Por que treinar corretores é importante?
Os corretores são um importante recurso para a venda de lotes. O coordenador de vendas deve manter uma comunicação efetiva com eles para que o trabalho possa ser desenvolvido com transparência e confiabilidade.
Para ter bons resultados, nada melhor do que capacitar os funcionários, pois assim eles estarão mais preparados para enfrentar o mercado imobiliário, as dúvidas dos clientes e as novas tendências.
Um corretor treinado conhece as novas técnicas e tecnologias disponíveis e sabe usá-las. Ele desenvolve constantemente novas habilidades e competências, facilitando a conquista de novos clientes e a conclusão de novos negócios.
A importância de treinar corretores
Como explicamos acima, um corretor bem treinado é um profissional mais qualificado e, portanto, mais apto a concluir negócios e aumentar o faturamento da loteadora. As metas de cada corretor poderão ser aumentadas gradualmente, o que consequentemente promove o crescimento da empresa e, ao mesmo tempo, melhora sua reputação.
O treinamento de corretores torna a empresa mais competitiva no mercado, considerando que o bom desempenho dos colaboradores é fundamental para acelerar as vendas e melhorar o fluxo de caixa.
O bom corretor hoje, ainda é o elo entre o cliente e a empresa, representando seus valores e transmitindo para o cliente todas as vantagens proporcionadas pela loteadora.
As vantagens de treinar corretores
01. Aumento da produtividade
Certamente, o aumento da produtividade é um dos motivos mais importantes para treinar corretores. Em uma loteadora, há metas que precisam ser alcançadas em um período relativamente curto. Os corretores precisam ser cada vez mais eficientes se quiserem atender mais clientes e de forma satisfatória. Com um bom treinamento, os profissionais serão capacitados e poderão desempenhar suas tarefas de maneira mais competente e produtiva.
02. Melhoria do atendimento
Para que o cliente tenha uma experiência diferenciada, o corretor precisa atender de forma diferenciada: através de recursos modernos e técnicas eficazes. Quanto mais os corretores estiverem preparados e qualificados, mais condições terão de atender a demanda apropriadamente.
Entretanto, não adianta somente alguns profissionais realizarem um bom atendimento. O atendimento de qualidade precisa ser padronizado entre todos os corretores – que devem atender bem à todas as pessoas, para que a loteadora efetivamente se destaque no mercado por ter um atendimento exclusivo.
03. Motivação
O treinamento também pode dar mais motivação aos colaboradores, tornando-os mais interessados em trabalhar, em aplicar os novos conhecimentos e ter sucesso em seus negócios. Treiná-los demonstra que a empresa se preocupa com eles e está disposta a investir recursos em sua capacitação. Como uma forma de mostrar reconhecimento e gratidão, os corretores se esforçarão para alcançar suas metas e, consequentemente, as metas da empresa.
04. Aumento das vendas
Como resultado de um bom treinamento, os corretores estarão prontos para vender cada vez mais. A interação entre a empresa e o consumidor será feita por eles e deve ser a melhor possível, de forma a atrair mais clientes e efetuar mais vendas.
Práticas para o bom treinamento de corretores
Com o objetivo de capacitar o corretor, o treinamento deve envolver uma série de conhecimentos teóricos, além de práticas específicas voltadas ao setor imobiliário. Existem ações que certamente facilitam o sucesso do corretor. Para que os treinamentos sejam eficientes, é importante contemplar algumas atividades:
01. Desenvolvimento da comunicação verbal
O corretor deve saber se expressar e se comunicar bem. Nem sempre essa tarefa é fácil, principalmente se a pessoa for tímida ou reservada. Outras, no entanto, gostam de conversar e sabem manter um bom diálogo. Essas habilidades podem ser convenientemente exploradas em um treinamento para corretores.
Para isso, o corretor precisa entender um pouco de oratória, que é a arte de persuadir com a ajuda das palavras, usando um discurso bem construído e organizado, que leve o cliente a aceitar as argumentações do profissional, deixando-se convencer. Nem todo orador é um corretor, mas todo corretor deve conhecer um pouco de oratória.
02. Conhecimento técnico em vendas
Ao treinar corretores, também convém oferecer conhecimento técnico em vendas. Imóveis são bens valiosos e, por isso, diferenciam-se dos bens móveis – como carros, eletrodomésticos, máquinas, confecções, calçados.
O corretor precisa compreender e saber aplicar técnicas eficazes de vendas, atualizando-se periodicamente sobre as novas práticas do setor, acompanhando as mudanças do mercado imobiliário e entendendo a demanda da população. Dessa forma, será capaz de oferecer o produto certo para a pessoa certa.
03. Conhecimento técnico do ramo
Além de conhecimento técnico em vendas, é preciso que o corretor entenda como funcionam os mecanismos que envolvem o setor, tais como:
Legislação, para poder tirar as mais diversas dúvidas dos clientes de modo confiante;
Processos básicos de loteamento e construção;
Entendimento e informações específicas sobre os lotes e produtos a serem vendidos;
Financiamento imobiliário, de modo a orientar adequadamente os clientes;
Concorrentes na região, para compreender as vantagens e desvantagens dos diversos produtos no mercado;
Entre outros.
04. Uso da tecnologia
A tecnologia não pode ser deixada de lado quando se trata de treinamento e capacitação. Há várias ferramentas que podem ser aplicadas nesse sentido: o celular, por exemplo, pode ser usado para comunicação rápida e facilitada entre o corretor e o potencial cliente e entre o profissional e a loteadora.
Existem aplicativos que também podem servir aos propósitos dos corretores, agendando horários para visitas a imóveis, enviando lembretes, criando listas de clientes e assim por diante. Outra possibilidade é utilizar plataformas online desenvolvidas para o setor imobiliário, que utilizam recursos avançados como realidade aumentada e projetos em 3D, para proporcionar uma experiência única ao cliente.
05. Redes sociais
As redes sociais são ferramentas valiosas para o corretor de imóveis, e os treinamentos devem ensinar a forma correta de utilizá-las para captar mais clientes e concretizar mais vendas.
Entre as redes sociais, podemos destacar o Facebook, o Twitter, o Instagram, o LinkedIn e o Youtube, bem como o aplicativo WhatsApp. Todas podem servir para divulgar os loteamentos e aproximar a empresa do cliente por meio da troca de mensagens e da comunicação contínua entre as partes – inclusive para dar avisos e enviar notificações de forma rápida e concisa.
No Instagram, por exemplo, o corretor pode aproveitar para postar diversas imagens dos imóveis, em diferentes perspectivas, despertando no usuário da plataforma o desejo de conhecer mais e possivelmente comprar o terreno. No Youtube, o profissional pode postar vídeos dinâmicos em 3D para os usuários, com informações detalhadas do item que está oferecendo. O LinkedIn, por sua vez, é uma plataforma onde o corretor poderá se auto promover, dando informações sobre sua carreira, suas experiências, os produtos que vende, os eventos dos quais participa e seus contatos.
Os corretores são um importante recurso para a venda de lotes. O coordenador de vendas deve manter uma comunicação efetiva com eles para que o trabalho possa ser desenvolvido com transparência e confiabilidade.
Para ter bons resultados, nada melhor do que capacitar os funcionários, pois assim eles estarão mais preparados para enfrentar o mercado imobiliário, as dúvidas dos clientes e as novas tendências.
Um corretor treinado conhece as novas técnicas e tecnologias disponíveis e sabe usá-las. Ele desenvolve constantemente novas habilidades e competências, facilitando a conquista de novos clientes e a conclusão de novos negócios.
A importância de treinar corretores
Como explicamos acima, um corretor bem treinado é um profissional mais qualificado e, portanto, mais apto a concluir negócios e aumentar o faturamento da loteadora. As metas de cada corretor poderão ser aumentadas gradualmente, o que consequentemente promove o crescimento da empresa e, ao mesmo tempo, melhora sua reputação.
O treinamento de corretores torna a empresa mais competitiva no mercado, considerando que o bom desempenho dos colaboradores é fundamental para acelerar as vendas e melhorar o fluxo de caixa.
O bom corretor hoje, ainda é o elo entre o cliente e a empresa, representando seus valores e transmitindo para o cliente todas as vantagens proporcionadas pela loteadora.
As vantagens de treinar corretores
01. Aumento da produtividade
Certamente, o aumento da produtividade é um dos motivos mais importantes para treinar corretores. Em uma loteadora, há metas que precisam ser alcançadas em um período relativamente curto. Os corretores precisam ser cada vez mais eficientes se quiserem atender mais clientes e de forma satisfatória. Com um bom treinamento, os profissionais serão capacitados e poderão desempenhar suas tarefas de maneira mais competente e produtiva.
02. Melhoria do atendimento
Para que o cliente tenha uma experiência diferenciada, o corretor precisa atender de forma diferenciada: através de recursos modernos e técnicas eficazes. Quanto mais os corretores estiverem preparados e qualificados, mais condições terão de atender a demanda apropriadamente.
Entretanto, não adianta somente alguns profissionais realizarem um bom atendimento. O atendimento de qualidade precisa ser padronizado entre todos os corretores – que devem atender bem à todas as pessoas, para que a loteadora efetivamente se destaque no mercado por ter um atendimento exclusivo.
03. Motivação
O treinamento também pode dar mais motivação aos colaboradores, tornando-os mais interessados em trabalhar, em aplicar os novos conhecimentos e ter sucesso em seus negócios. Treiná-los demonstra que a empresa se preocupa com eles e está disposta a investir recursos em sua capacitação. Como uma forma de mostrar reconhecimento e gratidão, os corretores se esforçarão para alcançar suas metas e, consequentemente, as metas da empresa.
04. Aumento das vendas
Como resultado de um bom treinamento, os corretores estarão prontos para vender cada vez mais. A interação entre a empresa e o consumidor será feita por eles e deve ser a melhor possível, de forma a atrair mais clientes e efetuar mais vendas.
Práticas para o bom treinamento de corretores
Com o objetivo de capacitar o corretor, o treinamento deve envolver uma série de conhecimentos teóricos, além de práticas específicas voltadas ao setor imobiliário. Existem ações que certamente facilitam o sucesso do corretor. Para que os treinamentos sejam eficientes, é importante contemplar algumas atividades:
01. Desenvolvimento da comunicação verbal
O corretor deve saber se expressar e se comunicar bem. Nem sempre essa tarefa é fácil, principalmente se a pessoa for tímida ou reservada. Outras, no entanto, gostam de conversar e sabem manter um bom diálogo. Essas habilidades podem ser convenientemente exploradas em um treinamento para corretores.
Para isso, o corretor precisa entender um pouco de oratória, que é a arte de persuadir com a ajuda das palavras, usando um discurso bem construído e organizado, que leve o cliente a aceitar as argumentações do profissional, deixando-se convencer. Nem todo orador é um corretor, mas todo corretor deve conhecer um pouco de oratória.
02. Conhecimento técnico em vendas
Ao treinar corretores, também convém oferecer conhecimento técnico em vendas. Imóveis são bens valiosos e, por isso, diferenciam-se dos bens móveis – como carros, eletrodomésticos, máquinas, confecções, calçados.
O corretor precisa compreender e saber aplicar técnicas eficazes de vendas, atualizando-se periodicamente sobre as novas práticas do setor, acompanhando as mudanças do mercado imobiliário e entendendo a demanda da população. Dessa forma, será capaz de oferecer o produto certo para a pessoa certa.
03. Conhecimento técnico do ramo
Além de conhecimento técnico em vendas, é preciso que o corretor entenda como funcionam os mecanismos que envolvem o setor, tais como:
Legislação, para poder tirar as mais diversas dúvidas dos clientes de modo confiante;
Processos básicos de loteamento e construção;
Entendimento e informações específicas sobre os lotes e produtos a serem vendidos;
Financiamento imobiliário, de modo a orientar adequadamente os clientes;
Concorrentes na região, para compreender as vantagens e desvantagens dos diversos produtos no mercado;
Entre outros.
04. Uso da tecnologia
A tecnologia não pode ser deixada de lado quando se trata de treinamento e capacitação. Há várias ferramentas que podem ser aplicadas nesse sentido: o celular, por exemplo, pode ser usado para comunicação rápida e facilitada entre o corretor e o potencial cliente e entre o profissional e a loteadora.
Existem aplicativos que também podem servir aos propósitos dos corretores, agendando horários para visitas a imóveis, enviando lembretes, criando listas de clientes e assim por diante. Outra possibilidade é utilizar plataformas online desenvolvidas para o setor imobiliário, que utilizam recursos avançados como realidade aumentada e projetos em 3D, para proporcionar uma experiência única ao cliente.
05. Redes sociais
As redes sociais são ferramentas valiosas para o corretor de imóveis, e os treinamentos devem ensinar a forma correta de utilizá-las para captar mais clientes e concretizar mais vendas.
Entre as redes sociais, podemos destacar o Facebook, o Twitter, o Instagram, o LinkedIn e o Youtube, bem como o aplicativo WhatsApp. Todas podem servir para divulgar os loteamentos e aproximar a empresa do cliente por meio da troca de mensagens e da comunicação contínua entre as partes – inclusive para dar avisos e enviar notificações de forma rápida e concisa.
No Instagram, por exemplo, o corretor pode aproveitar para postar diversas imagens dos imóveis, em diferentes perspectivas, despertando no usuário da plataforma o desejo de conhecer mais e possivelmente comprar o terreno. No Youtube, o profissional pode postar vídeos dinâmicos em 3D para os usuários, com informações detalhadas do item que está oferecendo. O LinkedIn, por sua vez, é uma plataforma onde o corretor poderá se auto promover, dando informações sobre sua carreira, suas experiências, os produtos que vende, os eventos dos quais participa e seus contatos.
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