Imóvel pronto ou na planta? Saiba a melhor opção para você.
O que é melhor: comprar imóvel na planta ou pronto?
Depois de feita a escolha do que atende melhor às necessidades do comprador, o maior desafio está na documentação.
Apartamento dos sonhos, quem nunca imaginou… não é mesmo?
Para quem deseja sair do aluguel ou até mesmo conquistar a liberdade através da aquisição de um imóvel próprio, o primeiro passo é ir em busca daquele que mais se aproxima das suas exigências.
Porém, não existe criatividade que já não tenha mobiliado cada cantinho da casa, concorda?
Na hora de adquirir um imóvel, é comum ficar em dúvida entre comprar uma moradia na planta ou uma que já esteja pronta, afinal, cada opção tem diferentes benefícios que devem ser considerados antes que essa decisão seja tomada. Saiba as principais vantagens de cada um deles.
A decisão de fazer a compra de imóvel possui importância significativa, tanto pelo alto valor, que normalmente é desembolsado para esse tipo de investimento, quanto pela realização do sonho da casa própria, compartilhado por milhões de brasileiros.
Para evitar problemas e tornar o momento de comprar ou financiar apartamento na planta ou pronto para morar o mais tranquilo possível, é importante levar diversos fatores em consideração. Um dos pontos que mais requer atenção é a dúvida entre fazer a compra de imóvel pronto ou na planta.
A fim de facilitar a sua busca pelo imóvel ideal, falaremos sobre os prós e os contras de comprar apartamento na planta e pronto, iremos esclarecer qual a melhor opção para você e também mostraremos onde comprar apartamento em Goiânia
Comprar apartamento na planta ou pronto?
Quais são os prós e os contras?
Considerando a dificuldade que muitas pessoas possuem no momento de escolher entre apartamento na planta ou pronto, traremos alguns fatores que devem ser avaliados nessa decisão, tais como:
Documentação: aqui o maior pró fica por conta do apartamento na planta, pois sua documentação é mais simples, envolvendo apenas uma promessa de compra e venda em vez de um contrato definitivo. Além disso, os trâmites envolverão diretamente a construtora e o proprietário, diferente do imóvel pronto, em que há terceiros (o cartório, que, por sua vez, é muito burocrático).
Investimento inicial: quando se trata de escolher entre imóvel pronto ou na planta, o valor inicial a ser desembolsado é extremamente determinante. Nesse fator, o apartamento na planta é a melhor opção, contendo duas vantagens muito importantes. A primeira e mais notável é o valor geral: um apartamento é geralmente mais barato que um imóvel pronto. A segunda é que, ao comprar ainda na planta, é possível ganhar tempo para planejar o pagamento das prestações. Ou seja, você pode negociar e parcelar a entrada, o porcentual mínimo das parcelas, o valor das parcelas intermediárias e muito mais!
Segurança na entrega: no caso do imóvel pronto, a entrega ocorre rapidamente. Já no caso do apartamento na planta, o imóvel ainda está sendo construído, podendo haver atrasos nas obras. No entanto, esse fator pode ser facilmente contornado ao contratar uma construtora bem consolidada no mercado e que tenha o mínimo possível de reclamações em órgãos de defesa do consumidor.
Uma construtora bem recomendada poderá assegurar que você receba o imóvel no prazo e com total segurança, além das vantagens que somente um apartamento na planta pode oferecer!
Personalização: ao comprar apartamento na planta, o consumidor conta com alta flexibilidade para customizar e decorar o imóvel como desejar. É possível escolher detalhes como o acabamento, o piso e algumas instalações na área de serviço ou banheiro. Dependendo da incorporadora, imóveis na planta também permitem reformas em maior escala, como derrubar paredes e fazer uma cozinha americana – algo que às vezes nem está previsto na planta. Ao solicitar à construtora um memorial descritivo (escritura do terreno, tamanho, materiais de construção, qualidade dos elevadores etc.), é possível ter certeza de tudo o que está contratado para a entrega, o que permite maior transparência e controle ao consumidor!
Já o imóvel pronto troca a flexibilidade nesses detalhes pela agilidade no processo de mudança, pois, como tudo já está ali, não é preciso gastar dinheiro a mais com piso, acabamentos etc. No entanto, como citamos anteriormente, o preço inicial também é mais elevado.
Valorização do imóvel: ao escolher entre imóvel pronto ou na planta, outro fator extremamente relevante é saber se o imóvel poderá se valorizar no futuro. Comprar apartamento na planta é a melhor opção nesse quesito, pois com a baixa oferta de unidades somada à alta demanda, um imóvel na planta tende a se valorizar consideravelmente. Além disso, os custos de manutenção desse tipo de apartamento são menores que os de um imóvel pronto.
Taxas de financiamento: as taxas cobradas ao financiar apartamento na planta são mais suaves que as cobradas na compra de imóvel pronto. Isso ocorre porque os reajustes das parcelas são feitos com base no Índice Nacional da Construção Civil (INCC), que reflete a evolução dos custos das construções habitacionais no Brasil.
Imóvel pronto ou na planta? Qual a melhor opção?
Embora a decisão entre imóvel pronto ou na planta dependa bastante das suas necessidades, comprar apartamento na planta é um investimento melhor por conta da grande quantidade de vantagens desse procedimento, enquanto a compra de imóvel pronto é mais recomendada para pessoas que possuem grande urgência em se mudar para o imóvel (porém, exige que o consumidor disponha de uma quantia consideravelmente maior de dinheiro e de paciência para lidar com as burocracias cartoriais).
Em todos os outros casos, o apartamento na planta se mostra a opção superior por oferecer maior possibilidade de customização, valores visivelmente menores, melhores taxas de financiamento, maior possibilidade de valorização do imóvel e menor burocracia na documentação.
Quer comprar apartamento em Goiânia que se adapte às suas necessidades?
Somos uma imobiliária em Goiânia cujo objetivo é ajudar você a concretizar seu sonho te tem um imóvel para você e sua família!
Para nós, localização, mobilidade, arquitetura, comodidade, qualidade e sofisticação são diferenciais primordiais que ajudam a valorizar seu imóvel para trazer a melhor experiência para você e a sua família! Fonte MY Inc
Vantagens e desvantagens de se comprar apartamento pronto e na planta
Documentação
A vantagem de se adquirir um imóvel ainda na planta, no que diz respeito a documentação, é que esta parte é menos burocrática. Isto porque a assinatura envolve a promessa de compra e venda, e não um contrato definitivo.
Outra vantagem é a de que o imóvel sendo novo, não envolve terceiros, como no caso de um imóvel usado. Assim, a transação ocorre apenas entre interessado e construtora, sendo menos preocupante.
Segurança
Um imóvel na planta envolve sempre o risco de não ficar pronto, aumento elevado do INCC. Não há garantia 100% de que a unidade na planta vai ser definitivamente construída, afinal, problemas podem surgir.
Por esta razão, é sempre necessário checar a situação da construtora, pedir documentos que comprovem a saúde financeira da empresa e garantam as chances do empreendimento ser construído.
Deve-se observar sempre se há muitas reclamações no Procon, a receita da companhia, INSS e se há matérias negativas sobre a empresa.
Por outro lado, a aquisição de um imóvel já pronto oferece maior segurança para o comprador, visto que exige uma quantidade maior de documentos, principalmente, por conta dos cartórios.
Outra vantagem é a de que, depois de acertadas as condições de pagamento e assinado o contrato, o comprador já pode ocupar o imóvel.
Investimentos
Na planta, o valor do imóvel é muito mais barato. Como o mesmo ainda será construído e envolve riscos, o valor de entrada é sempre em torno de 30% do valor total, e pode ser parcelado direto com a construtora.
Até a entrega das chaves, o proprietário tem em torno de 3 a 4 anos para quitar o valor total da entrada, e posteriormente financiar o valor restante do imóvel.
O valor da entrada pode ser negociado de várias formas.
Com uma entrada e o restante parcelado, um percentual mínimo de cada parcela, ou com parcelas mensais, bimestrais, trimestrais e até anuais. É muita facilidade, não é?
Já no caso de um imóvel pronto, estas facilidades não existem.
O financiamento exige o pagamento imediato de um valor de entrada, que deve ser de 10 a 30% do valor total do imóvel. Ou seja: para comprar imóvel pronto, é preciso ter um dinheiro maior já disponível.
Instalações
Um imóvel na planta permite que o proprietário customize o seu interior do jeito que deseja. Ou seja, dependendo da incorporadora/construtora, é possível alterar a disposição de pares, diminuindo ou aumentando alguns cômodos do apartamento.
São ideias que às vezes nem constam na planta, mas que são possíveis de serem executadas.
Um detalhe: na maioria dos casos, o imóvel na planta ainda não fica totalmente pronto após a entrega das chaves.
Os acabamentos, porcelanato, tomadas e outros detalhes, ficam a cargo do proprietário, a fim de que este dê o acabamento desejado.
Além disso, é importante que o comprador solicite o memorial descritivo, que contempla desde a escritura do terreno ao material usado na obra e à qualidade dos elevadores, para ter certeza de que tudo sairá conforme combinado.
O imóvel pronto tem a vantagem de, claro, já estar pronto para morar, mas isso não tira a necessidade de eventuais reformas e projetos de decoração.
Por isso, a necessidade de se prestar atenção na primeira visita quanto a infiltrações, instalações elétricas e detalhes de acabamentos que precisem ser alterados.
Observar bem a localização do imóvel quanto a barulhos e problemas de segurança, além de questões como ventilação e iluminação.
Valorização
Uma vantagem do imóvel na planta é que, como já foi mencionado, por conta dos riscos envolvidos, adquire-se uma unidade por um preço mais acessível no mercado imobiliário.
No entanto, assim que a unidade fica pronta, o valor do imóvel volta ao patamar real que o mercado imobiliário pratica.
Sem contar a valorização constante, por conta das melhorias no entorno da obra, tais como vias de acesso, escolas, faculdades, supermercados, bancos, comércios, empresas e outros.
Regiões como a do Setor Bueno, Serrinha, Setor Marista, e Parque Amazônia passam por essa constante valorização, bem como ocorre noutras cidades.
Investir em um imóvel na planta é a maneira mais fácil de se obter um imóvel em condições financeiras favoráveis, em uma área privilegiada.
Por outro lado, o imóvel usado já está pronto e em muitos casos já desfruta de infraestrutura completa, o que o torna um investimento primoroso para quem deseja morar ou trabalhar.
Imagine montar um escritório em um imóvel pronto e que já desfruta de localização vantajosa. Os retornos seriam potencializados, incluindo o valor investido. Excelente opção para quem já dispõe de um valor alto para aplicação imediata.
Planejamento
Comprar um imóvel na planta pode demandar algumas mudanças na vida da pessoa. Pode ser, por exemplo, que uma pessoa habituada a viajar, comer fora e se divertir com frequência tenha que abrir mão destas despesas a fim de garantir o investimento a médio e longo prazos.
Isso porque os valores das parcelas referentes à entrada deverão ser pagos rigorosamente em dia.
É preciso estar preparado e disposto para arcar com os custos do contrato, taxas das chaves, bem como as parcelas, e, claro, sem se esquecer de que depois, começa a valer o financiamento.
Além das questões financeiras, também é necessário levar em consideração as possíveis mudanças no modo de vida.
O imóvel pronto exigirá o mesmo comprometimento quanto ao pagamento da entrada, mas sem a mesma pressão, podendo o interessado juntar o valor aos poucos e dar início aos procedimentos de compra quando estiver com o dinheiro em mãos.
Claro, também poderá ser necessário abrir mão de gastos supérfluos, e ainda, buscar outros rendimentos maiores para cumprir o objetivo.
Por fim, nada dessas dificuldades que você vai encontrar em uma das opções substitui a alegria de ter um canto só seu e a garantia de sempre contar com aquele investimento em momentos de aperto.
E você, prefere comprar apartamento pronto ou na planta?
Deixe seus comentários abaixo e se curtiu compartilhe nas suas redes sociais.
Entre em contato conosco!
Gostou de saber mais sobre como decidir entre imóvel pronto ou na planta?
Saiba Mais!!!
Receba mais informações!
LEANDRO T ZORTÉA
O SEU IMÓVEL DE FORMA PRÁTICA E DESCOMPLICADA PARA COMPRAR.
Especialista em Investimento Imobiliário Inteligente.
Corretor de Imóveis - CRECI 27.178
leandro.zortea@gmail.com
https://leandrozortea.blogspot.com/
WhatsApp: (62) 98519-8935 / 98628-4545 / 98137-7045
Instagram: @leandrozortea_cv
Facebook: Leandrozortea
Comentários
Postar um comentário