Crowdfunding de investimento o modelo que vem revolucionando o mercado

Crowdfunding de investimento o modelo que vem revolucionando o mercado

Crowdfunding é um termo desconhecido para muitos brasileiros, ainda sim é uma modalidade de investimento amplamente reconhecida em outros lugares do mundo.


Crowdfunding é uma forma de investimento que foge em muito do modelo convencional. Veja, diferente de como atuam os bancos tradicionais, o crowdfunding tem como objetivo trazer a acessibilidade. O seu objetivo principal é viabilizar recursos, através da intermediação que conecta investidores a projetos. Mas o que é crowdfunding?


De forma simples é uma forma de captação de recursos para projetos. Ele atua em duas frentes que são os investidores e os projetos. A ideia principal viabilizar recursos para projetos que podem ser econômicos ou sociais. Hoje, muitas empresas de menor porte preferem buscar captação de recursos através do crowdfunding do que recorrer a financiamentos tradicionais que são ofertados pelas instituições financeiras.


Quando dialogamos sobre investimentos, não estamos falando sobre nada novo. O crowdfunding embora seja uma modalidade recente no Brasil, não é um termo novo. Os financiamentos coletivos tornaram-se muito comuns nos últimos anos em várias frentes. Principalmente porque eles trazem uma desburocratização que é nítida nos bancos tradicionais.


Mas quais sãos benefícios do crowdfunding?


O crowdfunding conecta pessoas - investidores - a ideias promissoras, os projetos. O objetivo é fugir dos meios tradicionais e burocráticos. Imagine que você tem uma empresa e precisa captar investimentos para um projeto inovador, que poderá gerar grandes lucros em um tempo relativamente menor. Pelos meios tradicionais poderiam levar anos até que você conseguisse receber algum investimento, talvez quando o investimento surgisse a ideia nem fosse tão promissora mais.


Com o crowdfunding este processo se torna relativamente mais rápido, primeiro porque a intermediação conectará o seu projeto a pessoas que realmente estão interessadas em investir. Ou seja, a primeira barreira - que é justamente fazer essa ligação entre investidor e projeto - será quebrada muito mais rápido. Facilitando assim o processo de negociação.


Além disso, não existe somente benefício para quem busca investimento, mas também para quem investe. Veja, imagine que você é um investidor e tem R$ 10.000,00 para investir. Infelizmente, grandes corporações jogam valores acima do que você tem disponível para investir, logo investimentos atrativos não surgem com tanta frequência. Mas investindo com crowdfunding você não só terá a possibilidade de investir em projetos inovadores e com alta rentabilidade, mas também terá a possibilidade de diversificação.


Como assim?


O Crowdfunding atua com investimentos por cotas. Desta forma você poderá fazer a aquisição de cotas de vários investimentos. Isso é atrativo porque permite que o investidor iniciante faça investimentos diversificados e menores, o que de fato diminui o risco. Além de permitir que o investidor tenha uma carteira mais ampla de investimentos.


Ou seja, todo mundo ganha!



O crowdfunding é seguro, existe regulamentação?


Este é um dos pontos principais para quem deseja investir. É fundamental que você conheça o modelo de investimentos, suas regulamentações, plataformas e formas de atuação. Infelizmente, muitas empresas atuam de má fé e se posicionam se apresentar todos os fatos. Portanto, é crucial que você conheça o que regulamenta os seus investimentos.


O crowdfunding de investimentos é um modelo muito conhecido em países como o Estados Unidos, Nova Zelândia, Suécia e alguns outros países. No Brasil ainda existem algumas dúvidas quanto os seus benefícios e segurança.


Mas desde 2017 o crowdfunding de investimentos é regulamentado pela CVM (Comissão de Valores Mobiliários) por meio da Instrução CVM n° 588. Ou seja, além de ser um modelo seguro por atuar em cotas, o que aumenta a diversificação e diminui o risco. Ele também é um modelo de investimento regulamentado pelo órgão responsável.


Desta forma o investidor possui “n” motivos para conhecer o modelo e também investir através dele. Ainda sim, sempre recomendamos que antes de fazer qualquer investimento leia a regulamentação e busque informações acerca do modelo de investimento escolhido.


Como iniciar no crowdfunding de investimentos?


O primeiro passo é estudar o modelo de investimento, recomendamos que leia sobre a regulamentação e veja os conteúdos do nosso blog.


Além disso, é crucial escolher uma plataforma de investimentos eletrônicos como a nossa THInvest, a plataforma conecta investidores, pessoas que buscam uma oportunidade, com ideias e projetos inovadores.


O objetivo da plataforma é atuar como um guia de oportunidade para investimentos em segmentos que sejam estratégicos rentáveis da economia. Uma grande vantagem de contar com uma plataforma de investimentos qualificados é que você não precisa possuir um alto conhecimento técnico sobre investimentos e tampouco uma grande quantia de dinheiro para começar a investir.


Por fim, recomendamos que você avalie sempre a plataforma, veja se ela está regulamentada e segue a diretrizes da CVM. Além claro, de avaliar as ofertas que são apresentadas por ela.


O Crowdfunding de investimentos é uma modalidade totalmente segura e legal. Além de prover a acessibilidade, ele conecta pessoas que juntas podem fazer a diferença na sociedade através de investimentos estratégicos e pontuais.


Comentários