Confira 7 dicas para fazer um churrasco perfeito em casa
O brasileiro é um povo que adora encontrar motivos para ter dias de celebração com amigos e parentes. Além disso, quando conseguimos unificar esses momentos de descontração com uma saborosa refeição, a coisa fica ainda melhor. Pensando nisso, resolvemos preparar este post com algumas dicas para fazer um churrasco perfeito em casa.
Trata-se de um dos tipos de comida mais queridos e populares de norte a sul do nosso país, traduzindo-se em uma ótima oportunidade para reunir as pessoas que amamos na varanda, em volta da piscina ou em qualquer local que comporte uma churrasqueira. Continue lendo e aprenda tudo o que você precisa saber sobre o assunto.
1. Planeje bem o seu churrasco
O primeiro passo para fazer um churrasco perfeito em casa consiste em realizar um bom planejamento. Isso quer dizer que você precisa pensar em todos os detalhes, de forma que o evento seja um verdadeiro sucesso e proporcione momentos de alegria, descontração e amizade entre você, sua família e seus convidados.
Sendo assim, você precisa considerar o número de pessoas que estarão presentes e se haverá crianças ou alguém com alguma necessidade especial, como vegetarianos restritos. Reflita também sobre a questão do horário, para saber o momento de acender o carvão, gelar a cerveja, preparar molhos frescos e assim por diante.
2. Escolha carnes de alta qualidade
O passo seguinte para garantir o sucesso do seu churrasco é o mais óbvio: escolher bem as carnes. Essa é uma questão que gera muita discussão, pois as preferências podem ser bastante diferentes no sul, no norte ou em outras regiões, assim como na cidade grande e no interior. Leve em conta, portanto, o contexto no qual você e seus convidados estão inseridos.
No entanto, pensamos em termos de Brasil, a grande campeã é a picanha. Logo depois vêm cortes como alcatra, contrafilé, maminha e fraldinha. A costela de boi é altamente valorizada em algumas regiões, demandando um preparo especial e mais cuidadoso. Não se esqueça também da coxinha de frango e de linguiças variadas para completar.
3. Vá além do sal grosso no tempero
Muita gente fala que carnes de boa qualidade e cortes de alto padrão não demandam nada além do sal grosso, mas o fato é que nada impede que você possa complementar o paladar e apostar em sabores bem interessantes. Por isso, procure ousar um pouco mais e explorar outros temperos que podem dar um ar especial ao seu evento.
Uma combinação muito comum é de sal com uma erva chamada tomilho, que é bastante saborosa. Você pode complementar a mistura com manteiga ou azeite de oliva. O mesmo vale para sal, aipo e outras especiarias. Depois, é só esperar um tempo para que tudo possa ser absorvido, evitando excessos em peças já fatiadas, que absorvem o conteúdo mais facilmente.
4. Valorize o poder dos acompanhamentos
Além de fazer alguns temperos especiais para dar um gosto ainda mais especial às carnes do seu churrasco, você também não pode abrir mão de valorizar o poder dos acompanhamentos. Esse é outro ponto no qual os brasileiros são campeões de preferência e amam algumas opções, muitas das quais só são frequentes por aqui.
O pão de alho, por exemplo, casa muito bem com qualquer corte, assim como o queijo de coalho, que vem ganhando bastante popularidades nos últimos tempos. Outros complementos mais comuns também não podem faltar, especialmente a famosa farofa, arroz, molho à campanha, farinha e batatas, que podem ser colocadas na brasa com papel-alumínio.
5. Pesquise sobre os tipos de carvão
Algumas pessoas não sabem, mas existe uma grande variedade de carvões no mercado e cada um deles é recomendado para situações específicas. Alguns podem ser mais caros, mas os benefícios que oferecem para o churrasco, definitivamente, compensam o valor, pois proporcionam um resultado de melhor qualidade e com um toque especial.
Os feitos a partir de madeira de eucalipto são considerados os melhores, pois acendem com muita facilidade e têm uma alta densidade, não sendo oriundos de matas nativas. Com barulho metálico e brasa duradoura, a produção de fumaça é quase zero e sem odor desagradável, sendo perfeito para espaços gourmet.
6. Domine as técnicas para cada corte
Não adianta comprar os melhores cortes disponíveis no mercado se você errar na hora de prepará-los, não é verdade? Por isso, um dos grandes segredos dos churrasqueiros de excelência consiste em explorar bem as técnicas de grelhar as carnes. Com isso, você conseguirá garantir uma grande maciez, mais suculência e o melhor paladar para as carnes.
Em linhas gerais, o correto é colocar as peças bem próximas das brasas do carvão apenas por períodos bem curtos, de no máximo 15 minutos. Logicamente, uma carne mais grossa ou diferente, como a costela, terá demandas específicas. Depois, bastará transferir as peças seladas para um espaço mais distante do fogo, garantindo sua homogeneidade.
7. Siga a ordem adequada no preparo
Por fim, depois de pensar em cada etapa do seu churrasco, basta seguir a ordem adequada de preparo. Isso quer dizer que, obviamente, você não colocará o arroz no forno ao mesmo tempo em que põe a picanha na brasa e o pão de alho na grelha. Erros desse tipo podem atrapalhar o evento e até minar o seu investimento em peças de boa qualidade.
O churrasqueiro precisa estar atento e em sintonia com as outras pessoas que vão cozinhar. O molho à campanha, por exemplo, pode ser preparado com antecedência, e os acompanhamentos podem ser esquentados um pouco antes dos cortes estarem no ponto. Lembre-se de que linguiças e outros cortes suínos demoram mais para ficar prontos.
Ao seguir todas essas dicas para fazer um churrasco perfeito em casa, você garante o sucesso do seu evento e terá uma refeição deliciosa, oferecendo um alto nível de sabor e suculência para todos os seus convidados. Fonte: Blog .i9vale
Bom apetite!
Gostou de conhecer essas dicas para fazer um churrasco perfeito em casa?
Quer dividir essas informações com seus amigos?
Então que tal compartilhar livremente este post em suas redes sociais?
Comentários
Postar um comentário