3 dicas de como investir em imóveis
Para quem deseja cuidar do próprio dinheiro e fazê-lo render, investir em imóveis é uma boa opção. Como se trata da aquisição de um bem durável, você tem a certeza que, de qualquer forma, ele ajudará a construir o patrimônio da família.
Alguns fatores são essenciais para que você possa realizar o investimento em imóveis com tranquilidade e satisfação, como a escolha de uma boa imobiliária. A seguir, veja 3 dicas de como investir em imóveis e acerte na etapa!
1. Conheça qual é a sua disponibilidade financeira
Para que qualquer investimento cumpra o seu objetivo, é fundamental que ele não se torne uma fonte de dívidas. Ou seja, não adianta pedir um empréstimo para aplicar dinheiro, pois isso gera a cobrança de juros e o comprometimento das finanças.
Com o investimento em um imóvel, é a mesma coisa. Veja quais são as possibilidades do seu orçamento, para que ele acomode o processo. Se você deseja fazer uma aquisição financiada, por exemplo, verifique se as parcelas cabem no bolso e se há o dinheiro disponível da entrada. Do contrário, é melhor esperar um pouco mais. Também é importante definir o teto dos gastos. Estabeleça um limite para a etapa, pois isso melhora o controle e obtenção de resultados.
2. Defina quais são os objetivos ao investir em imóveis
Nem sempre comprar um imóvel tem o mesmo objetivo de investimento. Há pessoas que decidem adquirir um usado, reformar e revender por um preço maior. Por outro lado, há quem prefira investir em imóveis para realizar aluguel fixo ou de temporada. Já outras pessoas desejam aproveitar a valorização dos recém-construídos.
Para cada necessidade existe uma abordagem diferente. Se quiser faturar com o aluguel por temporada, adquirir um imóvel de 1, 2 quartos pode ser a melhor pedida. Já se deseja explorar a valorização, um imóvel na planta é o ideal — você adquire antes da construção e vende, por um preço maior, na entrega das chaves.
Estabeleça, inclusive, quanto deseja ganhar. Para que a oportunidade seja vantajosa, o melhor é que ele renda mais do que outras opções típicas do mercado. Um aluguel de 1% do valor do imóvel ao mês, por exemplo, traz um bom retorno. Se conseguir a valorização de 40% do investimento em 6 meses, essa também é uma boa escolha.
3. Não pense apenas em curto prazo
Por mais que você deseje comprar e revender a unidade logo depois, é preciso tomar cuidado para não ter um pensamento em curto prazo. No mercado imobiliário, qualquer mudança faz com que alguns impactos modifiquem o potencial de investimento, então é necessário ficar atento.
Se for comprar um imóvel na planta, prefira uma construtora de qualidade, com obras já finalizadas e que é reconhecida pelos ótimos projetos. Projete, ainda, qual é o potencial de valorização da área após a obra e algum tempo depois.
Pense também em aspectos como o fluxo turístico esperado por temporada, o aquecimento do mercado imobiliário para venda e aluguel e o interesse das pessoas no imóvel desejado. Assim, você consegue prever cenários e, então, tem maior segurança.
Investir em imóveis é uma possibilidade muito interessante e capaz de oferecer ótimo rendimento. Para aproveitar todos os benefícios dessa alternativa, não deixe de seguir esses cuidados e aproveite os resultados.
Agora que você já sabe algumas dicas para investir em imóveis, que tal se aprender a como se organizar para comprar um imóvel?
Comentários
Postar um comentário