Saiba como escolher a melhor casa para você

 Saiba como escolher a melhor casa para você


Quem está em dúvida sobre como escolher a melhor casa para morar precisa priorizar o seguinte aspecto: custo-benefício. Até porque de nada adianta optar por uma casa ou apartamento somente pelo preço e depois acabar se arrependendo da escolha. Investir em qualidade de vida é imprescindível para que você se sinta bem no seu próprio.

Quem está em dúvida sobre como escolher a melhor casa para morar precisa priorizar o seguinte aspecto: custo-benefício. Até porque de nada adianta optar por uma casa ou apartamento somente pelo preço e depois acabar se arrependendo da escolha. Investir em qualidade de vida é imprescindível para que você se sinta bem no seu próprio lar, com a certeza de que tomou a decisão certa.

É claro que pensar em questões como segurança e localização também é essencial, mas o padrão do imóvel e a área de lazer do condomínio são aspectos que jamais devem ser desconsiderados. Afinal, você não vai querer passar o dia todo trancado dentro do seu apartamento, certo?

Já para quem prefere morar em uma casa, o ideal é escolher uma propriedade com quintal ou área externa. Assim, dá para aproveitar bem o espaço e curtir um tempo ao ar livre.


Defina seus planos de curto e longo prazo

O primeiro passo é ter certeza do tipo de imóvel que você está buscando, seja para comprar, seja para alugar. Considere seus planos de curto e longo prazo para se certificar de que o local atenderá às suas expectativas. Pretende ter um pet? Sonha em aumentar a família? Precisa de um espaço de home office em casa? Todas essas questões devem estar muito bem definidas na hora de escolher a propriedade.

Por isso, antes mesmo de fazer contato com as imobiliárias, otimize seu tempo pesquisando na internet os imóveis que atendem ao padrão desejado. Avalie a média de preços por região e veja se o investimento contempla as demandas da sua rotina familiar. Lembre-se de que só é interessante pagar um pouco mais caro caso o apartamento ofereça tudo o que você precisa para passar um longo período ali.

Avalie seu orçamento mensal

Saber ao certo quanto você pode gastar é algo urgente no dilema de como escolher a melhor casa, pois não dá para agir por impulso e optar por uma propriedade que não cabe no orçamento. Além de dívidas, isso traria uma enorme frustração. Portanto, faça um criterioso planejamento financeiro durante a sua pesquisa de imóveis. Veja quais são os prós e os contras de cada opção e priorize o custo-benefício.

Reforçamos que isso não significa escolher a propriedade mais cara, mas sim aquela que justifica o valor investido, desde que esse valor caiba no seu bolso, é claro. Atualmente, o mercado imobiliário está muito favorável para quem deseja comprar ou alugar. Então, não será difícil encontrar boas opções com ótimos preços. Além disso, também dá para negociar os valores com base nos pontos negativos da casa ou apartamento disponível.

Priorize a localização e a segurança

Se você já escolheu o bairro de sua preferência, faça uma visita à região e avalie bem o entorno, certificando-se de que o local oferece infraestrutura completa de serviços próximos à sua residência, como supermercados, farmácias, bancos etc. É muito interessante ponderar o potencial de valorização do bairro, pois pode ser que no futuro ele fique ainda mais atrativo caso você deseje revender a propriedade.

Outro ponto de destaque deve ser a segurança e o acesso à região. Analise se há rotas alternativas para fugir do trânsito e considere a possibilidade de ir a pé ou de bicicleta para o trabalho. Em alguns casos, isso pode representar uma significativa economia no seu tempo. Preste muita atenção também na configuração geográfica do local, de modo a não escolher um lugar sujeito a catástrofes naturais, como enchentes e alagamentos.

Analise o tamanho e o padrão do imóvel

Nas situações de compra com a construtora, é bem provável que o padrão do imóvel seja de primeira, sobretudo se as unidades forem recém-lançadas. No caso do aluguel, é preciso redobrar o cuidado com essa questão para evitar dor de cabeça com problemas estruturais ou de acabamento. Se for essa a sua situação, fique atento principalmente à qualidade das instalações elétricas e hidráulicas.

Em imóveis mais antigos, o ideal é que essas instalações tenham sido reformadas, o que garante redes novas, mais econômicas e totalmente funcionais. Quanto aos detalhes de acabamento, considere as suas preferências, pois elas darão aquele toque final para deixar a casa com a sua cara. Tipo de piso, pintura, bancadas, entre outros detalhes devem agradar seu gosto pessoal. Se não agradarem, avalie se valerá a pena a reforma.

Considere a infraestrutura do prédio

Chegamos à dica de ouro para quem pretende morar em apartamento: analisar a infraestrutura do prédio. Quanto mais novo o condomínio, melhor. Assim, as instalações demandarão pouca manutenção e você poderá curtir os atrativos quando quiser, como piscina, academia, espaço gourmet etc. Dependendo do porte do prédio, pode haver também espaço de coworking, o que é muito favorável para quem faz home office.

Em relação à segurança do condomínio, priorize edifícios que contam com monitoramento 24h por câmeras em todos os acessos. Além disso, dê importância às construções sustentáveis, ou seja, que investem em instalações ecológicas, como sistema para captação de água da chuva, iluminação automatizada, coleta seletiva de resíduos e área verde para horta comunitária.

Apenas não se esqueça de ficar por dentro do regimento interno do condomínio para evitar surpresas desagradáveis. As regras precisam estar claras e ser compatíveis com os interesses coletivos dos condôminos, o que favorece uma convivência harmoniosa e empática. Afinal, nunca se sabe quando você precisará de um favor do vizinho, não é mesmo? Por isso, cultivar boas relações é muito importante.

Os aspectos que listamos aqui influenciam diretamente na qualidade de vida do morador, contribuindo para o bem-estar de toda a família. Mas vale lembrar que eles não são definitivos, pois nem todo mundo tem os mesmos interesses e necessidades. De qualquer modo, na dúvida sobre como escolher a melhor casa, ter esses parâmetros para se basear já é um grande passo. Agora é só planejar o brinde do open house!

Gostou dessas dicas imobiliárias?
Então, compartilhe o conteúdo nas redes e ajude seus seguidores a fazer uma escolha inteligente!


Saiba Mais!!!
Receba mais informações!
.
Você quer uma consultoria Imobiliária gratuita?
Você prefere receber as informações por e-mail ou por whatsapp?
Havendo dúvidas sobre como comprar seu imóvel, pode contar conosco para tentar achar a resposta.
LEANDRO T ZORTÉA
O SEU IMÓVEL DE FORMA PRÁTICA E DESCOMPLICADA PARA COMPRAR.
Especialista em Investimento Imobiliário Inteligente.
Corretor de Imóveis - CRECI 27.178
leandro.zortea@gmail.com
leandro.zortea@r8imoveis.com
https://r8imoveis.com/
Site: https://leandrozorteacorretordeimoveis.wordpress.com/
https://leandrozortea.blogspot.com/
WhatsApp: (62) 98519-8935 / 98628-4545
Instagram: @leandrozortea_cv
Facebook: Leandrozortea




Comentários