Imóveis para investimento

Imóveis para investimento.
Comprar um imóvel como investimento exige trabalho e paciência antes e depois da compra – afinal, quando você já for o proprietário, pode querer alugar ou vender para outra pessoa. Então, antes de definir o seu plano de investimento e escolher os imóveis que se encaixam nessa estratégia, é importante responder a algumas perguntas:
  •  Até quanto posso gastar na compra do empreendimento?
  •  Consigo fazer uma reserva de dinheiro para gastos extras?
  •  Tenho tempo disponível para me dedicar a esse projeto?
  •  Quero comprar e vender ou quero comprar e alugar para terceiros?
  •  Vou obter lucro depois de todos os gastos?
Dica importante
Para fins de investimento, vale mais a pena comprar quatro imóveis simples e pequenos do que apenas um de alto padrão. Um imóvel mais caro valoriza menos e nem sempre é fácil de vender ou alugar.​

Imóvel para alugar

Quero comprar um imóvel para alugar. Que cuidados devo tomar?
Procure áreas com poucos imóveis para locação. Quanto menos imóveis a região possuir, mais fácil será alugar. Caso o imóvel fique desocupado por algum tempo, você terá mais despesas, pois será responsável pelos impostos, seguros, manutenções e despesas extras, como reformas no condomínio. O ideal é se precaver e manter uma quantia reservada para evitar dívidas e prejuízos.
Lembre-se: você também vai precisar de tempo para procurar inquilinos, gerenciar o aluguel e verificar os procedimentos legais caso o locatário fique inadimplente.​

Imóvel para venda futura

​Decidi comprar um imóvel para vender posteriormente. O que devo fazer?
​Escolha a região, o tipo de imóvel que deseja comprar e dê preferência às propriedades que não necessitem de muito investimento antes da venda. Regiões desvalorizadas possuem imóveis mais baratos, mas você também pode encontrar dificuldades quando decidir vender. Você vai precisar de um agente imobiliário para procurar propriedades que estejam de acordo com o seu plano. É sempre importante reservar um valor para o pagamento da comissão de corretagem e outras despesas como documentação, registro em cartório e pagamento do Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis (ITBI).


Comentários