Pagar à vista ou deixar o dinheiro investido e financiar? O que é melhor para comprar imóvel?

Pagar à vista ou deixar o dinheiro investido e financiar? O que é melhor para comprar imóvel?

Comprar um imóvel, além de ser uma decisão muito importante, envolve muitas questões que geram dúvidas. É um bem que vai comprometer parte de sua renda por um longo período. E se falarmos de financiamento imobiliário, esse período equivale a quase uma vida, em torno de 30 anos.

O pagamento à vista requer educação financeira, muita economia e paciência, já que pode levar muitos anos para você conseguir juntar todo o dinheiro necessário para a compra. Por esses motivos é natural que na hora de decidir você sinta um certo receio e fique confuso entre essas opções.

Mas existe orientação para todas essas dúvidas. Nesse artigo daremos algumas informações que ajudarão você no momento de decidir pelo financiamento ou pelo pagamento à vista do seu imóvel.

Pagar à vista a compra do imóvel em Goiânia.

Essa é uma alternativa normalmente escolhida por pessoas mais conservadoras e muito organizadas, que dispõem de tempo e tranquilidade para se planejar, economizar e posteriormente comprar à vista.

Porém, mesmo sendo bastante atraente não ter uma “dívida” e comprar à vista, talvez seja uma descapitalização muito alta para se fazer, visto que atualmente na região Centro-Sul de Goiânia, por exemplo, um imóvel tipo de 2 quartos, por exemplo, raramente sai por menos de R$ 300 mil. E esse valor, se bem investido, pode render bastante durante o tempo de financiamento e garantir a realização de vários objetivos ao longo da vida (além de ser uma segurança ter um dinheirinho guardado, não é mesmo?).

Investir o dinheiro e financiar o imóvel em Goiânia.

Mesmo que você tenha dinheiro para comprar um imóvel à vista, saiba que talvez o melhor a se fazer seja investir todo esse dinheiro (existem diversas modalidades de investimento no mercado) e optar por fazer um financiamento imobiliário.

Com o valor dos rendimentos de seu investimento você poderia pagar tranquilamente as suas prestações, enquanto o valor aplicado fica intacto, ou melhor, rendendo. Imagine o seguinte: se você consegue investir à uma taxa mensal de 0,6% mais a inflação medida pelo IPCA, (e sim, isso é possível aplicando em Títulos Públicos do Tesouro Direto, por exemplo), os rendimentos são bem interessantes.

Existem alguns bancos que financiam com boas taxas de juros, tornando a compra do imóvel bem mais acessível. Isso quer dizer que você pode pagar as prestações com tranquilidade e ainda sobra uma parte para você fazer o que bem entender.

Cada instituição tem suas unicidades e as taxas e os prazos variam de cliente para cliente dependendo da análise de crédito e de vários outros fatores. A maioria dos sites permite inclusive fazer uma simulação de crédito online para ver o quanto você pode financiar e ter noção de quanto você irá pagar e por quanto tempo.

O Banco Itaú, por exemplo, pode financiar até 75% do valor do imóvel com prazo de pagamento de até 30 anos. O Santander em alguns casos financia até 80% do valor do imóvel, também com boas taxas de juros e prazo para pagamento de até 35 anos. Outros bancos também atuam com taxas e prazos bem competitivos, como Banco Intermedium e Banco do Brasil.

Bom, essas são algumas opções de como comprar um imóvel aqui em Goiânia. Vai depender muito do seu perfil e do tipo de planejamento que você fez para seu futuro. Uma coisa é comum a todas as maneiras citadas acima: você vai precisar de disciplina e planejamento para alcançar seu objetivo de comprar um imóvel.

Sanadas as dúvidas, agora você está mais seguro para optar pela melhor forma de comprar o seu imóvel, que deve ser aquela que cabe no seu orçamento e no seu estilo de vida, certo? Deixe um comentário e participe da conversa!

Comentários