Como realizar um bom planejamento financeiro para a compra de um imóvel?

 Como realizar um bom planejamento financeiro para a compra de um imóvel?

A decisão de comprar um imóvel pode parecer algo muito simples, mas na verdade há muitos fatores que pesam na hora de escolher o lar dos sonhos. Em primeiro lugar, é importante definir suas prioridades antes de sair a campo buscando o lugar para morar.

Definidas as prioridades, é chegada a hora de partir para o próximo passo: o planejamento financeiro. Não se apresse! Sem esta etapa fundamental os riscos de assumir um compromisso que trará muitas dores de cabeça são enormes.

Mas não se preocupe: se você sonha com a compra de um imóvel que atenda a todas as suas expectativas, continue lendo este post e aprenda a se organizar para obter sucesso em seu investimento. Confira!

Defina o quanto você está disposto a gastar  

Para adquirir um imóvel de qualidade o melhor a se fazer é um planejamento financeiro. Portanto, é importante que antes de qualquer coisa você analise sua renda para logo em seguida estabelecer um teto para a futura aquisição. Assim não correrá o risco de dar um passo grande demais.

Se optar por um financiamento, é importante que já tenha disponível um valor para usar como entrada. Quanto maior for esse valor, menores serão as parcelas e o valor aplicado como juros, o que pode trazer um grande benefício para seu planejamento financeiro a longo prazo.

Estabeleça metas possíveis   

O próximo passo na caminhada para a compra da residência ideal é fixar metas que possam ser cumpridas na hora do planejamento. Assim, após analisar sua renda e despesas, comece a avaliar se existe algum gasto dispensável em seu cotidiano, mas que possa ser deixado para um segundo momento.

É bom lembrar que nem sempre a poupança convencional é a melhor forma de guardar seu dinheiro. Assim, é importante avaliar junto à sua instituição financeira se existe algum modelo de investimento que gere uma receita maior em menos tempo.

Considere possíveis despesas extras  

A compra de um imóvel envolve algumas despesas que devem estar inclusas em seu orçamento final para essa aquisição tão relevante. Não se deve esquecer do Imposto de Transmissão de Bens Imóveis (ITBI), especialmente, que é um tributo pago ao Município no ato da aquisição daquele bem. O não pagamento do ITBI impossibilita a liberação da documentação e impede a formalização da compra.

Há ainda taxas de transferência e de escritura a pagar, a fim de que se possa concluir a transmissão da titularidade do imóvel e a emissão dos documentos no nome do comprador, o que protege seu bem e evita problemas posteriores. Esteja preparado para isso!

Faça uma simulação com seu corretor ou na agência da instituição financeira    

Por fim, após decidir qual empreendimento melhor se harmoniza com as suas demandas e aspirações, ficar ciente de quanto pode gastar no lar dos seus sonhos e se organizar financeiramente, é hora de fazer uma simulação. Você pode fazer no site da instituição ou em uma agência.

Neste momento você pode avaliar as melhores condições de financiamento disponíveis no mercado, as taxas de juros, as variações e possibilidades de descontos. 

Comprar o imóvel à vista é sempre a melhor opção! Mas uma empresa sólida, que forneça boas condições de financiamento, pode deixar você mais perto da realização de seu sonho da casa própria.

Agora você já está pronto para começar seu planejamento financeiro. Entretanto, é comum que surjam dúvidas ao longo do processo. Se isso acontecer não hesite em buscar um corretor de imóveis de sua confiança,  Corretor de Imóveis Leandro T Zortéa.




Comentários