AS IMOBILIÁRIAS NO MODELO DE VENDAS ATUAL
As imobiliárias dividem os plantões de vendas entre si e com a House. Atendem os clientes que o marketing das incorporadoras leva até os stands. Os clientes são atendidos mediante sorteio interno. Cada imobiliária faz a sua escala de plantão e seleciona, a seu critério, quais corretores ficarão no stand durante a semana.
Por causa desse sorteio, dependendo do número de imobiliárias e de corretores dentro do stand, na melhor das hipóteses, metade dos clientes serão atendidos pela House, e o restante pelas imobiliárias. O que não acontece muito na prática.
Quando um cliente avança com a imobiliária, e faz uma proposta, esta é levada para a incorporadora aprovar. Não aprovando, é apresentada uma contra proposta pro corretor, que é repassada pro cliente. Quando esse pingpong de propostas não tem fim é marcada uma reunião direta entre cliente e incorporadora pra negociar os valores e fechar a venda.
Normalmente, durante a próxima reunião pra assinatura do contrato, muitas dúvidas são levantadas na hora e muita informação nova é passada ao cliente. Em alguns casos, a venda é perdida ou o cliente pede mais um tempo pra analisar.
Em paralelo, as demais imobiliárias que não dividem os stands, ligam frequentemente pra incorporadora querendo vender os empreendimentos. O telefone geral e o do incorporador não param de tocar com propostas de parcerias porque todas elas têm diversos clientes cadastrados.
Quando alguma tem algum cliente real, marca uma reunião com a incorporadora pra apresentação do projeto. Quando essa reunião é marcada no stand, normalmente quatro coisas acontecem.
1) O incorporador vai até lá ou manda um representante.
2) Quando ninguém tem tempo pra acompanhar, a imobiliária vai ao stand mostrar sozinha o empreendimento, sem conhecer direito (ou nada) o projeto.
3) O incorporador pede pra House acompanhar, mas ela se nega porque é contra mais uma imobiliária vender, e ela não vai ganhar nada com isso.
4) O incorporador pede pra House acompanhar, mas ela atende com má vontade, justamente porque é contra mais uma imobiliária vendendo, e ela não vai ganhar nada com isso.
COCLUSÃO
1) Na maioria dos casos, as imobiliárias dependem da incorporadora pra negociar, fechar a proposta, rodar e esclarecer o contrato, e até pra apresentar o projeto.
2) Muito tempo é perdido por causa dessa dependência. O tempo dos corretorres, o tempo dos clientes e, principalmente, o tempo precioso do incorporador (ou representante) quando ele deveria gerenciar a incorporação, e não as imobiliárias.
3) Vendas são perdidas por falta de informação, principalmente sobre o contrato de compra e venda.
4) A rotatividade dos corretores de imobiliárias dentro do stand, na maioria das vezes, vem acompanhada da falta de conhecimento aprofundado do corretor de plantão sobre aquele empreendimento específico. O resultado são clientes potenciais perdidos por mau atendimento.
5) Os clientes das demais imobiliárias que não dividem os plantões, quando não são atendidos diretamente pelo incorporador ou representante, ficam sem o respaldo da incorporadora, e o resultado comum é a perda desse cliente por falta de informação adequada.
6) Naturalmente, esse modelo de vendas, com várias imobiliárias e a House no circuito disputando uma fatia desse pão, gera diversos conflitos de interesse e de relacionamento entre os corretores, que incluem os clientes, principalmente, quando estes são atendidos por mais de uma equipe de vendas ao mesmo tempo. E essa confusão rotineira dentro do stand de vendas cai no colo do incorporador, desperdiçando ainda mais o seu tempo precioso.
Perceba que esse modelo de vendas atual é nocivo ao empreendimento por desperdiçar clientes potenciais, criar conflitos estruturais entre os corretores, e entre house e imobiliárias, e por jogar fora o tempo do incorporador.
Eu sei que é um modelo impregnado a tal ponto no mercado que é difícil desconsidetar seu status quo.
Mas eu te pergunto, esperando a sua resposta sincera: se os efeitos colaterais desse modelo são tão óbvios e prejudiciais ao empreendimento, por que você ainda continua usando?
A House deve atender todos os clientes de um lançamento, incluindo os curiosos de plantão que batem na porta, até identificar no meio desse tanto de gente aquele cliente potencial.
E é aí que a palavra LEAD ficou bastante conhecida no mercado imobiliário, mas o que tenho acompanhado por aí são muitas incorporadoras e corretores confundindo as coisas e engordando as estatísticas de atendimento com as fake leads!
Mas, afinal, você sabe o que são leads, e qual é o verdadeiro lead de uma incorporadora?
E junto dessa arapuca que ficou normal no mercado, vem a reclamação recorrente que escuto: "a minha House só quer saber de receber o lead na mão"!
Pois bem, veja o meu recado pra você.
E é aí que a palavra LEAD ficou bastante conhecida no mercado imobiliário, mas o que tenho acompanhado por aí são muitas incorporadoras e corretores confundindo as coisas e engordando as estatísticas de atendimento com as fake leads!
Mas, afinal, você sabe o que são leads, e qual é o verdadeiro lead de uma incorporadora?
E junto dessa arapuca que ficou normal no mercado, vem a reclamação recorrente que escuto: "a minha House só quer saber de receber o lead na mão"!
Pois bem, veja o meu recado pra você.
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