Dica para 2020: Continue aprendendo sobre Vendas

Dica para 2020: Continue aprendendo sobre Vendas.

Claro, especialmente se você for um vendedor, afinal de contas, isso é seu trabalho, e as condições, as técnicas e as expectativas dos clientes mudam e evoluem constantemente. É mesmo uma questão de sobrevivência se esse é seu ofício.

Mas mesmo que você não atue diretamente na área comercial, aprenda sobre vendas, porque isso pode te salvar de ser facilmente substituível pela tecnologia. E eu falo aqui, principalmente de vender ideias!

Vender, nesse caso, não é somente sobre produtos ou serviços. Seja como operador, gestor ou executivo, você precisa vender sua ideia para a equipe, saber envolve-los em um propósito que faça sentido. Precisa saber vender isso para seus chefes e os demais membros da empresa, e até para a comunidade em geral, toda a gama de stakeholders.

E vendas tem a ver com pessoas, muito mais do que apenas sobre processos e técnicas. Aprenda sobre como as pessoas agem, pensam, e principalmente como se sentem. Você deve investir em aprender sobre como criar experiências, gerar emoções positivas e consistentes nos seus clientes.
Nós compramos pela emoção, e depois justificamos com a razão.

Sabe quando você compra aquele tênis novo, daquela marca que você adora, que foi bem mais caro do que você pensava gastar, mas depois fica justificando com o fato dele ter um amortecimento melhor, e que vai proteger seu joelho? É isso!

Mas cuidado, porque vender e gerar emoções positivas parece óbvio, mas pode ser mais complexo do que parece.

Talvez a dificuldade (a pegadinha) esteja justamente na obviedade. Você já reparou que tendemos a não nos esforçar para aprender algo que supomos já saber?! Você acha que é simples cozinhar um arroz ou fritar um bife, por exemplo. Mas já parou para conversar com quem entende mesmo do assunto, e percebeu quantas manhas existem para fazer aquilo de uma forma muito mais efetiva?

Fazer as coisas simples com perfeição pode ser mais difícil, porque qualquer um tem condições de avaliar se aquilo foi mesmo bem executado. Mas só quem se aprimora mesmo em conhecer como chegar àquele resultado, vai conseguir reproduzir aquele resultado com consistência, sem precisar contar com a sorte.
Fazer as coisas simples com perfeição pode ser mais difícil, porque qualquer um tem condições de avaliar se aquilo foi mesmo bem executado.

Se você nunca provou lagosta, quando comer pela primeira vez naquele restaurante caro, em que você quis impressionar a namorada, não terá base para dizer se estava mesmo bem feito, se a textura ou o gosto deveria ser aquele mesmo. Um hambúrguer você provavelmente saberia julgar se é bom de verdade!

Ter uma atitude empática, entender de pessoas, é isso o que faz a diferença quando você precisa conquistar a confiança do seu cliente, para então poder conduzi-lo na jornada de compra.

Saber se colocar no lugar dos outros é não apenas uma forma de fazer o cliente gostar de você ou conquistar sua confiança, mas é antes de tudo, uma ferramenta para que você olhe a situação pelos olhos dele, e consiga oferecer a solução mais adequada a todo o contexto. E isso é mais do que ser apenas eficiente!

E uma dica para demonstrar empatia é perguntar (fazer as perguntas certas), muito mais do que ficar falando tudo o que você sabe sobre seu projeto, produto ou serviço. Os clientes não querem uma demonstração de conhecimento, eles querem saber se você os compreende e consegue oferecer o que irá solucionar seus problemas.

Resumidamente, aprender e se desenvolver no assunto Vendas é muito mais importante do que estudar para executar bem uma tarefa, é também uma forma de aprimorar sua comunicação e sua forma de interagir com o mundo, e torná-la muito mais efetiva.

Bom era isso! E pra encerrar, olha que interessante essa breve explicação sobre as diferenças entre ser Eficiente, Eficaz e Efetivo:
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Fonte: 

Denis Augusto Branco

Coordenador Comercial | Estratégias Digitais | Customer Experience na EuroAmérica Incorporações 



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