Saiba porque estamos no melhor momento para comprar seu imóvel.
Estamos em um bom momento para compra de um imóvel novo? SIM
Por que agora é um dos melhores momentos para comprar um imóvel?
O mercado imobiliário brasileiro está em um ótimo momento de maturidade. Para alguns especialistas, tudo indica que agora é a hora ideal para compra do seu imóvel, levando em conta vários fatores além dos preços descontados.
Vamos falar hoje de quais são os fatores que mostram o porquê de agora ser um ótimo momento para este investimento.
Cenário econômico favorável
Segundo a pesquisa feita pelo Banco Central, 2019 começou com a projeção de crescimento de fatores que influenciam positivamente o mercado imobiliário, tornando a aquisição de um imóvel totalmente favorável para seu comprador. Alguns são:
- Crescimento do PIB (Produto Interno Bruto);
- Controle da inflação;
- Diminuição das taxas de juros;
- Facilidade para obtenção e elevação do crédito imobiliário;
- Aumento de imóveis a serem comercializados;
- Lançamento de novos projetos por meio de construtoras.
Recuperação do mercado
Esse cenário causa uma recuperação no mercado imobiliário. Segundo o Raio-X FipeZap, que calcula o perfil da demanda por imóveis nacionalmente, o número de apartamentos vendidos com desconto em relação ao preço anunciado se manteve alto, em 70%, ao longo do primeiro semestre de 2019. O percentual de negociação aumentou levemente em meses recentes, fechando julho em 13%.
Paralelamente, a procura se manteve na máxima da série histórica, iniciada em 2014. Isso leva a crer que os preços podem começar a subir. Entre os que se declararam compradores no Raio-X Fipezap, a maior parte manteve o
interesse por imóveis usados, percentual próximo do teto da série histórica, com 65% de um total de 66%. Em termos de objetivos, o interesse em utilizar o imóvel adquirido para moradia passou de 64% para 67% — também o maior patamar da série histórica — superando o interesse na aquisição do imóvel como forma de investimento com 33%, seja para revenda ou aluguel.
Pelos números, podemos ver que o interesse em imóveis residenciais aumentou, porém isso não quer dizer que com a elevação da demanda, a oferta ficou mais cara. Os preços dos imóveis ainda não reagiram à melhora da procura e estão estáveis há dois anos.
No mercado de imóveis usados, os vendedores estão mais dispostos a conceder desconto para não perder a venda. A redução média entre o valor pedido inicialmente pelo vendedor e o preço fechado na hora da venda de imóveis residenciais na Grande São Paulo pode chegar na casa dos 12%.
Queda nos custos de financiamento
O financiamento, principalmente com prazos curtos, também está mais atraente. Linhas de crédito tradicionais, em geral indexadas à TR, têm juros próximos das mínimas históricas. E novas modalidades, como a atrelada ao IPCA, passam a ser uma oportunidade única de financiamento a preço baixo.
A taxa de juros anunciada parte de 2,95% + IPCA — para quem tem relacionamento com a Caixa —, podendo chegar a 4,95% + IPCA. Considerando a expectativa para a inflação em 3,71% em 2019, os juros no primeiro ano fica em até 8,66% — abaixo dos 9,75% da outra linha oferecida pelo banco. Ou seja, quem tem chance de quitar o imóvel em poucos anos pode se beneficiar e muito dessas taxas. Ou mesmo garantir seu primeiro financiamento na melhor taxa possível.
Boa opção de investimento
O mercado imobiliário ainda está com preços estáveis nos últimos anos, como vimos. E por isso, investidores com um perfil mais conservador podem apostar em imóveis para aluguel. A compra de um imóvel e o consequente aluguel podem render 0,30% ou 0,50% ao mês, uma ótima opção de renda. Além disso, com a recuperação do mercado, o investidor ganha a valorização do imóvel. Mas importante: aposte nessa ideia se você prefere opções de investimento mais conservadoras, a longo prazo.
Vivemos hoje um mercado fragilizado pela insegurança das pessoas que desejam comprar imóvel novo, decorrente do atual momento político-econômico do país.
Ocorre no mercado uma resistência por parte das pessoas em investir na nova casa, no primeiro imóvel ou no próximo investimento.
E no entanto ouvimos falar muito sobre estarmos em um “momento de compra” de imóveis, ou seja, mais favorável para quem compra do que para quem vende.
Se isso é verdade, com a possível retomada da economia o momento se inverterá.
Estamos à beira de uma nova guinada de preço de imóveis em Goiânia? Ou é seguro aguardar mais para comprar meu imóvel? Os preços vão mesmo subir?
Mercado imobiliário em Goiânia
Goiânia é uma das capitais mais jovens do país, uma cidade que cresceu de uma forma mais ordenada, e hoje possui uma alta demanda por habitação, tendo hoje um dos menores estoques de imóveis proporcionalmente a outras capitais.
Por ter um estoque baixo, o número de lançamentos se mantem constante, fazendo com que o mercado fique sempre aquecido, e não ocorra desvalorização acentuada.
E desvalorização é muito diferente de desconto, desvalorização é característica geral do mercado, quando ocorre, e desconto é questão de ocasião, de oportunidade.
E o mercado hoje encontra-se dessa maneira, estamos com preços estabilizados e com ótimas oportunidades de compra, à beira de uma possível guinada geral do mercado.
Sim, caro leitor, é isso mesmo!!!!
Tendências
Nos próximos 12 a 24 meses, a tendência do mercado é de um crescimento acentuado, devido as perspectivas de queda da Taxa Selic, redução da taxa básica de juros bancários. Isso refletirá tanto na valorização dos imóveis quanto na maior procura por parte dos clientes, devido ao maior poder de compra.
Entendam:
Primeiramente, temos que levar em conta os juros praticados no País.
Hoje, a taxa básica de juros, a Selic, está no menor patamar de todos os tempos (2,00% ao ano).
Esse índice (Tx Selic) serve como referência para a economia e os financiamentos imobiliários.
O mercado como um todo já projeta um ciclo de cortes na Selic.
Me baseio nos resultados da pesquisa Focus, realizada pelo Banco Central com economistas e instituições financeiras.
Vejamos, segundo o Focus, devemos ter reduções ainda maiores até o fim de 2020, levando a Selic a aproximadamente 2,00% ao ano.
Só essa pequena queda no próximo ano já seria suficiente para que os imóveis tivessem um valor 16% superior ao de hoje.
Até dias atrás o mercado era visto com pessimismo, hoje as perspectivas se traduzem em OPORTUNIDADE, de fazer uma boa compra, com alto poder de barganha, com segurança.
Novo Cenário
Outros profissionais, e até a imprensa especializada já começam a enxergar esse novo cenário, veja:
Na pratica veremos nos próximos meses o seguinte cenário:
As incorporadoras atentas a esse novo panorama. E já deram sinais nos últimos anos de que vão acompanhar de perto esse crescimento do poder de compra do consumidor.
Ou seja, se a capacidade de pagamento do consumidor aumenta +24%, as incorporadoras tendem a aumentar esse mesmo percentual no preço de seus imóveis.
Vale a pena ressaltar que esse seria um aumento médio para o período – o seu imóvel dos sonhos poderia ficar, inclusive, mais caro que isso.
Conclusão
Na prática, quem consegue pagar as prestações de um imóvel de R$ 240 mil hoje, com Selic a 2%, teria condições de adquirir um imóvel de R$ 298 mil, um aumento real bastante considerável.
Para finalizar teremos ainda um outro fator, que em breve estará muito difundido no mercado, a portabilidade bancária.
Hoje nosso cenário é de altas taxas de juros, porem com a eminente queda da taxa Selic e consequentemente os juros bancários, a concorrência entre as instituições bancárias tende-se a se acentuar, baixando ainda mais os juros. Com isso o cliente que tenha contratado um financiamento com uma taxa maior, conseguirá facilmente efetuar a portabilidade do seu contratado para outra instituição com menores tarifas (desde que respeitados os critérios de aprovação).
Por hoje é isso, caro leitor, espero que este artigo tenha sido útil para você!
Saiba Mais!!!
Receba mais informações!
Você quer uma consultoria Imobiliária gratuita?
Você prefere receber as informações por e-mail ou por whatsapp?
Havendo dúvidas sobre como comprar seu imóvel, pode contar conosco para tentar achar a resposta.
LEANDRO T ZORTÉA
O SEU IMÓVEL DE FORMA PRÁTICA E DESCOMPLICADA PARA COMPRAR.
Especialista em Investimento Imobiliário Inteligente.
Corretor de Imóveis - CRECI 27.178
leandro.zortea@gmail.com
https://leandrozortea.blogspot.com/
WhatsApp: (62) 98519-8935 / 98628-4545 / 98137-7045
Instagram: @leandrozortea_cv
Facebook: Leandrozortea
Comentários
Postar um comentário