ENTENDA O QUE É A PERMUTA DE IMÓVEIS E COMO FAZER.
Comprar um imóvel parece um sonho distante para você? Não é para desanimar: hoje, vamos explicar tudo sobre uma oportunidade que pode facilitar essa transação e ajudar a realizar esse desejo: a permuta de imóveis.
Com ela, um imóvel que está estagnado no mercado pode ganhar novas possibilidades de negociação, gerando vantagens para os dois lados. Entenda agora tudo sobre esse assunto!
O QUE É A PERMUTA DE IMÓVEIS?
Em poucas palavras, é um processo judicialmente reconhecido que envolve a troca de bens. Pode ser feita com qualquer tipo de imóvel, como terrenos, apartamentos, casas, e espaços comerciais.
Além disso, os imóveis nem sempre precisam ter o mesmo valor de mercado: a maior parte das permutas acontece entre bens de preços diferentes. Nesses casos, uma quantia em dinheiro, chamada torna, precisa ser paga para compensar a diferença.
As duas partes precisam chegar em um consenso quanto à avaliação dos bens. Uma vez feito o acordo, é preciso também realizar uma escritura pública para oficializar a troca.
COMO FAZER UMA PERMUTA DE FORMA SEGURA?
Em qualquer negócio de compra e venda de imóveis, é preciso tomar cuidados com a segurança das partes envolvidas. Por isso, veja alguns fatores que precisam ser levados em consideração para garantir o sucesso da transação.
FAÇA UM CONTRATO COMPLETO
O contrato de permuta de imóveis precisa ser bem feito para garantir os direitos e deveres de cada parte. O valor de cada bem precisa estar claro e, se houver torna, essa informação também deve ser explicada.
Tenha certeza de adicionar uma cláusula sobre a forma de pagamento dessa diferença, esclarecendo o número das parcelas e o prazo para quitação das mesmas. Fora isso, acrescente também uma explicação de como e por quem foram feitas as avaliações dos imóveis.
Lembre-se de que, após a assinatura do contrato, você precisará de uma escritura que deixe clara a identidade do responsável pelo pagamento. Como esse é um processo cartorial, deverá ser feito mediante pagamento de uma taxa, que geralmente é um percentual do valor do bem.
PROVIDENCIE A AVALIAÇÃO DOS BENS
Esse é um aspecto que pode gerar conflito entre as partes, já que existem interesses pessoais envolvidos. Por esse motivo, recomendamos que a forma de avaliação dos bens também seja acordada.
Para isso, normalmente são feitas várias visitas aos imóveis para estimar o valor de tudo que está entrando no negócio. Dessa forma, nenhuma parte sairá prejudicada. Caso seja necessário, um consultor externo pode ser contratado para auxiliar no processo.
PENSE NOS IMPOSTOS E TAXAS INCIDENTES
Uma das grandes vantagens da permuta de imóveis é em relação à declaração do Imposto de Renda. Quando o negócio é feito entre dois bens de mesmo valor de mercado, não é necessário realizar tal declaração (isso também vale quando há torna, visto que o IR é proporcional a essa quantia paga).
Com isso, a tributação acaba sendo bem inferior a uma compra de apartamento, por exemplo.
Nos casos em que uma das partes precisa financiar o valor da torna, é preciso contar com outras taxas. Por esse motivo, é preciso avaliar com cuidado a incidência de juros cobrada pelos bancos, bem como as condições de pagamento.
Fora isso, é importante lembrar que a permuta de imóveis também conta como transferência de propriedade. Sendo assim, o Imposto sobre Transferência de Bens Imóveis (ITBI) precisa ser pago.
Incide, ainda, a quantia de comissionamento de corretagem. Nesse caso, as duas partes precisam arcar com esse valor, já que ambos os bens estão sendo vendidos.
CONTE COM PROFISSIONAIS CONFIÁVEIS
Por fim, recomendamos que você conte com uma imobiliária de confiança. Uma equipe bem preparada poderá não só ajudá-lo a encontrar o local ideal, como também oferecer instruções e dicas importantes para fazer a troca de forma segura.
A experiência dos corretores poderá contribuir para uma boa avaliação dos imóveis. Eles também cuidarão para garantir que o contrato seja justo para ambas as partes, evitando problemas na transação.
Agora que você sabe tudo sobre a permuta de imóveis, já conhece as vantagens que esse negócio pode trazer para você. Não deixe de assinar nossa newsletter para ficar por dentro das novidades do mercado imobiliário!
Comentários
Postar um comentário