Vale a pena alterar um imóvel na planta?

Vale a pena alterar um imóvel na planta? 

Nada como buscar algo inovador e ter poder de escolha em seu projeto, não é mesmo? 

Pois essa é mais uma facilidade para os investimentos direto na planta. Na maioria dos casos é possível realizar adaptações em conjunto com a construtora, alterando os formatos para o seu gosto e assim chegar o mais perto possível do imóvel ideal. 

Mas vale ressaltar que tudo deve ser feito em parceria com a empresa, para que sejam respeitadas todas as normas de segurança na construção e finalização da obra.

Se você não tem pressa para morar ou alugar o apartamento, saiba que ele valoriza entre 20% e 50% depois de pronto, segundo o Sinduscon. 

imóvel na planta é uma opção para quem tem mais tempo para planejar o pagamento das prestações ou deseja negociar a entrada, as parcelas e as condições do financiamento.


A busca pelo lar ideal pode ser um pouco mais difícil do que parece. Afinal, as expectativas nem sempre correspondem à realidade, seja pela disponibilidade de imóveis no mercado, pela localização ou mesmo pela disponibilidade monetária de cada pessoa.

Nesses casos, sai na frente quem tem a possibilidade de escolher uma casa ou apartamento na planta, porque a maior parte das incorporadoras já garante a personalização nessa etapa, antes mesmo que o imóvel esteja pronto. Dessa forma, a expectativa e a realidade ficam cada vez mais próximas.

Mas quais são as vantagens de garantir uma personalização diretamente na planta? Bem, como cada vez mais os novos moradores buscam por um ambiente único, conseguir alterações mesmo antes da construção do imóvel pode evitar muita dor de cabeça no futuro.

Economia de material

Muitas vezes, os novos moradores entram em um imóvel comprado na planta já cientes das mudanças que serão feitas assim que ele estiver pronto. No fim, acaba sendo um desperdício de materiais, visto que algumas paredes podem ser derrubadas e remontadas, assim como outras estruturas internas.

Quando a personalização é feita na planta, esse problema é bem diferente, visto que a própria construção do imóvel já é feita com essas alterações. Além disso, a vantagem também vem para a própria incorporadora, que acrescenta esse valor ao inicial. Hoje, empresas que já trabalham com a personalização criam um sistema de crédito e débito, de forma a computar os custos das modificações e, se for necessário, permitir o acerto no final.


Redução de preço para o morador

Para além das vantagens às incorporadoras, há também uma vantagem bastante expressiva para os moradores: o custo final. No caso de personalização após o imóvel estar pronto, o dinheiro gasto acaba maior do que o investido no começo, porque as obras novas dependem da compra comum de materiais.

Quando feitas diretamente na planta, essas alterações podem ficar mais baratas, uma vez que a incorporadora tem descontos na obtenção dos materiais, algo que reduz muito o valor final.

Confira 5 vantagens de investir em imóveis na planta 

imóvel na planta é uma opção para quem tem mais tempo para planejar o pagamento das prestações ou deseja negociar a entrada, as parcelas e as condições do financiamento. Um dos receios da aquisição na planta é o atraso na entrega das chaves, mas a legislação brasileira passou a atuar para proteger as partes envolvidas.
O Código de Defesa do Consumidor, por exemplo, prevê que a construtora responsável tem um prazo de 180 dias após a data prevista de conclusão do empreendimento para entregar as chaves. Se isso não for cumprido, os consumidores podem exigir o recebimento do apartamento, aceitar outro produto ou serviço equivalente ou até mesmo rescindir o contrato. Confira as cinco principais vantagens dessa escolha: 

Planejamento  

O primeiro ponto positivo que o comprador tem é a possibilidade de realizar um planejamento maior e melhor, inclusive na questão do pagamento, já que terá o tempo a seu favor para executar todas as reformas e tomar providências com calma, sem improviso.  

Descontos na compra   

Para comprar um imóvel na planta, geralmente é necessário o pagamento de 20% a 30% do valor integral do imóvel como entrada, e o resto pode ser parcelado. Porém, quanto mais recursos o comprador tiver na entrada ou durante a obra, mais descontos poderá conseguir com a construtora.  

Valorização  

Um imóvel na planta está sujeito a valorização e isso pode ocorrer de acordo com o andamento das obras. De acordo com o Sindicato da Indústria da Construção Civil (Sinduscon), o preço do imóvel pode subir entre 20% e 50% até ficar pronto. “Um exemplo foi o Cenário de Monet, que entregamos com dois meses de antecedência em Petrópolis, na Região Serrana do Rio de Janeiro. Quem comprou na época do lançamento, em 2016, viu a unidade valorizar mais de 40% na entrega em 2018”, conta Sheila Ferreira, gerente de vendas da Riooito Incorporações.   

Menos burocracias   

Os trâmites também são favoráveis. Como os apartamentos não passaram por nenhum outro proprietário, todo processo é facilitado. Quando o imóvel é usado, o procedimento é maior para desenrolar a questão da escritura, seja na esfera jurídica, civil ou criminal.

Personalização do imóvel  

Nada como buscar algo inovador e ter poder de escolha em seu projeto, não é mesmo? Pois essa é mais uma facilidade para os investimentos direto na planta. Na maioria dos casos é possível realizar adaptações em conjunto com a construtora, alterando os formatos para o seu gosto e assim chegar o mais perto possível do imóvel ideal. Mas vale ressaltar que tudo deve ser feito em parceria com a empresa, para que sejam respeitadas todas as normas de segurança na construção e finalização da obra.







Comentários