CHEGA DE DÚVIDAS: VALE A PENA INVESTIR EM UM IMÓVEL?
Investir em imóvel significa, para muitas pessoas, a maior compra de uma vida inteira. Por isso, é normal a apreensão e intensa pesquisa antes de bater o martelo. Afinal, é preciso fazer a escolha certa! Por conta das instabilidades financeiras e políticas, há quem fique receoso se esse é o momento certo. Porém, a verdade é que justamente por isso, hoje em dia ficou mais fácil negociar e fechar o melhor negócio.
Seja para morar, seja para investir e garantir uma renda extra com o aluguel, se você já dispõe de recursos financeiros para comprar, siga em frente. No artigo de hoje vamos tirar todas as suas dúvidas e ajudá-lo a realizar esse sonho. Continue a leitura e aproveite!
POR QUE VALE A PENA INVESTIR EM IMÓVEL
O investimento no mercado imobiliário continua sendo um dos preferidos dos brasileiros. As razões são muitas. Ter uma casa própria significa sair do aluguel (que provavelmente é o seu maior gasto, sem nenhum retorno). Outra razão para se investir em imóvel é que, com ele, você passa a ter um bem para repassar para os filhos (mais segurança para a família).
Outra questão a se levar em consideração é a possibilidade de locação. No caso de algum revés, você pode passar um tempo na casa da família e garantir uma renda com o aluguel. Se você quer comprar, mas ainda vai ficar um tempo na casa dos pais, aproveite para alugar o imóvel e garantir uma renda extra até você organizar a sua mudança. Não tenha dúvidas: ter um imóvel é um dos maiores passos rumo à conquista da sua independência.
Investir em imóvel também significa risco baixo para quem não quer (ou não pode) perder dinheiro. Uma casa ou apartamento escriturado e documentado não pode ser roubado com a facilidade de um automóvel. Ou mesmo perder valor na hora da revenda como acontece com um veículo.
Fazer o investimento em um imóvel recém-construído ou na planta ainda oferece mais uma segurança: quando bem construído, uma propriedade raramente tem problemas com reformas, elétrica, hidráulica e afins durante anos. Dessa forma, você pode poupar para realizar outros sonhos, desejos e vontades.
A PROJEÇÃO DE PREÇO DE IMÓVEIS
Entre os anos de 2008 e 2012, o mercado imobiliário viveu um período de forte alta. Foi recorde atrás de recorde batido. Com o mercado aquecido e muita procura, os preços foram aumentando gradativamente, o que animou as construtoras. Nesse cenário, programas como o Minha Casa, Minha Vida permitiram que muitas pessoas das classes C e D passassem a transformar o antigo sonho da casa própria em realidade.
Mas com as instabilidades sofridas no país nos últimos tempos, muitos passaram a ficar com medo ou sem condições de investir em imóveis. O resultado? O setor imobiliário deixou de crescer em ritmo tão acelerado.
Só que as notícias ruins para uns podem se apresentar como oportunidades para outros. Quem já vem poupando dinheiro há algum tempo e hoje tem estabilidade financeira pode, não apenas encontrar uma boa propriedade para comprar, mas também bons valores de venda e condições interessantes de negociação. Afinal, as construtoras e imobiliárias querem e precisam vender.
Quer outra boa notícia? O mercado imobiliário sempre vai existir. As pessoas precisam de um lugar para morar. Então, mesmo que no futuro exista algum problema, um imóvel pode ser um bem precioso para ajudá-lo a retomar o rumo. Além do já citado aluguel, há também a possibilidade de revenda, hipoteca, entre outras.
Inclusive, dependendo do empreendimento e da localização do seu imóvel, é bem possível que você tenha um bom retorno do seu investimento quando — e se — decidir revender.
A RENTABILIDADE DO INVESTIMENTO EM IMÓVEIS
Se você está procurando investir em algo que caiba no orçamento, as melhores pedidas costumam ser os imóveis na planta. Eles costumam ser bem mais baratos do que os prontos e o custo de manutenção (por serem novos) também tendem a ser mais baixos.
Investir em imóvel na planta também apresenta outros benefícios: como a entrega costuma ser em 3 anos, você tem tempo para se organizar financeiramente para a mudança. Afinal, é preciso pensar em comprar os móveis e itens decorativos. Quem está pensando em casamento, tem como organizar a festa e o novo lar. Já quem vai morar sozinho pela primeira vez pode descobrir com calma tudo o que é necessário para não passar apertos na casa nova.
Além disso, segundo artigo na revista Época Negócios, comprar na planta significa ter um retorno sobre o valor investido entre 20% a 40%. Quem encontra boas oportunidades, pode chegar a percentuais ainda mais elevados.
Quem investe em um imóvel em projeto ou construção, é lógico, também tem um risco maior. Para isso, a melhor dica é buscar uma empresa de qualidade reconhecida. Aproveite as facilidades da internet e faça sua pesquisa! Acesse o nosso site site do Leandro , para saber tudo sobre imóveis e saber tudo das construtoras, veja quanto tempo elas têm de mercado, número de projetos realizados etc.
Também é interessante ver as imagens dos condomínios e apartamentos entregues e comparar com as maquetes, plantas e vistas. Na dúvida, entre em contato e marque uma visita. Pergunte bastante para não restar dúvida da melhor opção para você.
BOAS OPORTUNIDADES DE INVESTIMENTO
Você provavelmente já ouviu o ditado “quem procura, acha”. Esse ditado é correto, mas falta um detalhe importante: o tempo de procura até encontrar a oportunidade certa. Achar um imóvel, pronto ou na planta pode até ser uma tarefa fácil. Basta colocar o nome da cidade e/ou bairro de interesse e a palavra imóvel em um mecanismo de pesquisa que você certamente terá algumas opções.
Só que encontrar um imóvel que atenda às suas necessidades, com um pagamento que caiba no seu bolso, novo e bem construído já é outra história. Isso pode demandar um pouco mais de atenção e tempo. Aproveite a época de baixa procura para correr atrás do seu financiamento.
As construtoras, inclusive, estão disponibilizando promoções bem interessantes, além de condições de pagamento facilitadas. Tudo para ajudar você a transformar o “quem procura, acha” em “quem pesquisa bastante, fecha o melhor negócio!”
Quer receber mais ajuda para investir em imóvel?
Curtiu?
Comentários
Postar um comentário