aproveite para verificar se o beneficiário do seguro é o comprador, desconfie caso seja somente a própria construtora;
• Imprescindível visitar pessoalmente a construção para conferir as condições do local e o andamento da obra;
• Observe as cláusulas para o caso de desistência antes do fechamento do contrato;
• Fechando o negócio, em seguida registre em cartório o contrato de compra e venda.
Para evitar imprevistos, faça um planejamento financeiro, defina bem o que você consegue comprar e pagar, lembre-se que no recebimento das chaves terá que pagar o saldo devedor com a construtora, e caso precise ou deseje financiar esse saldo, é importante que tenha procurado os bancos com antecedência para abertura de limite e verificação das melhores condições negociais, por fim, sempre reserve um orçamento próprio para eventuais despesas imprevistas.
*Everson Lopes Stábile é planejador financeiro pessoal e possui a certificação CFP® (Certified Financial Planner), concedida pela Planejar - Associação Brasileira de Planejadores Financeiros. E-mail: eversonstabile@uol.com.br
As respostas refletem as opiniões do autor, e não do site ÉpocaNegócios.com ou da Planejar. O site e a Planejar não se responsabilizam pelas informações acima ou por prejuízos de qualquer natureza em decorrência do uso destas informações.
Cadastre-se para receber mais informações.
Deixe seu e-mail e telefone que um corretor irá entrar em contato.
LEANDRO T ZORTÉA
O SEU IMÓVEL DE FORMA PRÁTICA E DESCOMPLICADA PARA COMPRAR.
Especialista em Investimento Imobiliário Inteligente.
Creci: 27.178 URBS
Whats (62) 98519-8935 / 98628-4545
leandro.zortea@gmail.com
https://leandrozortea.blogspot.com/
www.leandrozortea.com.br
Comentários
Postar um comentário