7 MOTIVOS PARA INVESTIR EM IMÓVEIS AINDA EM 2021.
O mercado imobiliário segue aquecido. Nem mesmo o cenário macroeconômico volátil do país, nem os problemas causados pela pandemia vêm impedindo o crescimento do setor. Depois do boom de 2020, quando muita gente se viu obrigada a ficar mais tempo em casa e passou a investir em imóveis melhores, o segundo semestre de 2021 segue no mesmo ritmo. Agora, o avanço da vacinação contra a Covid-19 é o que traz boa perspectiva para o setor.
Essa tendência não deve ser impactada nem pelo recente aumento dos custos dos insumos de construção, como aço e cimento, por exemplo, nem pela alta da taxa Selic. Ao menos, por enquanto. Isso acontece porque, com o mercado aquecido desde o ano passado, a construção civil conseguiu driblar a alta de custos dos insumos e, em alguns casos, vem contornando as alterações de preços. Além disso, a maioria dos bancos também possui uma margem e tem buscado segurar o juro imobiliário nos financiamentos, mesmo com o ciclo de alta da Selic.
No entanto, este deve ser o último suspiro. Se os preços se mantiverem numa crescente, a expectativa é que este cenário sofra mudanças em 2022. Portanto, se você pensa em investir em imóveis, a hora é agora.
Por que investir em imóveis este ano?
Para terminar 2021 de casa nova, veja 7 motivos que vão ajudar você na decisão de investir em imóveis neste segundo semestre do ano.
1. Valorização do imóvel
A tendência dos imóveis é sempre valorizar. Quem compra tem chance de receber retornos bem lucrativos no futuro, já que investimentos imobiliários costumam agregar valor ao preço inicial com o passar do tempo – principalmente a médio e longo prazo.
Alguns fatores contribuem para isso. O contexto macroeconômico, a localização, a infraestrutura e os diferenciais do mercado, por exemplo, são alguns deles. É diferente do aluguel, por exemplo, em que o valor aplicado no bem é um dinheiro sem volta.
Além disso, imóveis na planta costumam ter um retorno ainda melhor, com valorização ainda mais significativa.
2. Potencial fonte de renda extra mensal
Comprar um imóvel também pode gerar uma renda extra mensal, principalmente se o negócio for feito como investimento propriamente dito. Ter um imóvel próprio destinado ao aluguel garante uma quantia fixa que não depende de esforço e que ajuda a complementar o salário do mês.
E o ciclo é uma constante. Embora muita gente sonhe com a casa própria, nem todo mundo tem uma – alguns por não conseguirem, outros por opção. Isso significa que sempre haverá mercado para o aluguel, mesmo em tempos de crise.
3. Oportunidade de sair do aluguel
O aluguel costuma consumir uma parte considerável das finanças pessoais de uma família ou de quem mora sozinho. Não bastasse isso, ele ainda sofre reajuste anual, sempre na data de aniversário do contrato. Em 2020, por exemplo, ele explodiu: o aumento foi de 23,14% e representou a maior alta desde 2002, mesmo em meio à crise econômica provocada pela pandemia.
Isso acontece para evitar a desvalorização do imóvel e a perda do seu poder de compra, comprometendo a rentabilidade do proprietário. Trata-se de uma prática prevista na própria Lei do Inquilinato, que regulamenta os contratos de aluguel e determina que ele preveja expressamente o índice a ser usado e baseie o reajuste.
Apesar de ser uma boa alternativa em alguns casos, o aluguel não é visto dessa forma por todo mundo. Afinal, é um dinheiro que não gera retorno financeiro. Um gasto propriamente dito. Portanto, investir em imóveis pode ser a melhor opção para dar fim a essa despesa vazia.
4. Investimento seguro
O mercado imobiliário é, historicamente, o investimento mais estável e de menor risco que existe. As chances de algo dar errado são muito pequenas e o retorno é quase sempre garantido. Afinal, um imóvel resiste ao tempo. Está imune a roubos, perdas financeiras bruscas, à falência dos bancos e até ao congelamento do governo, por exemplo.
Trata-se, portanto, de um bem que segue rendendo com o passar dos anos, diferente de carros ou dinheiro na poupança, por exemplo.
5. Diversificação de oportunidades
Ter parte do dinheiro alocado no setor imobiliário é sempre uma alternativa interessante e que pode garantir retorno de diferentes frentes. As possibilidades são muitas e o portfólio de investimento é amplo e diversificado.
É possível, por exemplo, investir em imóveis residenciais (que podem ser casas ou apartamentos), imóveis comerciais (que podem ser salas ou prédios inteiros) e até em outras opções, como galpões, por exemplo. Dentro de cada um desses nichos, também pode-se focar em imóveis novos, na planta, ou até em imóveis usados, mas com bom fluxo de demanda.
A dica, portanto, pode ser a opção por imóveis menores, em vez de um único de tamanho maior, por exemplo. Isso aumenta as chances de diversificar o investimento e obter variadas rendas.
6. Liquidez
Investir em imóveis ajuda a fazer o seu patrimônio físico crescer. A liquidez dele passa por aí. Ou seja: a possibilidade de converter o ativo em dinheiro, seja no caso de revenda ou de locação.
No entanto, atenção: alguns fatores contribuem para o imóvel ter maior ou menor liquidez. A localização, por exemplo, é o principal deles e costuma gerar melhor valorização no mercado. Então, na hora de investir em imóveis, procure considerar este aspecto para poder ampliar as suas chances de liquidez.
7. Proteção da inflação
Investir em imóveis também é uma forma de proteger diretamente o poder de compra do dinheiro. Ou seja: o mercado imobiliário é uma excelente opção de investimento porque serve como proteção contra os efeitos da inflação, ajudando a enfrentar períodos de muita incerteza.
Isso acontece por um motivo bem específico: a adoção do Índice Nacional da Construção Civil (INCC). O INCC é o indexador utilizado em todas as transações que envolvem o mercado imobiliário, responsável pelos reajustes no valor do aluguel, nas parcelas de um financiamento e no preço final da compra de um imóvel.
Há muitas vantagens em investir em imóveis e, se você sonha com a casa própria, este pode ser o momento ideal para isso. Com o aumento dos preços e a alta da taxa Selic, a tendência para 2022 ainda é incerta. Então, aproveite esse último respiro e dê uma olhada nas oportunidades da sua região. Quem sabe você termina o ano com as chaves na mão?
E se você está pensando em fazer uma mudança maior como investir em um novo imóvel, aproveite o momento propício para o mercado imobiliário e conheça excelentes opções de para você morar com todo conforto.
Vou te apresentar opções que seguem o conceito em imóvel que você deseja.
Entre em contato com o Corretor de Imóveis Leandro Terres Zortéa um consultor qualificado para lhe atender, e pronto para te acompanhar nesta jornada. E se você procura imóveis para investir, fale com nossos especialistas.
Saiba Mais!!!
Receba mais informações!
.
LEANDRO T ZORTÉA
O SEU IMÓVEL DE FORMA PRÁTICA E DESCOMPLICADA PARA COMPRAR.
Especialista em Investimento Imobiliário Inteligente.
Corretor de Imóveis - CRECI 27.178
leandro.zortea@gmail.com
https://leandrozortea.blogspot.com/
WhatsApp: (62) 98519-8935 / 98628-4545 / 98137-7045
Instagram: @leandrozortea_cv
Facebook: Leandrozortea
Comentários
Postar um comentário