Como ter um home office mais produtivo.
Se você trabalha em casa ou quer começar a trabalhar, lhe convido a ler esse artigo, onde trago dicas de como ter um home office mais produtivo, organizado e funcional.
É muito importante ter um espaço somente seu, para que você possa se dedicar ao trabalho, de preferencia que seja um comodo isolado ou que você consiga se concentrar nas tarefas do dia a dia.
Montar um home office pode ser mais fácil do que você imagina. Dessa maneira, você conseguirá criar um ambiente mais adequado para sua rotina de trabalho.
1 – Mantenha a porta fechada para evitar barulho
Um escritório só seu, no qual você possa fechar a porta com chave e não ser incomodado é fundamental, principalmente para quem trabalha com vídeos, palestras e treinamentos gravados em seu home office.
Além da porta fechada impedir que alguém estrague uma gravação ou mesmo uma transmissão ao vivo, pense também em investir em janelas antirruído. Assim, será possível gravar seus conteúdos com muito mais tranquilidade e confiança.
2 – Tenha um kit básico de home office
Já que é para montar um home office que vai te deixar mais produtivo, criamos uma lista de itens essenciais:
Kit home office:
- Cadeira confortável
- Escrivaninha com gaveteiro
- Estante para organizar suas coisas
- Caixas organizadoras
- Laptop ou desktop (ou os dois)
- Câmera para gravar seus vídeos
- Impressora
Outros itens adicionais podem fazer parte do seu home office, dependendo de como você atua, como cadeiras para receber clientes, mesa de reunião e até data show.
3 – Faça pausas
A ideia consiste em acertar o timer para marcar 25 minutos durante os quais você fica totalmente concentrado em sua tarefa, não atende celular nem lê um e-mail. Terminado esse período, acerte o timer para 5 minutos e verifique os e-mails, mensagens no celular ou dê aquela passeada nas mídias sociais que você queria. Terminado o prazo, volte para mais 25 minutos de trabalho focado.
A cada 2 horas (4 ciclos de 25 + 5 minutos), acerte o timer para meia hora de “descanso”, tratando de e-mails mais complicados ou se distraindo mesmo, com um livro, por exemplo, ou ouvindo um podcast de seu interesse.
Se você preferir, já programe um despertador para tocar em todos esses horários. Isso evita que você perca tempo ajustando o timer a cada 25 minutos.
4- Use uma máquina de expresso na mesa
O café é um companheiro energético de muita gente que precisa dar um gás no trabalho.
É claro que tudo que é consumido com exagero pode ter efeitos prejudiciais. Mas você já pensou em instalar em seu home office uma máquina de café expresso do tipo Nespresso ou Dolce Gusto?
É só colocar na tomada e abastecer com água. Isso evita que você fique se levantando e indo para a cozinha preparar um café fresquinho ou, pior, tomar aquele café “passado” há 4 horas que está na garrafa térmica.
5 – Crie um cenário novo para suas gravações
Criar um cenário em seu próprio escritório é uma ideia fácil de executar. Esse tipo de ideia é indicada para aqueles vídeos explicativos, em que você bate um papo, passa dicas e, muitas vezes, intercala com alguns slides, gráficos e infográficos que produziu.
Mas como mudar o cenário de seu home office?
Simplesmente, inverta a câmera de posição. Na maioria das vezes em que alguém faz um vídeo como esse, usa a própria câmera de seu desktop ou laptop e fica sentado em sua mesa de trabalho. O cenário de fundo, por trás da pessoa, normalmente é uma parede sem graça.
Na hora de gravar um vídeo assim, vire sua cadeira ao contrário, ficando de costas para a mesa de trabalho, e apoie seu equipamento de captação de imagem em algum móvel ou mesmo em um tripé na altura ideal e de frente para o cenário de sua mesa.
Ao invés de ter uma parede sem nada, ou no máximo com um quadro, sua audiência vai ver sua mesa de trabalho. Uma dica importante é você arrumá-la para ficar bem legal, mostrando seus equipamentos, livros, anotações, objetos pessoais etc. e toda sua personalidade dinâmica e ativa.
Imagine algo assim com pano de fundo de seus próximos vídeos:
Bom, espero que esse conteúdo tenha lhe ajudado de alguma forma. E para garantir que você está tomando a decisão de transformar seu escritório em um ambiente funcional, basta aplicar essas 5 dicas.
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Abração.
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