5 perfis de vendedor - e o que mais fecha negócios (mesmo na crise).

5 perfis de vendedor - e o que mais fecha negócios (mesmo na crise).
Você já parou pra pensar porque está tão difícil bater suas metas de vendas?

Você já parou pra pensar porque está tão difícil bater suas metas de vendas?

Se você acha que ter um bom relacionamento com o cliente é suficiente, eu trago más notícias. Um estudo feito com vendedores do mundo todo mostrou que a abordagem clássica de criar relacionamentos converte muito pouco em uma venda complexa.

O estudo foi publicado no livro Vendas Desafiadoras (Challenger Sales).
Analisando 6.000 vendedores de 90 empresas em diferentes mercados, os autores revelaram o segredo dos top-performers. E por que vendem tanto.

Será que você está entre eles?
Os 5 perfis de vendas

Para descobrir as características dos vendedores de sucesso, os autores analisaram dezenas de comportamentos de vendas que os profissionais tinham na interação com os prospects. O resultado trouxe cinco perfis, com habilidades e comportamentos distintos.
1. Vendedor Empenhado

É o primeiro a chegar na empresa e o último a sair. Trabalha duro e faz hora extra para bater a meta. Sabe tudo sobre o CRM. Faz muitas ligações e manda vários e-mails aos clientes. É auto-motivado e não desiste facilmente. Gosta de receber feedbacks para melhorar.
2. Construtor de Relacionamentos

É o vendedor consultivo clássico. Conquista a confiança dos prospects. Constrói redes de relacionamento com eles. Preza pela satisfação máxima do cliente e está sempre disposto a ajudar. Se dá bem com todo mundo e é muito solícito.
3. Lobo solitário

É independente. Não segue regras. Não cumpre procedimentos. Não faz relatórios. Não usa o CRM. Mas entrega ótimos resultados. Costuma ser difícil de gerenciar e pode até criar conflitos na equipe.
4. Solucionador de problemas

Foca sua energia no pós-vendas. Quer resolver todos os problemas do cliente. Gosta de ajudá-lo a implementar a solução. Muito detalhista, garante que todos os problemas do prospect sejam resolvidos de forma rápida e confiável.
5. Desafiador

Traz ideias para inovar o negócio do cliente. Tem diferentes pontos de vista. Conhece profundamente as dores e problemas dele. Questiona o status-quo e mostra maneiras criativas de aumentar os resultados do negócio. Gosta de debater e não têm medo de desafiar seu interlocutor.
Qual perfil vende mais?

Ao cruzar os cinco perfis com a performance dos vendedores, os pesquisadores notaram algo curioso. Em uma performance média de vendas, todos os perfis apresentaram resultados parecidos. Mas, entre os top-performers, 39% eram desafiadores e só 7% eram construtores de relacionamentos.


Se analisarmos apenas negociações complexas, o perfil desafiador nos top-performers sobe de 39% para 54%.
Quanto mais complexa a venda, maior o sucesso do vendedor desafiador - é ele quem mais vende, mesmo em tempos de crise.

Esta descoberta é um tanto perturbadora para muitos vendedores treinados em criar relacionamentos - um dos perfis menos eficazes em vendas complexas.
Como funciona a venda desafiadora na prática?

Imagine uma empresa de arquitetura que está negociando com um cliente. Ele acaba de construir um escritório. Em vez de falar: "A maioria dos escritórios não instala a mobília da forma correta e isso atrapalha a colaboração entre as equipes", o vendedor desafiador vai além.

Após entender a necessidade, ele diz:

- Você sabia que as empresas do seu setor que investiram em um ambiente colaborativo aumentaram o faturamento em 35%, segundo a pesquisa XYZ?
O vendedor desafiador é antenado com as últimas tendências de mercado. É visto como um consultor. Um conselheiro. Por isso, agrega valor e fecha mais vendas.

Ele traz dados e fatos que o ajudam a pensar fora da caixa. Desafia o prospect a mudar algo que ele faz de errado. Ajusta o pitch de vendas para cada decisor. Pesquisa o perfil do cliente no LinkedIn e usa essas informações de forma estratégica na reunião de vendas.
Momento mágico

Depois de escutar mais de cinco mil pessoas, chegou-se à conclusão que 53% dos consumidores avaliaram o momento da venda como o fator mais importante para a sua fidelização. Esse é o momento mágico.
A experiência do consumidor é mais importante do que aspectos técnicos do produto e os diferenciais em relação à concorrência.

Imagine você conversando com um vendedor que conhece tanto os seus problemas que até o ensina a resolvê-los de forma criativa e inovadora? Você compraria dele?

5 Dicas para criar a cultura desafiadora

Uma cultura desafiadora não nasce da noite para o dia. Se você é gestor de vendas e quer implementar isso na empresa, aqui estão algumas dicas que podem ajudar.
1. Obtenha o suporte da liderança

Sem ele, você vai patinar. E muito.
2. Crie um sistema de informações

Seus vendedores ficarão por dentro das últimas tendências do setor. Seus problemas típicos. As soluções de valor mais utilizadas. e pesquisas recentes que podem gerar insights nos propects e clientes.
3. Incentive os vendedores a assumir o controle da venda

Ao invés de dar ao cliente exatamente o que ele pediu, incentive seu time a adotar uma postura desafiadora. Isso pode tirar o cliente da zona de conforto e deixá-lo até um pouco incomodado. Mas faz parte do processo.
4. Explore novos canais de venda

Em vendas complexas, há diversos influenciadores envolvidos. Sua equipe deve identificar quem são eles e envolvê-los o quanto antes. Ou você corre um sério risco de gastar tempo e energia com a pessoa errada - e perder a venda. Use o LinkedIn Sales Navigator para fazer vendas sociais.
5. Fale o mínimo de você

Um erro muito comum é falar sobre a sua empresa no primeiro contato. Quando ela surgiu, sua missão, seus escritórios espalhados pelo mundo. O cliente não está preocupado com isso. Ele quer saber como você vai resolver o problema dele! Comece a conversa falando sobre ele. Seu mercado. As últimas tendências.
Conclusão

Estabelecer relacionamentos com prospects e clientes continua sendo importante. Eles abrem portas e geram confiança. Mas, em vendas complexas, isso não é o fator decisivo para fechar o negócio.

Para fechar as portas que foram abertas, quem se sai melhor é o vendedor que desafia, instiga e ensina o seu cliente com ideias inovadoras que geram insights.
Nas vendas complexas, não basta criar relacionamentos com o cliente ou ter um ótimo produto/serviço. É preciso uma experiência de vendas inesquecível.

Uma ótima forma de fazer isso é aprender sobre o mercado do seu cliente e levar informações úteis que o ajudem a despertar insights, personalizando o discurso para cada decisor envolvido no processo. Assim, você assume o controle da conversa do início ao fim.

E tem tudo para se tornar o próximo vendedor top-performer da sua empresa!
4 ações práticas para você aplicar o que leu
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