AFINAL, COMO FAZER UMA IMOBILIÁRIA CRESCER?
Muitos empreendedores do ramo imobiliário sonham em conquistar novos mercados. No entanto, aí surge uma dúvida sobre o assunto: como fazer uma imobiliária crescer? A melhor estratégia é valorizar a marca e torná-la referência no mercado, ter imóveis de qualidade, contar com uma equipe profissional eficiente e atender bem o cliente.
Construir todos esses elementos pode levar muito tempo, principalmente se o gestor não utiliza ferramentas tecnológicas. Nesses casos, uma franquia na área pode se tornar a melhor opção para o negócio. Quer saber como solucionar esse problema? Acompanhe o post!
Principais fatores para fazer uma imobiliária crescer
Um empreendedor que pretende ter sucesso no ramo de imóveis precisa investir em quatro pilares fundamentais. Confira a seguir.
Reconhecimento da marca
A imobiliária precisa ter um nome forte e de credibilidade que a faça ser lembrada pelas pessoas em sua área de atuação. Para isso, deve transmitir seriedade, ter uma história de sucesso e confiança no mercado a fim de se tornar a primeira opção dos clientes na busca de um imóvel.
Variedade de empreendimentos
De nada adianta o consumidor se lembrar do nome da imobiliária se ela não conta com produtos para atendê-lo. Sendo assim, é fundamental o negócio apresentar variados produtos para os clientes, como casas, apartamentos e imóveis comerciais em diversos bairros da cidade ou do estado.
Corretores
Todos esses fatores estão interligados. O corretor precisa estar capacitado e conhecer os diferenciais dos imóveis disponibilizados. Ele também deve ter habilidade para compreender a necessidade do cliente e indicar as opções que possam atendê-lo de forma adequada. Isso demanda experiência por parte da equipe e habilidade de vendas.
Clientes
Uma marca forte que tem imóveis de qualidade para oferecer consegue atrair mais clientes para o seu estabelecimento. Os corretores, por sua vez, sabem realizar esse atendimento e captar boas opções de residências para aluguel ou venda.
Importância do empreendedor para o sucesso da imobiliária
O gestor tem uma imensa responsabilidade perante o crescimento do negócio. Cabe a ele conhecer o mercado em que atua, identificar as oportunidades e manter um bom relacionamento com os seus corretores. Esses aspectos contribuem para uma melhor identificação das necessidades do cliente, permitindo que ele encontre imóveis cada vez melhores para oferecer em sua imobiliária.
O empreendedor também precisa ter atenção aos processos de gestão, avaliando custos e fazendo o acompanhamento das vendas e dos preços praticados na região. Com a recente crise econômica do país, as margens ficaram mais apertadas, afinal, as transações diminuíram e os clientes também mudaram o padrão de consumo.
Portanto, a imobiliária demanda cada vez mais eficiência, e isso só é possível com a adoção de tecnologias. Elas auxiliam a monitorar as etapas do funil de vendas em que o cliente está e ainda ajudam na redução das despesas com a adoção de estratégias de marketing mais eficientes e com menor custo.
O segredo é manter um custo fixo e enxuto para gerar maiores oportunidades de rentabilidade. E só se alcança esse nível com uma gestão eficaz e atenta às tendências do mercado.
Funcionamento de uma franquia do mercado de imóveis
O setor de franquias teve um crescimento de 8,4% no segundo trimestre de 2018. Esse modelo de negócio consiste no compartilhamento do know-how adquirido pelo franqueador com o franqueado. Essa é uma maneira de aproveitar o nome de uma marca já consolidada e testada no mercado para ampliar a lucratividade.
O franqueador oferece os benefícios em troca de um pagamento pelo uso do seu modelo de gestão e da sua marca. E o franqueado segue os padrões estabelecidos pela franquia para a implantação, operação e administração do negócio. Essa é uma excelente oportunidade para quem pretende fazer uma imobiliária crescer e não sabe quais processos precisam mudar na empresa.
Contribuição de uma franquia imobiliária para o negócio
A franquia favorece o desenvolvimento da empresa de várias formas, por meio do uso de uma marca reconhecida no Brasil. A Lopes, por exemplo, tem 83 anos de história e isso abre portas para muitos gestores, trazendo corretores experientes e credibilidade para o negócio. Conheça outras vantagens de buscar um franqueador experiente:
Diminuição de risco
Muitas vezes, o gestor está tão focado no trabalho diário que não consegue observar o cenário ao seu redor e as tendências que estão surgindo. E essa falta de atenção costuma gerar muitos riscos para a saúde financeira da empresa.
Sendo assim, ao contar com o apoio de uma franquia imobiliária, o empresário tem uma rede estruturada. Ele conta com back office, área de marketing, inteligência de mercado e canais de inovação para o seu empreendimento, mitigando consideravelmente os riscos para o negócio.
Facilidade de operação
Apesar de simples, os processos do dia a dia tomam muito tempo do gestor e de sua equipe. Muitas tarefas são realizadas pelo dono da imobiliária, que fica indisponível para dialogar com os clientes e seus corretores, para criar treinamentos diferenciados e para pensar em estratégias de marketing para datas especiais.
Logo, ele precisa contratar um profissional de recursos humanos para desenvolver o material e o cronograma do treinamento, assim como com uma agência para definir suas campanhas publicitárias. Tudo isso gera custos para o negócio.
Em contrapartida, quando o empreendedor busca uma franquia imobiliária, ele já tem ao seu dispor um departamento de marketing para desenvolver materiais de divulgação. Ele também aprende a melhor maneira de utilizar as redes sociais para anunciar os imóveis. Além disso, o gestor recebe módulos específicos de treinamentos para implementar com a equipe e levar mais agilidade para suas operações.
Acesso a novas fontes de receita
A franquia compartilha os imóveis que tem em sua carteira, criando mais oportunidades de ampliar a rentabilidade do negócio. A empresa passa a contar com um banco de dados completo com opções imobiliárias em sua região e em diversas áreas do país, reduzindo a limitação geográfica. Além disso, se a franquia lança um empreendimento, o gestor consegue vender esses produtos na planta e oferecer preços mais atrativos para os clientes.
Para complementar, o empreendedor ainda tem disponível a CrediPronto, a empresa de consultoria especializada em financiamento imobiliário da Lopes e do Itaú, com condições vantajosas para os clientes. A análise de documentação é mais rápida e o gestor recebe um comissionamento ao fechar uma transação.
Acesso à tecnologia de ponta
Adquirir tecnologias específicas para a imobiliária pode se tornar muito caro para um pequeno empreendedor. Ao buscar o modelo de franquia, o estabelecimento tem acesso a portais modernos que utilizam plataformas de ponta. Caso o cliente precise buscar mais informações sobre um imóvel, ele pode conversar por meio de chat com um robô inteligente. Ele repassa os dados cadastrados e depois faz o encaminhamento ao corretor responsável pelo setor.
Recrutamento de novos corretores
O mercado imobiliário passou por muitas mudanças nos últimos anos e alguns corretores mudaram o ramo de atividade. Logo, o empreendedor precisa reconstruir suas equipes. A franquia também auxilia nesse processo, pois disponibiliza um método prático para contratar profissionais adequados para o negócio.
Percebeu quantas vantagens a sua empresa obtém ao procurar um modelo de franquia? Essa é a forma mais prática de fazer uma imobiliária crescer e ampliar a credibilidade no mercado.
Fonte Blog Lopes.
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LEANDRO T ZORTÉA
O SEU IMÓVEL DE FORMA PRÁTICA E DESCOMPLICADA PARA COMPRAR.
Especialista em Investimento Imobiliário Inteligente.
Creci: 27.178
Whats (62) 98519-8935 / 98628-4545
leandro.zortea@gmail.com
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