Imóvel pronto ou na planta: qual é melhor?

Imóvel pronto ou na planta: qual é melhor?
Você tem urgência em se mudar? Ou pode aguardar pelo término da obra?

🔹Investimento inicial
Geralmente, o preço do imóvel na planta é mais barato que o do imóvel pronto. Outra vantagem é que, ao comprar ainda na planta, ganha-se tempo para planejar o pagamento das prestações. É possível negociar entrada, com valor mínimo a pagar de parcelas mensais e parcelas intermediárias (como trimestrais, semestrais e anuais), etc. Em geral, o financiamento exige que o comprador desembolse de 20 a 40% do valor do bem.
Outro ponto positivo de novas construções é a modernidade das construções. Os exemplos mais comuns são a estrutura para reutilização de água e economia de energia. Essas particularidades refletem diretamente em um menor preço de condomínio. Ou seja: para comprar imóvel pronto, é preciso ter um dinheiro maior já disponível para o investimento.
No caso de imóveis prontos analise a possibilidade de alguma reforma ou reparo que possam atrasar a sua mudança. Caso o imóvel esteja habitado, registre uma proposta de compra e venda com uma data máxima para a entrega das chaves.
Parece simples registar esta data, mas muitas vezes esse detalhe passa desapercebido e somente no dia da assinatura da escritura percebe-se que não houve o acordo da data.
Uma vistoria minuciosa, se possível com fotos, é de suma importância nos imóveis prontos. Certifique-se de que não há dívidas pendentes, como taxas condominiais, IPTU, água, luz, dentre outras. Examine a matrícula no Cartório de Registro de Imóveis. Esta detalha o histórico do bem por meio de uma Certidão Vintenária.




🔹Documentação
Na planta: a documentação tende a ser menos complicada, já que a assinatura envolverá uma promessa de compra e venda e não um contrato definitivo. Além disso, o imóvel nunca foi habitado, o que pode facilitar a vida do proprietário. Todos os trâmites envolverão diretamente a construtora e o proprietário. ⠀
Imóvel pronto: há mais burocracia envolvida, principalmente por conta de cartórios. Em compensação, toda a documentação solicitada é uma garantia a mais para o negócio. Esta documentação extra e o fato de o imóvel estar pronto oferecem maior segurança ao comprador. O imóvel acabado também tem uma vantagem "extra": é entrar e morar, sem a necessidade de esperar vários anos pelo término da construção.


🔹Valorização do imóvel
Durante muitos anos, a valorização do imóvel na planta justificava o investimento sem fazer muitas contas – geralmente de 20% a 40% do preço pago. É preciso analisar essa vantagem de acordo com o perfil do consumidor. O imóvel na planta tende a se valorizar mais que o imóvel pronto ou usado.

💡 Se você gostou deste post e quer saber sobre outros assuntos do setor imobiliário, deixe seu like e me siga.
Até o próximo ! 😉



Comentários