Casa ou apartamento? Ajude o cliente da imobiliária com essa dúvida tão comum.

Casa ou apartamento? Ajude o cliente da imobiliária com essa dúvida tão comum.
Casa ou apartamento, eis a questão! É normal as pessoas se perguntarem qual é a melhor opção, ainda mais quando se trata da primeira compra de imóvel. Aqui, também é papel do corretor ajudar o cliente da imobiliária a resolver essa dúvida. Afinal, não é por acaso que esse profissional também é conhecido como consultor de imóveis, né?
De modo geral, é preciso apontar os prós e contras de cada opção. Em meio a esse processo, procure levantar questões de todas as esferas, desde custos até privacidade e segurança. Dessa forma, o comprador se sente mais seguro para tomar uma decisão mais compatível ao seu perfil. Na sequência, é preciso encantar o cliente da imobiliária com uma visita perfeita ao imóvel, hein!
No último censo realizado pelo IBGE, em 2010, existiam 143 milhões de moradias próprias no Brasil. Desse total, 87% eram casas. Quatro anos depois, em 2014, a empresa de administração de condomínios Lello realizou uma pesquisa que constatou que o índice de apartamentos no país chegava a 37%. Isso mostra o aumento da procura por esse tipo de imóvel nos últimos anos.
O cliente da imobiliária ainda está na dúvida entre casa ou apartamento? Então, veja quais são as vantagens e desvantagens de cada opção. Assim, você pode ajudá-lo a resolver essa questão.
Apartamento: vantagens
Em linhas gerais, os apartamentos agradam as pessoas que priorizam segurança e praticidade. Com a presença de muitos vizinhos e de funcionários que trabalham no prédio, os proprietários têm uma sensação maior de segurança.
Isso sem falar que os apartamentos costumam ser mais compactos que as casa. Para quem passa o dia inteiro fora de casa trabalhando ou estudando, trata-se de uma vantagem. Mantê-los limpos é muito mais rápido.
A questão econômica também tem impacto nessa decisão. Quando há problemas de manutenção nos prédios, as despesas ficam divididas entre todos os condôminos. Um alívio para o bolso.
Por fim, famílias que têm crianças e adolescentes podem preferir os apartamentos. Isso porque os novos empreendimentos possuem áreas de lazer, que transformam os prédios em verdadeiros clubes.
Apartamento: desvantagens
Todo condomínio tem regras, não se pode fugir disso. Há horário para tudo e condições para o uso da piscina, salão de festas e outras dependências de uso comum. Os hábitos dos vizinhos pode ser um problema também.
Não se pode esquecer dos compromissos periódicos, como as famosas reuniões de condomínio. Apesar de serem importantes para avaliar a administração e sugerir melhorias, elas sempre terminam em confusão.
Casa: vantagens
Em uma casa, as regras são determinadas pelos moradores. Além disso, geralmente, há mais espaço do que em apartamentos e assim os donos podem ter animais de estimação e ainda se dedicar a atividades ao ar livre.
Uma casa também permite que o dono não tenha de lidar com hábitos de vizinhos barulhentos ao lado da parede do quarto. Em resumo, é muito mais privacidade!
Casa: desvantagens
Os custos para manter uma casa são mais elevados. Isso porque a manutenção do jardim, reforma dos cômodos e ajustes na caixa d’água, por exemplo, entram como despesas integrais ao dono do imóvel. Além disso, existe o pagamento do consumo de água, energia e ainda, se for necessário, investimentos com segurança.
Por serem maiores que os apartamentos, exige-se mais tempo e dedicação para manter o imóvel limpo e em ordem.
Ajude o cliente da imobiliária na escolha
Para ajudar o cliente da imobiliária na escolha, é preciso conhecer o perfil dele, além de suas necessidades. Nesse sentido, procure fazer perguntas nos primeiros contatos para obter respostas valiosas. Cada informação obtida deve ser registrada no CRM Imobiliário.
Por exemplo, uma pessoa que valoriza a liberdade dificilmente vai gostar de morar em um apartamento. Por sua vez, famílias que têm filhos pequenos podem optar por apartamentos com áreas de lazer e próximos de escola por conta da segurança.


Sabendo a necessidade e o perfil do cliente da imobiliária, você tem muitas substâncias em mãos para oferecer o imóvel certo a ele.

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