A família vai aumentar em breve? Veja como escolher o imóvel ideal. 14 dicas para escolher o imóvel ideal para sua família

A família vai aumentar em breve? Veja como escolher o imóvel ideal.  

Se você está pensando em ter filhos, saiba que um imóvel maior pode ser uma excelente opção para a família crescer com mais qualidade de vida. Já que quanto mais espaço em casa, melhor para as crianças brincarem e se divertirem. 

Tamanho do imóvel

Uma das principais preocupações na hora de escolher um imóvel para a chegada das crianças é o tamanho do imóvel e a quantidade de quartos. Afinal, quando a família começa a crescer é necessário pensar a longo prazo, como no crescimento das crianças, numa possível divisão de quartos e até na chegada da adolescência. 

10 dicas para escolher o imóvel ideal para sua família.

Quando procuramos um imóvel, ficamos com muitas dúvidas, afinal estamos fazendo uma das escolhas mais importantes da nossa vida. 
Onde morar? 
Que tipo de imóvel é o ideal? 
Como financiar? 
Como será o pagamento? 
Quais documentos serão necessários? 

Todas essas são dúvidas que você precisa resolver antes de tomar essa decisão. Por isso nós elaboramos esse conteúdo para te ajudar a tomar a melhor decisão. Fizemos um roteiro com 14 dicas de informações que você precisa ficar atento antes de comprar seu imóvel, está pronto? Então vamos lá!

1) TIPO DE IMÓVEL PARA SUAS NECESSIDADES

A primeira pergunta que você deve fazer é: qual é o tipo de imóvel que você procura? Seria uma casa? Seria uma casa em um condomínio? Seria um apartamento? Você tem filhos? Pretende ter filhos em breve? Você é solteiro ou casado? Gosta de receber gente em sua casa? Gosta de fazer churrasco? Precisa de uma área ampla de lazer? Gostaria de ter opções de academia ou outros benefícios agregados ao seu imóvel? Essas perguntas te direcionarão ao imóvel ideal.

2) Escolha entre casa e apartamento

Não importa se você vai alugar ou comprar, escolher entre uma casa e um apartamento é um dos principais dilemas de quem vai se mudar e está buscando por uma nova residência.

Esse é um daqueles casos clássicos de “gato ou cachorro”. Existem pessoas que amam uma opção e odeiam outra, e vice e versa. Cada opção tem suas vantagens e desvantagens, sendo que cabe a você decidir o que melhor se encaixa em suas necessidades.

Casa

Muitas pessoas só sentem privacidade de verdade quando moram em uma casa, na qual, dentro dos limites de seu terreno, elas são a lei. Afinal, pode-se fazer o que quiser sem se preocupar com regras de um condomínio — respeitando sempre os seus vizinhos, é claro.

Em um espaço como esse, você pode contar com um jardim e ser livre para criar um pet livre de qualquer problema, ou ter de ficar levando ele para passear constantemente. Além disso, pode-se ter várias plantas e realizar qualquer tipo de benfeitoria dentro do espaço de sua propriedade.

Mesmo que não haja a necessidade de realizar pagamentos de taxa condominiais, é preciso lembrar que toda a manutenção da propriedade deverá ser feita por você e, por isso, guardar algum dinheiro pode ser uma boa ideia.

Apartamento

O apartamento é uma das principais opções para quem busca privacidade e segurança. Dentro de um condomínio, você precisa preocupar-se apenas com o interior de sua propriedade, sendo que toda a manutenção do prédio é realizada por alguém contratado.

Inclusive, mesmo que haja a necessidade do pagamento da taxa condominial, a segurança de morar em um condomínio pode compensar os valores pagos, uma vez que é bem menor a chance de furtos em apartamentos.

Já a proximidade com os vizinhos pode criar laços de amizade bem legais. Caso você tenha filhos, eles poderão não apenas aproveitar a infraestrutura do local como também conhecer mais pessoas e brincarem com os amigos em segurança.

Outro ponto importante é que muitas pessoas hoje mantêm um pet em casa e, se você é uma delas, é preciso uma atenção maior. Verifique sempre as regras do condomínio em relação a animais, pois alguns locais não aceitam sua presença.

Como vimos, não há resposta certa quando o assunto é casa ou apartamento. O ideal é que você escolha a opção que mais se encaixe com seu estilo de vida e necessidade de sua família.

3) Não perca tempo

Uma das principais dicas que temos para você é não perder tempo. Afinal, ao realizar uma busca por imóveis, é comum a pessoa se deparar com diversas opções de todos os tipos e até ficar curiosa para realizar algumas visitas. Porém, caso o imóvel não tenha as características necessárias para a sua família, não adiantará visitá-lo, pois você apenas perderá seu tempo e, consequentemente, o do proprietário ou corretor.

Para que isso não aconteça, você pode iniciar uma lista de imóveis durante a sua busca com uma classificação que possa indicar o quanto o imóvel se encaixa em suas necessidades, levando em conta preço, localização e outras características.

Assim, poderá programar visitas apenas aos mais interessantes e mais bem classificados da sua lista, evitando perder tempo com imóveis que podem até parecer bacanas, mas que não vão cumprir com sua demanda.

Além disso, após realizar as visitas, você pode atribuir uma nova nota para cada uma das propriedades visitadas, melhorando assim a sua capacidade de decisão final acerca de qual é o imóvel ideal para a família.

4) ​VALOR DO IMÓVEL

A segunda pergunta que você deve fazer é: qual é o valor do imóvel que você tem condições de pagar? Você tem algum imóvel próprio para dar de entrada? tem algum bem? Procure fazer o cálculo por metro quadrado de área para você ter como comparar os imóveis que procura. Para isso basta dividir o valor total do imóvel pela sua metragem.

5) LIMITE DE FINANCIAMENTO BANCÁRIO

Caso você não tenha o valor do imóvel para pagar à vista, você precisará fazer uma simulação de financiamento, a fim de saber se você teria limite disponível de financiamento junto com seu banco. Para isso basta calcular o valor do imóvel, deduzir do valor da entrada e simular o financiamento da diferença. A Alves Lima oferece opções de financiamento próprio com a construtora. Fale com a gente para conhecer as condições.

6) CUSTOS ENVOLVIDOS NA COMPRA E VENDA DE IMÓVEIS

Além do custo do imóvel que você está comprando (e talvez também vendendo o seu antigo) existem custos com taxas, documentação, transferências, juros, financiamentos, amortizações. Converse com um corretor imobiliário de confiança e entenda melhor quais outros custos podem envolver a venda de seu antigo imóvel e a compra de seu novo. Evite surpresas!

7) ​PESQUISA EM 3 ETAPAS

Faça uma pesquisa dos imóveis usando 3 etapas. Primeiro faça uma pesquisa online. Veja as opções existentes e compare-as. Segundo: vá visitar as redondezas dos imóveis que você achou mais interessantes, sinta como é o trânsito local, o “clima” do bairro, converse com quem mora por ali. Terceiro: visite o imóvel. Só visitando você poderá sentir melhor e planejar a moradia naquele imóvel.

8) PROCURE COM OLHOS DE INVESTIDOR

Um investidor compra um imóvel pensando em vender depois de um tempo. Quando álguém procura um imóvel para morar muitas vezes não considera a ideia de que no futuro o imóvel poderá ser vendido. Se você procurar com olhos de investidor saberá considerar a melhor opção de localização, estrutura e qualidade para, quando for necessário vender, você venda rápido e com alta valorização. Pense nisso!

9) NÃO ACREDITE EM TODAS AS PREVISÕES

Muitas vezes a gente compra um imóvel em uma local que ainda não foi asfaltado, ou porque ouviu que ali perto seria inaugurado um novo shopping. Muitas previsões assim são meras especulações. Verifique cada uma delas para entender melhor as oportunidades, mas nunca acredite em todas elas, para não ter uma surpresa negativa depois de já estar morando.

10) ​NÃO TENHA MEDO DE PERGUNTAR

Pergunte tudo ao seu corretor. Tudo! Não tenha medo. A compra de um apartamento para a sua família é muito importante. Não trocamos de apartamento como quem troca de roupa. Pergunte sobre estrutura, confiabilidade da construtora, documentação, qualidade do imóvel... Esse é o momento de deixar bem claro todas as suas expectativas e eliminar quaisquer tipos de problemas futuros.

11) NEGOCIE SEM CONFRONTO

Negociar é sempre necessário, porém evite desgastes desnecessários para não fazer da negociação uma experiência negativa. Deixe claro suas intenções e limites financeiros e busque sempre uma opção de imóvel que possa se adequar a essas suas condições. às vezes até fazer um esforcinho a mais vale muito a pena, para adquirir um imóvel que você vai amar pelo resto da vida!

12) FORMALIZE TODAS AS DECISÕES

Tudo bem que seu corretor ou corretora é gente boa. Que a construtora é confiável e que você está tendo uma excelente experiência em toda a negociação. Porém é muito importante formalizar por email ou através de documentos todas as suas decisões. Isso evita desgastes e deixa você mais seguro em relação a cada detalhe decidido no processo.

13) Lembre-se dos pets

Se a sua família tem animais de estimação, é preciso considerar a necessidades deles também. Isso significa pensar em um imóvel com mais espaço no imóvel e alguma infraestrutura que garante também o bem-estar do seu pet. Cachorros grandes dificilmente ficarão bem em uma casa ou apartamento pequeno.

Convém considerar também como será a convivência com os vizinhos. Embora seja permitido na maioria dos condomínios  a presença de pets, um animal que faz muito barulho ou sujeira pode ser fonte de atritos.

14) Verifique a estrutura da região

É importante fazer uma boa avaliação do bairro em que planeja adquirir o seu imóvel para verificar se atende às necessidades da sua família. Verifique se há farmácias, supermercados e academias por perto, por exemplo.

Para as crianças, é importante analisar se há áreas de lazer como praças ou campo de futebol. Também é interessante avaliar as escolas próximas onde elas possam estudar, facilitando a rotina da família.

Esses são alguns itens que você pode verificar na hora de decidir qual será o seu novo lar. Como escolher o imóvel ideal para sua família é, também, uma decisão subjetiva, talvez você tenha outros critérios para incluir nessa avaliação. O importante é ter tranquilidade e planejamento na escolha para reduzir a chance de erro.

Saiba Mais!!!

Receba mais informações!

.

LEANDRO T ZORTÉA

O SEU IMÓVEL DE FORMA PRÁTICA E DESCOMPLICADA PARA COMPRAR.

Especialista em Investimento Imobiliário Inteligente. 

Corretor de Imóveis - CRECI 27.178

leandro.zortea@gmail.com

https://leandrozortea.blogspot.com/

WhatsApp: (62) 98519-8935 / 98628-4545 / 98137-7045

Instagram: @leandrozortea_cv 

Facebook: Leandrozortea 





Comentários