Crise do Coronavírus: como gestores e corretores estão agindo?
O novo coronavírus se espalhou rapidamente por outros países e, recentemente, chegou ao Brasil. Até o dia 18 de março, registramos 372 casos confirmados, em 19 estados do Brasil.
Denominada como uma pandemia, a covid-19 possui fácil transmissão. E, é por isso, que estamos tomando medidas para prevenir um surto da doença: se certificando que o sistema de saúde consiga atender pacientes com sintomas mais graves ou a população de risco.
Assim, uma série de eventos do mercado imobiliário foram cancelados ou adiados e as pessoas estão sendo orientadas a não sair de casa. As empresas, como uma forma de incentivar essa ação, estão permitindo o trabalho remoto das suas equipes comerciais.
O objetivo do artigo não é falar sobre o coronavírus. Caso queira saber mais sobre a transmissão, sintomas e gravidade do vírus, indicamos esse artigo do Dr. Dráuzio Varella, que tira todas as dúvidas relacionadas ao tema.
Mas como isso vai impactar os resultados da sua construtora? Quais as alternativas para minimizar os prejuízos? Afinal, não podemos esperar a crise passar para se preparar para vender. Neste artigo, vamos mostrar como sua equipe pode atuar em meio à crise do coronavírus. Vem com a gente!
Imagine uma imobiliária que possui um processo completamente analógico: utiliza papel, os corretores precisam ficar se deslocando de um lugar a outro e as conversas precisam ser presenciais. As chances de contaminação são altas, certo?
Seja pelo papel, pela caneta, por maçanetas ou até apertos de mão, o vírus pode viver em uma superfície durante muitos dias. Então, precisamos ter atenção redobrada e seguir todas as recomendações para evitar que ele se alastre.
Mas qual seria uma solução para esses processos manuais?
É nas crises que aprendemos, que inovamos, que vamos atrás de novas soluções… O coronavírus é só mais um motivo pelo qual você entenderá que trabalhar com processos manuais não faz sentido no momento em que estamos vivendo.
Não há dúvidas: todos ainda estão se adaptando a essa crise, mas construtoras que contam com tecnologia possuem mais facilidade para estruturar os processos de trabalho remoto. Confira como nossos clientes estão utilizando o Facilita neste período!
Você precisa parar de gerar leads neste período?
A maior dúvida dos gestores comerciais é “Devo parar de gerar leads neste período?”. A resposta é “Não”! Embora as pessoas não estejam saindo de casa e esteja preocupadas com o coronavírus, elas continuam querendo comprar imóveis.
Essa pode ser uma oportunidade de se conectar melhor com os prospects, independente de visitas presenciais. Para isso, você pode usar ligações, whatsApp e reuniões em videoconferência para munir ao máximo seus clientes com informação sobre os empreendimentos.
Como clientes Facilita estão agindo em meio a crise
Pense em um novo cenário: gestores recebendo propostas digitalmente para aprovação; corretores reagendando visitas e registrando tudo em um sistema único; correspondentes bancários fazendo devolutivas sobre análise de crédito virtualmente para as construtoras.
Completamente diferente do cenário anterior, certo? A chance de transmissão entre esses profissionais é mínima.
Com a tecnologia, mesmo que seja desafiador controlar a equipe remotamente, nossos clientes possuem facilidade em adaptar seus processos. Afinal, construtoras com processos manuais precisarão parar nos próximos dias. O prejuízo pode ser gigante!
Corretores e equipe de pré-atendimento
Nos dias de trabalho remoto, as campanhas de marketing continuam e os profissionais de pré-atendimento e corretores podem focar 100% em oferecer um atendimento de excelência para os clientes. Confira as ações indicadas no trabalho remoto!
Qualificação de leads e apresentação de empreendimentos
Caiu um lead? Essa é a parte mais tranquila de se fazer remotamente. A equipe de pré-atendimento ou corretores que fazem esse primeiro contato não se prejudicam com o trabalho remoto.
Talvez não seja possível marcar uma visita presencial no momento, mas em plataformas como o Zoom, por exemplo, é possível passar todas as informações do empreendimento (imagens, plantas, detalhes da vizinhança) para o cliente.
Em uma reunião, os corretores podem compartilhar a tela do Facilita, para passar por todos os pontos importantes, como quantidade de quartos, metragem, fase da obra, faixa de preço, além das imagens da planta e do decorado.
Os corretores podem ainda simular propostas de forma remota com cliente, dando início a negociação e enviar documentos dos clientes para a análise de crédito dos correspondentes bancários. Vender um imóvel de forma remota é mais fácil do que parece.
Aproveite para fazer os follow ups
Tem algum cliente que resolveu dar uma pensadinha? Você ligou algumas vezes e ele não atendeu? Essa é a hora de dar andamento para evoluí-lo no funil. Se você tem muitos leads esperando para tomar uma decisão, essa é a oportunidade de estudar as objeções e oferecer uma solução! Coloque seus follow ups em dia!
Retome o contato com oportunidades futuras
Sabe aquele lead que pediu para ligar depois de seis ou oito meses? Este é o momento ideal para saber como estão suas condições de compra atuais. Na correria do dia a dia, é fácil esquecer de dar retorno para eles. Existem muitas oportunidades para aproveitar!
Gestores comerciais
E o gestor? O que pode fazer no trabalho remoto, além do apoio que já fornece a sua equipe comercial? Confira as principais atividades:
Aprovação de reservas e propostas
A aprovação de reservas e propostas no Facilita funciona de forma 100% digital. Por isso, esse é um ótimo momento para confirmar se existem reservas pendentes, se todos os campos das propostas foram devidamente preenchidos e dar o feedback para a equipe pelo próprio Facilita. Essa é uma tarefa que pode ser feita tranquilamente em sua casa.
Analisar o funil de vendas e as taxas de conversão
Você pode aproveitar esse momento, longe de toda a correria do dia a dia, para verificar as taxas de conversão do seu funil de vendas. Analise os números de acordo com o produto ou de acordo com a equipe responsável.
Assim, fica fácil verificar o desempenho das equipes comerciais. Tente entender como os leads estão avançando pelo funil ao longo dos meses e se alguma equipe está precisando de um apoio mais firme.
Confira os materiais de venda dos empreendimentos
Os materiais de venda dos empreendimentos são o principal ativo para corretores iniciarem uma venda. Por isso, revise todos os materiais de publicidade, principalmente as imagens dos empreendimentos, vídeos e tour 360, para ajudá-los a engajar os leads. Os materiais estão atualizados?
Uma informação pode fazer total diferença no atendimento ao cliente. Certifique-se de que toda a sua equipe conheça bem o empreendimento que está vendendo e possa tirar as dúvidas dos seus clientes.
Dê apoio a toda a sua equipe comercial
Sua equipe tem dificuldade para simular fluxos de pagamento? Eles estão precisando desenvolver sua habilidade de negociação? Esse é o momento para trabalhar os pontos fracos da equipe por de meio de ligações ou videoconferência. Afinal, o espírito é se movimentar ao máximo para voltarmos a rotina com tudo!
O que achou das dicas? Está mais confiante em seus resultados agora? Dá sim para diminuir os impactos causados pelo coronavírus. E se você tem o apoio da tecnologia, vai passar por esse período de forma mais preparada e com menos prejuízo possível.
Agora se você não possui tecnologia no seu processo de vendas, está passando da hora de investir, melhorar seu atendimento, agilizar suas vendas e simplificar a experiência do cliente.
Fonte:
Equipe Facilita
A equipe Facilita tem a missão de te ajudar a melhorar processos e se manter atualizado sobre as mudanças do mercado imobiliário. Queremos te ajudar a descomplicar seu processo de vendas com conteúdo transformador.
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Estamos à disposição, solicite uma consultoria
LEANDRO T ZORTÉA
O SEU IMÓVEL DE FORMA PRÁTICA E DESCOMPLICADA PARA COMPRAR.
Especialista em Investimento Imobiliário Inteligente.
Creci: 27.178
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leandro.zortea@gmail.com
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