VERDADES E MENTIRAS NA HORA DE COMPRAR UM APARTAMENTO
Comprar um apartamento requer pesquisa, cálculos e atenção. Afinal, trata-se de um investimento que, para muitas pessoas, é o mais importante da vida. Por isso, é preciso ter calma antes de fechar negócio. Principalmente porque há um excesso de informações e é necessário discernir o que é verdadeiro do que é falso no processo. Isso vai desde a escolha do imóvel, a precificação, até o financiamento e a assinatura do contrato.
Para sanar suas dúvidas sobre o assunto, preparamos esta lista com verdades e mentiras sobre a compra de um apartamento.
#1 Qualquer pessoa pode financiar na hora de comprar um apartamento
MENTIRA – Para adquirir um imóvel utilizando financiamento, é preciso ser aprovado na análise feita pelo banco ou outra instituição financeira. Essa análise de crédito leva em consideração os riscos que a instituição assume ao liberar o empréstimo ao cliente. Financiamentos diretos com a construtora costumam ser mais flexíveis. Porém, isso não é garantia de aprovação de crédito.
Além disso, se o imóvel for financiado via com a utilização do FGTS, é preciso que tanto o comprador quanto o imóvel cumpram determinados pré-requisitos.
#2 É preciso pesquisar o histórico da construtora
VERDADE – Essa é uma tarefa que requer tempo e atenção. Afinal, ninguém quer correr risco de perder dinheiro. Tampouco se colocar em risco morando em um imóvel construído com material de baixa qualidade ou por mão de obra sem a capacitação necessária.
Antes de escolher um apartamento, busque referências no mercado, converse com clientes e antigos clientes. Procure saber o grau de satisfação das pessoas que fizeram negócio com a empresa escolhida.
#3 Imóveis pequenos são mais baratos
MENTIRA – A precificação de um imóvel é feita levando em consideração diversos aspectos. Entre eles, bairro e cidade, quantidade de cômodos, padrão de acabamento, infraestrutura do condomínio etc. Por isso, mais que o valor final do imóvel, é deve-se ater ao custo x benefício.
#4 Posso obter crédito imobiliário antes de escolher o imóvel
VERDADE – O pedido de financiamento pode ser feito antes da escolha do imóvel. Com o crédito aprovado, o banco emite uma carta de crédito com validade de três meses. Por essa razão, é indicado que se entre com o pedido de crédito com antecedência. Assim, o dinheiro já estará disponível na hora da compra.
#5 Todos os imóveis valorizam
MENTIRA – Embora a compra de imóveis seja um investimento seguro, de baixo risco e que, de maneira geral, rende um bom lucro após alguns anos, nem todos os imóveis se valorizam com o tempo.
Para não perder dinheiro, é importante investir em imóveis construídos com alto padrão de qualidade. Novamente se faz importante conhecer o histórico da construtora. O imóvel também deve estar localizados em bairros ou cidades com alto potencial de desenvolvimento e perspectiva de crescimento.
Essas são as dúvidas mais comuns a quem está pensando em adquirir um imóvel. O ideal é sempre contar com profissionais de confiança durante o processo de compra e venda. E se você deseja adquirir um apartamento na Grande Goiânia, conte comigo!
Deixe seu comentário
Comentários
Postar um comentário