Aprenda a avaliar o custo x benefício de um imóvel

Aprenda a avaliar o custo x benefício de um imóvel

É comum que surjam muitas dúvidas na hora de comprar um imóvel. Essas incertezas são justificáveis. Afinal, não é fácil, diante de tantas opções, escolher aquela que melhor se encaixa nos seus anseios, conjectura financeira e, especialmente, nas suas necessidades. Por essa razão, selecionamos alguns tópicos que, certamente, irão te guiar nesse processo. A partir dessa lista você poderá avaliar o custo x benefício de um imóvel antes de decidir comprá-lo. 

Qualidade

O item mais importante que deve ser levado em consideração na escolha de um novo lar é a qualidade. Tenha em mente que quando se compra uma casa, há a premissa de que será um bem duradouro. Logo, a atenção com relação à idoneidade da construtora/incorporadora responsável pela construção não pode ser negligenciada. 

Priorizar imóveis construídos por empresas sérias e comprometidas com a qualidade do produto é garantia de que não terá problemas e dores de cabeça. A Pontal Engenharia, por exemplo, foi uma das primeiras construtoras de Goiás a receber as cinco certificações (NBR ISO 9001, PBQP-H, NBR 16001, OHSAS 18001 e NBR 14001) que consideram critérios de padrões internacionais de qualidade e sustentabilidade. 

Orçamento

Em uma lista de seleção de um novo imóvel, os valores e orçamento, usualmente, estão no primeiro lugar. Entretanto, mais do que o quanto vale o imóvel, se faz necessário analisar se o preço cobrado é justo. Isto é, um apartamento com padrões de qualidade elevados, pode ter um valor maior do que outro de qualidade inferior. 

Em outras palavras, o ditado popular de que “o barato sai caro”, se aplica também aos investimentos imobiliários. Isso porque, imóveis que não passaram por rigorosos critérios nos detalhes da construção podem apresentar problemas estruturais em curto a médio prazo. Dentre os principais efeitos negativos estão o estufamento do piso mal assentado, infiltração e danos no escoamento do esgoto.   

Localização

Quem busca praticidade no dia a dia não deve abrir mão de morar em um lugar bem localizado. São diversos os elementos que somam às vantagens e desvantagens. Alguns deles são o trânsito, acesso às principais vias da cidade, aparelhagem urbana e segurança. Morar perto do trabalho pode tornar a rotina mais dinâmica. Em contrapartida, residir em um lugar afastado dos centros comerciais pode proporcionar mais tranquilidade e calmaria. A escolha, nessas situações, perpassa uma análise individual e de prioridades. 

Conservação

Imóveis que foram adquiridos de terceiros, por revenda, podem apresentar algumas avarias consequentes do uso e do tempo. Durante a escolha de um novo lar, o estado de conservação deve ser considerado para evitar gastos com reformas e adequações. Contratar uma empresa especializada em vistorias imobiliárias pode trazer uma boa noção em relação ao apartamento ou casa. 

Entretanto, saber quem foi a construtora/incorporadora responsável pela edificação oferece as pistas para avaliar a viabilidade de conservação do imóvel. Busque sempre comprar apartamentos e casas construídos por empresas sérias e comprometidas com a qualidade e sustentabilidade. 


Comentários