Comprar apartamento na planta: 7 vantagens de investir Conheça algumas vantagens de comprar um apartamento na planta e como esses aspectos se comparam a comprar um imóvel pronto.

Comprar apartamento na planta: 7 vantagens de investir.    

Conheça algumas vantagens de comprar um apartamento na planta e como esses aspectos se comparam a comprar um imóvel pronto.   

Comprar uma propriedade é uma grande decisão. Na maioria dos casos, é a maior compra que faremos ao longo da vida. Principalmente, quando a intenção é fazer da compra um investimento, como é o meu caso. E analisando várias opções de compra me deparei com uma dúvida: comprar um apartamento na planta vale a pena? Comprar um imóvel pronto não seria melhor? E eu fiz o dever de casa para conhecer os dois lados.

Todas as aquisições de propriedade devam ser totalmente pesquisadas. Existem várias razões pelas quais comprar um apartamento na planta é vantajoso – dos ganhos financeiros à tranquilidade -, mas também há outros fatores que ressaltam os benefícios de comprar pronto.

Vale a pena comprar um imóvel na planta? 

Saiba mais.

Comprar apartamento na planta: vantagens sobre o imóvel pronto

1. Imóvel novinho em folha

Comprar um apartamento na planta requer tempo e paciência para esperar a obra terminar, mas se você fechar um investimento com uma empresa idônea é garantia de que terá um imóvel novo para investir como desejar.

E por ser uma propriedade nova não haverá necessidade de manutenção em um futuro imediato. É raro que a compra de um apartamento não exija, pelo menos, algum trabalho de finalização como a instalação de detalhes finais que por ventura não sejam cobertos pela construtora.

Mas exceto esses detalhes em relação ao acabamento, comprar na planta significa que tudo é novo, não apenas a propriedade em si, mas tudo está pronto para ser usado.

Além da manutenção, comprar um apartamento na planta significa que você não precisará redecorar, outra grande economia.

Como a maioria das construtoras oferecem uma variedade de esquemas de cores internas, você terá uma casa nova decorada exatamente como deseja.

Dando a opção do seu futuro inquilino fazer as alterações que preferir, especificando as condições de entrega como originalmente estabelecida no contrato de locação.

Por outro lado comprar um imóvel pronto significa conseguir colocá-lo no mercado mais rápido. Neste ponto é preciso analisar qual é a sua prioridade como comprador.

2. Tempo para economizar

Uma das maiores vantagens financeiras de comprar um apartamento na planta é o fato de que você pode planejar todo o pagamento do imóvel.

Geralmente, com base na variação do Índice Nacional de Construção Civil (INCC), o comprador quita 30% do valor do imóvel na fase de construção. Após a entrega das chaves, os 70% restantes podem ser parcelados.

Você tem bastante tempo (o tempo que leva para a construtora concluir a construção) para planejar um financiamento ou investimento que lhe renda mensalmente a quantia para pagar suas parcelas futuras. Diminuindo as chances de ficar inadimplente.

Para empreendimentos maiores, esse tempo pode ser de até um ano ou mais. Se você planejar para isso, poderá economizar uma quantia significativa antes da conclusão da obra, reduzindo a quantia a ser emprestada.

Tudo isso é uma coisa boa para o seu planejamento financeiro pessoal.

3. Pagar mais barato

Além do tempo para se planejar, comprar um apartamento na planta por si só é mais barato do que comprar pronto.

Como o imóvel será recebido no futuro, você ganha poder de negociação com a construtora e boas condições de financiamento.

No cenário atual ainda em crise, as construtoras estão em busca de clientes potenciais e flexibilizam as ofertas para atrair compradores.

4. Potencial de valorização

Essa é outra grande vantagem de comprar um apartamento na planta, o potencial de valorização do imóvel depois de pronto.

Pense: você negocia mais barato a compra ainda na fase de construção e ao final ganha um patrimônio que pode lhe render até 50% a mais do que valor investido.

Por isso, o processo de escolha do imóvel deve ser criterioso. Se você deseja obter um retorno significativo, analise as tendências do mercado, o local da construção, a estrutura do imóvel, a região ao redor.

Todos esses detalhes contribuem para valorizar o apartamento depois de concluída a obra.

5. Personalização do acabamento

Outro ponto que sobre comprar um apartamento na planta é poder personalizar o acabamento. Mais um fator que também agrega valor ao seu imóvel.

Você pode adicionar itens premium ao acabamento para valorizar seu apartamento nos pequenos detalhes. Claro, é importante seguir a proposta do empreendimento e adequar os detalhes a esse estilo.

Um apartamento de luxo pede um tipo de personalização, já um apartamento mais econômico pede outros detalhes que vão valorizá-lo.

Muitas vezes, ao comprar um apartamento pronto é preciso gastar com reforma para atualizar o estilo do apartamento e trocar itens de acabamento, o que pode custar bem mais caro.

6. Processo de compra seguro

Comprar apartamento na planta envolve uma promessa de compra e venda e segue toda burocracia necessária para garantir a segurança tanto do comprador quanto da construtora.

Já para um imóvel pronto, o processo burocrático pode ser mais complexo. É necessário checar todos os registros e certidões (que devem estar negativas), se o imóvel está disponível legalmente para venda (fora de inventários), se há impostos em atraso etc.

Esse processo de checagem de documentação toma um tempo considerável de toda negociação.

7. Construir um patrimônio duradouro

Comprar um apartamento na planta é um investimento para a vida que pode ser deixado para seus filhos e até mesmo para seus netos como patrimônio.

Escolher um bom empreendimento e uma construtora séria do mercado garantirá que o dinheiro que você está investindo hoje dê frutos por muito tempo.

Projetos que valorizam aspectos de sustentabilidade, por exemplo, são ótimas opções para comprar na planta, pois a tendência é que esse requisito seja cada vez mais valorizado. E não apenas pelo apartamento em si, mas o restante do terreno onde todas as áreas comuns são criadas.

Faça o seu dever de cada e pesquise o mercado da sua cidade em busca de empreendimentos inovadores, criativos e com potencial de valorização.

Tem dúvidas no processo de compra de imóvel? Posso te ajudar com todas as informações que você precisa, como tipos de financiamento, uso do FGTS, compra de imóvel na planta, documentações e muito mais. 


A possibilidade de dar entrada em um imóvel na planta atrai especialmente aqueles que estão no começo da vida financeira. Entretanto, é necessário entender se o seu perfil é ideal para esse tipo de empreendimento. Com valores de venda custando de 20%, 30% a 40% a menos do valor final da residência, muita gente acredita que comprar um imóvel na planta é certeza de obter lucro a longo prazo. Entretanto, além de conter riscos, a conta não para por aí. É preciso considerar que os descontos vêm com um custo: os principais riscos que os compradores devem arcar. 

Como funciona comprar um imóvel na planta?

Em suma, na compra de um imóvel na planta o comprador ajuda a incorporadora a financiar os custos da construção. Dessa forma, é possível financiar um terço do valor total pelo período de construção. O custo de entrada, a ser pago antes da entrega das chaves, são divididos em parcelas mensais, taxas intermediárias e uma última taxa de entrega.

Assim, os valores são corrigidos pelo Índice Nacional de Custo da Construção (INCC). Trata-se de uma taxa de inflação da construção civil, e que tem cálculo com base em material e serviços de mão de obra, incidindo sobre todas as parcelas e saldo devedor mensalmente. Portanto, é uma correção que pode aumentar o custo e valor final. Ou seja, a quantia mensal a ser paga nunca será igual à primeira parcela, e o valor pago ao pegar as chaves será maior que o previsto.

Ao entregar as chaves com o apartamento pronto, o valor restante deve ser corrigido e pago em parcelas entre 200 e 300 meses, com juros negociados no banco. Além disso, é importante acrescentar que atrasos de até 180 dias geralmente estão previstos em contrato. 

Sai mais caro ou mais barato? 

A compra compensar depende do quanto você tem para dar de entrada, em quanto tempo vai financiar e quais as ofertas no mercado. Não basta pegar a média do valor do metro quadrado na sua cidade e comparar com o oferecido pelo empreendimento.

Dentre as vantagens, o imóvel na planta permite que o valor de entrada, que varia de 20% a 30%, possa ser dividido pelo tempo de construção. Também pode modelar o apartamento, fazendo alterações em portas, azulejos, pias e revestimentos. Permite a negociação de condições de pagamento e preço, escolher andar, e pode ter valorização.

Por outro lado, existe o risco a construtora quebrar e você não receber o imóvel. Assim, há o risco de enfrentar um longo processo judicial já que, na prática, a compra é por algo que ainda não existe, um adiantamento. Apesar de a Lei da Incorporação (nº 4.591/64) buscar proteger o comprador, a construtora pode entrar em processo de recuperação judicial e não conseguir concluir a obra.

A alternativa está na pesquisa por uma constritora com um bom histórico e saber se ela possui certificados de qualidade. Ir ao Cartório de Registro de Imóveis é também uma precaução, conferindo se a construtora possui registro, e se as dimensões e planta do empreendimento estão aprovadas pela Prefeitura Municipal. Além disso, sair diferente do prometido, com reajustes que fazem o valor subir e mais tempo de pagamento. 

Qual é a média de valorização de um imóvel na planta?

Um dos grandes argumentos de pessoas e vendedores para a compra de um imóvel na planta é a valorização e a garantia na aquisição. A média de valorização de um imóvel pode ser de 20% a 50% no decorrer dos anos. Outros pontos podem afetar na valorização do imóvel, como a localização, os empreendimentos planejados para o entorno, perfil da vizinhança, movimento, ruídos, tipografia, e outros. Tais aspectos podem interferir na valorização esperada.

Não existe valorização alguma em um imóvel quando comprado na planta. Na verdade, o que existe é uma projeção de mercado feita pelo escritório de arquitetura, pelos incorporadores sobre a demanda que o mercado consumidor tem de comprar um determinado tipo de apartamento em determinado tamanho e número de dormitórios, a estimativa de preço que o consumidor vai pagar por esse imóvel. Com base nisso se faz um lançamento imobiliário e é feita uma tabela que pratica um deságio em relação ao esperado preço de mercado.







Saiba Mais!!!

Receba mais informações!

.

Você quer uma consultoria Imobiliária gratuita? 

Você prefere receber as informações por e-mail ou por whatsapp?

Havendo dúvidas sobre como comprar seu imóvel, pode contar conosco para tentar achar a resposta. 

LEANDRO T ZORTÉA

O SEU IMÓVEL DE FORMA PRÁTICA E DESCOMPLICADA PARA COMPRAR.

Especialista em Investimento Imobiliário Inteligente. 

Corretor de Imóveis - CRECI 27.178

leandro.zortea@gmail.com

https://leandrozortea.blogspot.com/

WhatsApp: (62) 98519-8935 / 98628-4545 / 98137-7045

Instagram: @leandrozortea_cv 

Facebook: Leandrozortea 


Comentários