Delegar
tarefas: qual a melhor forma?
Seja você um líder de
equipe, um empreendedor, um gestor ou alguém em uma posição de autoridade
semelhante, a delegação de tarefas será a chave principal para maximizar sua
produtividade e manter-se saudável durante prazos apertados ou períodos de
grandes cargas de trabalho.
O problema é
que muitos empreendedores, gestores e líderes não sabem delegar de forma eficaz
ou não estão dispostos a fazê-lo, a menos que seja absolutamente necessário,
pois a delegação é um verdadeiro desafio. Ao mesmo tempo, se você quer que o
trabalho seja feito corretamente, será necessário aprender como delegá-lo da
forma certa. Afinal, como já foi observado de forma perspicaz por Dale
Carnegie: os maiores êxitos profissionais devem-se à habilidade para dirigir as
pessoas!
Mas, mesmo
que a delegação possa ser difícil para muitas pessoas, há diretrizes para
tornar a delegação mais eficaz. Pois, delegar tarefas é uma habilidade que,
como qualquer outra, pode ser aprendida e aprimorada com o passar do
tempo. A seguir, aprenda estratégias de delegação, depois coloque-as
em prática e observe como a eficiência da sua organização aumentará:
1. Aprenda a
“ausentar-se” do seu trabalho
O maior
problema que a maioria dos novos gestores e líderes enfrenta é a incapacidade
de abandonar seu próprio trabalho. Às vezes, eles se sentem tão dedicados a
concluir suas tarefas que se recusam a deixar que outras pessoas ajudem. Outras
vezes, eles temem que ninguém mais tenha as habilidades necessárias para
executar o trabalho com eficiência.
Seja qual for
o caso, sua primeira prioridade deve ser aprender a se desligar das tarefas
quando as coloca sob a responsabilidade de outras pessoas. Comece pequeno,
delegando apenas as tarefas menores e aumente gradualmente a importância delas.
Conheça melhor sua equipe e melhore a confiança entre você e seus colegas de
trabalho. Dê pequenos passos e saiba que, eventualmente, você terá que “deixar
o seu trabalho” se quiser que sua equipe seja bem-sucedida.
2. Estabeleça um
sistema de prioridade
Como parte do
processo de “desligar-se do trabalho”, comece a desenvolver um sistema de
prioridades para tarefas. Naturalmente, este sistema irá variar com base em sua
especialização, seu setor e os tipos de tarefas que você normalmente lida, mas
criará pelo menos quatro categorias, de acordo com o grau de esforço e o grau
de habilidade exigido por uma tarefa.
A categoria
mais qualificada deve conter tarefas que você mantém sob sua responsabilidade,
enquanto aquelas nas categorias menos qualificadas podem ser atribuídas a
outras pessoas da equipe. O grau de esforço deve determinar quais tarefas
são mais importantes para delegar, por exemplo, atribuir a outra pessoa a
responsabilidade por uma tarefa de alto esforço e pouca habilidade economiza
muito tempo de um gestor (que poderá se dedicar a tarefas mais complexas).
Estabelecer um sistema de prioridade ajudará você a entender a natureza de suas
tarefas e a delegar com eficiência.
3. Jogue com os
pontos fortes dos colaboradores do seu time
Como gestor e
líder, você terá que aprender as sutilezas de seus companheiros de equipe. Você
deve conhecer os pontos fortes e fracos de cada pessoa, incluindo sua atual e
potencial gama de habilidades. Ao delegar, observe sua equipe e atribua tarefas
a quem tiver o maior número de habilidades relevantes para essa tarefa.
Parece uma
escolha óbvia, mas muitos líderes delegam para quem tem a carga de trabalho
mais leve ou mais conveniente e não para quem é mais qualificado. Também é
importante ser consistente. Por exemplo, delegar o mesmo tipo de tarefas as
mesmas pessoas acabará por aumentar a aptidão delas para essas atividades nas
próximas vezes.
4. Inclua sempre
instruções
Mesmo que o
processo da tarefa pareça óbvio para você, inclua as instruções em cada tarefa
que você delegar. Se você tiver preferências específicas de como a tarefa
deverá ser realizada, inclua essa informação também. Se você tem um prazo ou
metas rigorosos, precisa ser claro a respeito. A inclusão de detalhes e instruções
simples desde o início evitará a maioria das falhas de comunicação e permitirá
que suas tarefas sejam executadas de forma eficaz. É uma estratégia proativa
que você e os membros de sua equipe apreciarão.
5. Não tenha medo de
ensinar novas habilidades
A falta de
alguém em sua equipe com a capacidade de executar uma determinada tarefa em sua
lista de obrigações e afazeres não significa que o trabalho não possa ser
delegado. A maioria das habilidades pode ser aprendida – algumas mais
facilmente do que outras – por isso, não tenha medo de ensinar como parte do
processo de delegação.
Embora a
atribuição de suas primeiras tarefas leve mais tempo do que você vai
economizar (já que você precisa treinar o colaborador), considere esse tempo
como um investimento. Ao compartilhar essas habilidades e conhecimentos,
você estará abrindo a porta para atribuir todas as tarefas semelhantes a essa
pessoa no futuro, economizando mais tempo do que você passou ensinando.
Lembre-se, as pessoas da equipe normalmente se sentem valorizadas quando
aprendem novas habilidades ou adquirem novos conhecimentos.
6. Confie, mas
verifique atentamente
Uma vez que
uma tarefa é delegada, confie no integrante da sua equipe para executá-la
em seus próprios termos. Isso permitirá que a pessoa lide com o trabalho da
maneira que ela achar melhor. No entanto, não tenha medo de ocasionalmente
intervir e verificar se a tarefa está sendo feita conforme o planejado.
Por exemplo, se você delegou uma tarefa há uma semana, que deve ser
entregue amanhã, confie que seu funcionário está finalizando, mas faça uso
da tecnologia para fazer o acompanhamento, garantindo assim para garantir
que a pessoa não tenha enfrentado nenhum obstáculo e cumprirá o
prazo. Isso incentiva e ajuda a evitar ruídos de comunicação.
7. Adote ciclos
de feedback para melhorar a delegação no futuro
O feedback é
a parte mais importante do processo de delegação e funciona nos dois sentidos.
Se os seus colaboradores se saíram bem com a tarefa que você designou,
elogie publicamente, claro, elogios genuínos, como dizia Dale Carnegie, se você
quer fazer amigos e influenciar pessoas: “comece com um elogio sincero e uma
apreciação sincera.”
E se, por
infelicidade, eles tiverem falhado, não tenha medo de dar-lhes algumas
críticas construtivas — mas nesse caso faça isso reservadamente; como bem diz o
ditado “elogie em público, critique em particular”. Ah, e não esqueça de
convidar seus funcionários a compartilhar seus pensamentos sobre como você
está delegando – é uma oportunidade essencial para você determinar se está
fornecendo informações suficientes ou se está atribuindo as tarefas certas às
pessoas certas.
8. Combine a pessoa
com o trabalho
Um dos
grandes desperdiçadores de tempo no mundo corporativo é delegar uma tarefa
à pessoa errada. Muitas vezes a tarefa é delegada a uma pessoa que não é capaz
de fazê-la corretamente ou de fazê-la no prazo.
O único
indicador preciso do desempenho futuro é o desempenho passado. A regra é que
você nunca delega uma tarefa importante a uma pessoa que não realizou essa
tarefa satisfatoriamente no passado. Escolher a pessoa errada para uma tarefa
importante é a principal razão para o fracasso. É injusto esperar que uma
pessoa que não tenha feito um trabalho antes desempenhe um nível de qualidade
suficiente quando recebe o trabalho pela primeira vez.
9. Concorde com o que
deve ser feito
Depois de
selecionar a pessoa certa para o trabalho, reserve um tempo para discutir o
trabalho com essa pessoa e decida o que deve ser feito. Quanto mais tempo você
dedicar para discutir e concordar com o resultado final ou com o objetivo, e
alcançar a clareza absoluta, mais rápido o trabalho será feito assim que a
pessoa começar a usá-lo.
10. Gerenciar por
Exceção
Gerenciar por
exceção é uma poderosa ferramenta de gerenciamento de tempo que você pode usar
para trabalhar com mais eficiência com outras pessoas. Pratique o gerenciamento
por exceção quando você delega. Defina metas, padrões e prazos claros para a
tarefa delegada. Um trabalho sem prazo é meramente um trabalho pedido. Então
diga às pessoas para recorrerem a você somente se tiverem algum problema ou
dificuldade.
Se o trabalho
estiver em andamento sem falhas e tropeços, dentro do cronograma e do
orçamento, o gerenciamento por exceção significa que a pessoa não
precisa se reportar a você em cada passo da execução da tarefa, basta um
feedback em determinados momentos para garantir que a tarefa está sendo bem
executada. Se a sua ajuda não for solicitada, pode-se presumir que tudo está
indo bem. E o colaborador só precisa relatar a você quando ocorre uma exceção e
há um problema em fazer o trabalho a tempo, com o nível de qualidade acordado.
Bem, como já
dissemos, a delegação nem sempre é fácil, e o processo nem sempre é claro, mas
quanto mais cedo você começar a exercitar essa habilidade, mais cedo você
desenvolverá a expertise para fazê-lo efetivamente. Perceba que o processo
nunca será perfeito, mas aprenda com suas experiências e faça ajustes contínuos
para melhorar. Assim, o processo de delegação será mais rápido e
mais fluido.
Uma vez
dominada, a delegação torna-se parte de seu DNA gerencial e você
obterá consistentemente excelentes resultados. Então não tenha medo de delegar
tarefas. E se você sentir interesse em aprimorar ainda mais suas habilidades de
delegação, entre em contato com a Dale
Carnegie que desenvolve treinamentos baseados em pilares
fundamentais de capacidade de confiança e comunicação tão necessárias a
quem deseja aprender a delegar com eficiência.
6. Confie, mas
verifique atentamente
Uma vez que
uma tarefa é delegada, confie no integrante da sua equipe para executá-la
em seus próprios termos. Isso permitirá que a pessoa lide com o trabalho da
maneira que ela achar melhor. No entanto, não tenha medo de ocasionalmente
intervir e verificar se a tarefa está sendo feita conforme o planejado.
Por exemplo, se você delegou uma tarefa há uma semana, que deve ser
entregue amanhã, confie que seu funcionário está finalizando, mas faça uso
da tecnologia para fazer o acompanhamento, garantindo assim para garantir
que a pessoa não tenha enfrentado nenhum obstáculo e cumprirá o
prazo. Isso incentiva e ajuda a evitar ruídos de comunicação.
7. Adote ciclos
de feedback para melhorar a delegação no futuro
O feedback é
a parte mais importante do processo de delegação e funciona nos dois sentidos.
Se os seus colaboradores se saíram bem com a tarefa que você designou,
elogie publicamente, claro, elogios genuínos, como dizia Dale Carnegie, se você
quer fazer amigos e influenciar pessoas: “comece com um elogio sincero e uma
apreciação sincera.”
E se, por
infelicidade, eles tiverem falhado, não tenha medo de dar-lhes algumas
críticas construtivas — mas nesse caso faça isso reservadamente; como bem diz o
ditado “elogie em público, critique em particular”. Ah, e não esqueça de
convidar seus funcionários a compartilhar seus pensamentos sobre como você
está delegando – é uma oportunidade essencial para você determinar se está
fornecendo informações suficientes ou se está atribuindo as tarefas certas às
pessoas certas.
8. Combine a pessoa
com o trabalho
Um dos
grandes desperdiçadores de tempo no mundo corporativo é delegar uma tarefa
à pessoa errada. Muitas vezes a tarefa é delegada a uma pessoa que não é capaz
de fazê-la corretamente ou de fazê-la no prazo.
O único
indicador preciso do desempenho futuro é o desempenho passado. A regra é que
você nunca delega uma tarefa importante a uma pessoa que não realizou essa
tarefa satisfatoriamente no passado. Escolher a pessoa errada para uma tarefa
importante é a principal razão para o fracasso. É injusto esperar que uma pessoa
que não tenha feito um trabalho antes desempenhe um nível de qualidade
suficiente quando recebe o trabalho pela primeira vez.
9. Concorde com o que
deve ser feito
Depois de
selecionar a pessoa certa para o trabalho, reserve um tempo para discutir o
trabalho com essa pessoa e decida o que deve ser feito. Quanto mais tempo você
dedicar para discutir e concordar com o resultado final ou com o objetivo, e
alcançar a clareza absoluta, mais rápido o trabalho será feito assim que a
pessoa começar a usá-lo.
10. Gerenciar por
Exceção
Gerenciar por
exceção é uma poderosa ferramenta de gerenciamento de tempo que você pode usar
para trabalhar com mais eficiência com outras pessoas. Pratique o gerenciamento
por exceção quando você delega. Defina metas, padrões e prazos claros para a
tarefa delegada. Um trabalho sem prazo é meramente um trabalho pedido. Então
diga às pessoas para recorrerem a você somente se tiverem algum problema ou
dificuldade.
Se o trabalho
estiver em andamento sem falhas e tropeços, dentro do cronograma e do
orçamento, o gerenciamento por exceção significa que a pessoa não
precisa se reportar a você em cada passo da execução da tarefa, basta um
feedback em determinados momentos para garantir que a tarefa está sendo bem
executada. Se a sua ajuda não for solicitada, pode-se presumir que tudo está
indo bem. E o colaborador só precisa relatar a você quando ocorre uma exceção e
há um problema em fazer o trabalho a tempo, com o nível de qualidade acordado.
Bem, como já
dissemos, a delegação nem sempre é fácil, e o processo nem sempre é claro, mas
quanto mais cedo você começar a exercitar essa habilidade, mais cedo você
desenvolverá a expertise para fazê-lo efetivamente. Perceba que o processo
nunca será perfeito, mas aprenda com suas experiências e faça ajustes contínuos
para melhorar. Assim, o processo de delegação será mais rápido e
mais fluido.
Uma vez
dominada, a delegação torna-se parte de seu DNA gerencial e você
obterá consistentemente excelentes resultados. Então não tenha medo de delegar
tarefas. E se você sentir interesse em aprimorar ainda mais suas habilidades de
delegação, entre em contato com a Dale
Carnegie que desenvolve treinamentos baseados em pilares
fundamentais de capacidade de confiança e comunicação tão necessárias a
quem deseja aprender a delegar com eficiência.
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