O que é ZMOT? E como pode lhe ajudar nas vendas.

O que é ZMOT? E como pode lhe ajudar nas vendas.
Você sabe o que é ZMOT? Ou, ao menos, já ouviu falar? Pois bem, este é um termo criado para especificar algumas situações no mercado de uma forma geral.
Ele surgiu com para alinhar os tipos comportamentos que o consumidor tem ao longo de sua jornada de compra. E isto é válido para uma série de situações, uma vez que a evolução do comportamento é constante.
E no caso do mercado imobiliário não é diferente. Há sempre formas diferentes de abordar um potencial cliente. Além de que há sempre formas diferentes de este potencial cliente fechar negócio ou não.
Como você sabe, o mercado não é uma ciência exata. E isto nem sempre é um ponto positivo para quem precisa elaborar campanhas de marketing ou pensar em abordagens de venda.
Mais fácil seria se houvesse uma receita ou segredo de como vender mais, não é mesmo? Mas, isto não existe. O que existe, são práticas diárias e constantes para conseguir, de alguma forma, atrair a atenção das pessoas.
E o ZMOT faz parte deste ecossistema complexo e, acima de tudo, eficiente. Continue lendo para entender tudo sobre ele.
O que é ZMOT?
Antes mesmo de aprofundar o tema, precisamos entender o que é ZMOT. Basicamente, esta é uma sigla para a frase “Zero Moment of Truth”. Ou, na tradução, momento zero da verdade. Mas, o que isto tem a ver com o mercado imobiliário? Tudo!
Afinal, este termo é, na verdade, uma forma de “organizar” um pensamento sobre o comportamento do consumidor.
O comportamento do consumidor vem mudando de acordo com o passar dos anos. E isto é muito comum, uma vez que a sociedade se transforma também.
E o ZMOT é uma forma de sentir esta mudança na prática, uma vez que o processo de compra é influenciado pelo comportamento das pessoas. Por exemplo, quando a internet não existia, as pessoas eram influenciadas a comprar algo somente por um anúncio de TV ou jornal.
Hoje, isto ainda acontece. Porém, há um passo “extra” antes de fechar a compra em definitivo, que é justamente este momento zero. Ele reflete todo o trabalho de pesquisa e busca de informações que o consumidor tem antes mesmo de fechar um negócio.
E, se este negócio pode significar uma dívida ou investimento para a vida inteira, a pesquisa é ainda mais profunda.
E talvez você esteja se perguntando qual o motivo da expressão ser “momento zero”. Bom, vamos explicar isto mais para frente pois precisaremos contextualizar e, desta forma, ficará simples de entender. Acompanhe!
O comportamento do consumidor mudou
Sim, o comportamento do consumidor mudou completamente o mercado. Hoje, existem diversas formas de se fechar um negócio ou de se fazer uma ação de marketing digital para imobiliárias.
Afinal, o foco não pode mais estar em que é você. Mas sim, em como você pode ajudar um potencial cliente de uma forma efetiva e eficaz.
Ou seja, antes mesmo de você lançar uma campanha publicitária em qualquer veículo, é preciso pensar como você estará, de fato, ajudando alguém.
As pessoas não estão mais interessadas em saber das “autopromoções” que as empresas faziam e ainda fazem. Por exemplo, dizer em um anúncio que a empresa é a melhor de todas ou que tem o melhor produto, já não e mais o suficiente. Afinal, todo mundo fala isso. E quem está certo?
E o mercado responde a estas situações constantemente. Por isso o comportamento do consumidor em si está em constante evolução.
Hoje o comprador é muito mais ativo do que antes e o vendedor já não possui mais um papel tão relevante neste sentido. Ele continua importante, porém, não tanto quanto era.
E isto explica-se pelo fato da introdução do ZMOT. Ou, momento zero da verdade. Que é onde o consumidor está para pesquisar, comparar, compartilhar e dar opinião sobre um serviço, produto ou empresa: a internet!
Os buscadores revolucionaram a forma como as pessoas compram coisas. Afinal, quem nunca pesquisa algo antes mesmo de fechar um negócio? Esta é a nova realidade e, em cima dela, a sua imobiliária precisa crescer.
Fonte: villeimobiliarias








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