Comprar apartamento na planta: veja os benefícios
Para decidir a compra de um apartamento é preciso estabelecer os objetivos e expectativas prioritárias, além das condições financeiras para esta aquisição.
Como se trata de um bem material de valor elevador, geralmente o fator financeiro, que é o poder de compra, é o ponto que mais sobressai na decisão.
Mas no rol de objetivos e expectativas do comprador, ou da família que irá adquirir o imóvel, é possível que existam motivações que sejam o fiel da balança.
Um grande exemplo disso, no caso de quem quer comprar um apartamento para morar, é a urgência em se mudar. Partindo deste exemplo, sem dúvida o foco de compra deverá ser imóveis prontos.
Mas para quem não tem este limitador, abre-se um leque maior de opções, podendo o comprador pesquisar por imóveis em construção ou na planta.
Comprar apartamento na planta é, sem dúvida é uma opção financeira muito atrativa, pois o maior balizador desta equação é a valorização do imóvel, que será bem maior após a concretização da construção.
Mas as vantagens não param por aí. Quer saber mais? confira nossa lista de benefícios para a compra de um apartamento na planta:
Pagamento facilitado
Comprar um apartamento na planta tem como maior benefício a possibilidade de planejar o seu pagamento.
Muitas vezes essa compra permite a negociação diretamente com a construtora, e assim o comprador poderá parcelar o valor da entrada.
Isso permite o pagando de parcelas mais baixas e o intercalação de parcelas intermediárias que conciliem com datas de maior renda como seu 13º salário, adicional de férias, Participações nos Lucros ou Resultados (PPR ou PLR) ou outras receitas extras.
Já na compra de um imóvel pronto, o comprador precisará desembolsar de 30 a 40% do valor do bem. Ou seja, a compra de um imóvel pronto exige um capital maior já disponível.
Imóvel personalizado
Atualmente muitas construtoras oferecem a possibilidade de personalizar a planta do imóvel em muitos pontos, como a ampliação da sala, a reversão de ambiente como home offices, sala de TV ou dispensa, cozinha convencional ou tipo americana, etc.
Ainda que não seja uma opção ofertada pela construtora, sem dúvida é muito mais fácil promover ajustes deste tipo no apartamento que nunca foi habitado, pois detalhes de decoração como pisos, pinturas e até infraestruturas poder ser mais facilmente ajustados.
Lembrando que alterações internas ou de fachada no apartamento só podem ser realizados pelo comprador com a total anuência da construtora, ou do condomínio já constituído, e com a devida documentação de engenheiro responsável.
Valorização do imóvel
A compra do imóvel na planta envolve o risco atrelado a sua conclusão ou atrasos na obra. Para atenuar este risco, certifique-se quanto a idoneidade da construtora (peça certidões negativas). Se houver uma instituição financeira assegurando a construção pode ser um diferencial importante.
Mas o fato é que é justamente este risco que caracteriza a aquisição de um apartamento na planta também como um bom investimento, pois concluída a obra ele tende a valorizar cerca de 30% a 40%, segundo alguns especialistas.
Mudança planejada
Da mesma forma que a compra de um apartamento na planta possibilita o planejamento financeiro para o pagamento do bem em si, a mudança e todos os custos relacionados também podem ser programados.
Isso possibilita planejar custos e estilos de decoração, mobiliário adequados, escolha de pisos e infraestrutura que tragam conforto, praticidade e até economia a longo prazo, como a instalação de climatizadores para todo o apartamento ou ambientes prioritários, sistema de aquecimento de água, pontos de iluminação mais estratégicos, entre outros componentes ecologicamente planejados para o seu apartamento na planta.
Comentários
Postar um comentário