Apartamento de cobertura: 10 coisas para saber antes de comprar o seu.
Para muitos a realização de um sonho, para outros uma surpresa nem sempre muito boa. Esse contraponto define o que é morar em um apartamento de cobertura.
Podemos dizer que a cobertura de um condomínio nada mais é que uma casa em cima de um prédio, ou seja, há vantagens e desvantagens, que precisam ser administradas.
Comprar cobertura: veja 4 vantagens de fazer esse investimento.
Quem quer investir em um novo apartamento se depara com uma questão importante: qual o tipo de apartamento escolher. Uma das opções mais atraentes aos investidores é a cobertura. Comprar cobertura significa ter uma vista bem privilegiada, com privacidade e comodidade.
Apartamentos com coberturas de alto nível de qualidade tem a grande vantagem de garantir a melhor vista para a cidade e o maior conforto para a sua família.
É certo que optar por um imóvel no último andar exige um investimento maior que os apartamentos convencionais, mas conta com muitas vantagens. Você sabe quais são? Se a resposta for não, confira o conteúdo a seguir e saiba todas as vantagens de fazer esse tipo de investimento. Vamos lá?
Vantagens de se viver em uma cobertura
Mais espaço e planta diferente
Para começo de conversa, quem tem uma cobertura tem maior área útil com cômodos e cozinha mais amplos, podendo até ter mais banheiros. Até porque a planta é diferente dos outros apartamentos de modo geral. O terraço, por exemplo, é capaz de proporcionar uma área de lazer privada.
Outra questão importante: geralmente, pode-se realizar alterações no layout do apartamento, algo que permite maior flexibilidade para reformas nos cômodos e adaptação do imóvel ao que você e a sua família realmente precisam e desejam.
Mais tranquilidade e privacidade
Tranquilidade e privacidade andam juntas quando o assunto é apartamento na cobertura. Morar no último andar evita que você escute o barulho dos vizinhos e, ao mesmo tempo, eles não escutam quem mora na cobertura. Se o imóvel for no estilo duplex, a privacidade é ainda maior, pois você ficará mais distante dos demais moradores.
Com essa privacidade, é possível aproveitar a área de lazer, como piscina, jacuzzi, área gourmet e até jardim aberto com todo o conforto, privacidade e tranquilidade. Além disso, em alguns casos é possível instalar placas de aquecimento solar, se o condomínio permitir. Já outros prédios contam com estes sistemas com o objetivo de buscar ações de cunho sustentável, como é o caso da Turano Construtora.
Vista privilegiada
A vista de uma cobertura é capaz de nos fazer esquecer o agito e o estresse das ruas, uma vez que o ruído é minimizado. Além disso, morar no topo permite observar uma grande parte da cidade sob outro ângulo. Incrível, não?
Ventilação e iluminação natural
A circulação de ar e a iluminação natural são grandes atrativos, pois são fatores que muitos compradores em potencial se preocupam em imóveis nos andares abaixo.
Outra vantagem da iluminação natural e da circulação de ar é a economia no uso das luzes artificiais e no uso do ar condicionado.
Vantagem do investimento
Quando um edifício é construído com revestimentos de alta qualidade, a cobertura segue a mesma linha. Tais revestimentos podem ser porcelanato, gesso e uso de esquadrias diferenciadas. E vale lembrar que eles oferecem isolamento acústico e térmico.
Mas a maior taxa e velocidade de valorização em relação aos apartamentos mais baixos são os espaços diferenciados, utilidades, layout, ventilação, luminosidade, privacidade, vista, tópicos já mencionados anteriormente.
Uma cobertura proporciona mais benefícios ao morador e por isso é a mais cara. Contudo, esses benefícios fazem com que o imóvel, tenha taxas de valorização superiores aos demais, sem contar que são constantes.
Sendo assim, ao investir em um imóvel como este, você aumenta o tamanho do patrimônio da sua família.
Como fazer um bom investimento em coberturas
Para não errar na hora de investir no imóvel ideal, é preciso ficar atento a alguns detalhes, como:
Pesquisar sobre a construtora
Saber sobre a construtora que você está lidando é essencial para fechar um bom negócio. Ou seja, é preciso garantir que o projeto será executado e bem planejado, com bons materiais e acabamentos de alto padrão. Portanto, lembre-se da importância de saber da reputação e confiabilidade da construtora antes de fechar negócio.
Analisar a região
Mesmo com uma bela vista é preciso observar a localização do empreendimento. A região atende a necessidade da sua família? Pense também nos serviços essenciais do bairro, como supermercados e farmácias.
Avaliar os seus must-have
Seguindo a mesma linha de raciocínio do tópico anterior, avalie os elementos que não podem faltar no apartamento e no prédio, também chamados de must-have, em inglês.
Tais elementos podem ser o número de quartos, banheiros, ambientes integrados ou não, área de lazer, piscina, e por aí em diante.
Será que devo comprar um apartamento de cobertura? Para cada pessoa, essa resposta pode ser diferente.
A seguir, separamos 10 pontos de atenção, que você deve observar antes de tomar uma decisão. Vamos a eles:
1. Maior área útil
Na grande maioria das vezes, o apartamento de cobertura é a maior unidade do prédio, agregando terraços e áreas privativas à sua metragem.
Não é raro a cobertura ter mais de um pavimento integrado e, por ser bastante cobiçada, sua valorização é constante.
2. Privacidade
Como não há morador de cima, esqueça os ruídos habituais de um apartamento, tais como passos, descargas, animais de estimação correndo e crianças pulando.
Além disso, em diversas coberturas, há churrasqueira, piscina e terraços exclusivos, ou seja, você só usará esses mesmos equipamentos das áreas comuns do condomínio, se realmente quiser.
Caso contrário, você terá um pequeno clube para chamar de seu.
3. Segurança
Por estar no último pavimento do edifício e ter uma planta diferenciada em relação aos demais apartamentos, a cobertura tem menos risco de invasão.
Os assaltos em prédios costumam ser planejados por pessoas que conhecem a sua parte interna.
Portanto, manter-se afastado da cobertura diminui o risco de algo dar errado.
Além disso, em alguns casos, por ter acessos exclusivos, pode haver sistemas de monitoramento particulares.
4. Vista
Estar no topo do prédio confere à cobertura a melhor vista. Além de estar mais alto, a cobertura oferece uma vista panorâmica.
Então, se o sol se põe do lado oposto ao das janelas dos demais apartamentos, na cobertura basta se posicionar no lugar mais agradável do terraço para contemplá-lo.
5. Status
Para algumas pessoas, posses que confiram status diante da sociedade são muito importantes.
As coberturas luxuosas e exclusivas representam muito bem essas conquistas, sendo, para muitos, símbolo de sucesso pessoal e profissional.
6. Taxa de condomínio
Na grande maioria das vezes, a taxa condominial é definida pela fração ideal de cada unidade.
Sendo assim, quando comparada aos demais apartamentos, quanto maior for, mais condomínio pagará.
Apesar disso, na maioria dos casos, na hora de votar nas assembleias, o voto da cobertura tem o mesmo peso dos outros (a não ser que o voto também seja definido por fração ideal).
7. Obras no prédio
As obras necessárias nas fachadas do prédio podem ser feitas de duas formas: com acesso pelo térreo e deslocamento por plataformas ou acesso pela cobertura e deslocamento por cadeirinhas, sendo essa última opção, muito mais barata.
Não é à toa que a maioria dos prédios a escolhe.
Portanto, o morador da cobertura deve permitir o acesso da equipe. Caso resista, o condomínio poderá obter ordem judicial para tal.
8. Infiltrações
Por terem grandes áreas expostas a chuvas, a cobertura fica mais vulnerável à ocorrência e infiltrações.
E caso o método utilizado para correção não seja bem selecionado, o problema tende a se tornar crônico.
9. Desconforto térmico
Além das paredes, os telhados e lajes da cobertura também contribuem nas trocas térmicas, deixando o interior quente no verão e frio no inverno.
Para diminuir a intensidade dessas trocas, revestir o telhado com a Solução 100% Silicone, mantém o telhado impermeabilizado e diminui sensivelmente a absorção de calor.
Tudo isso com a vantagem de não gerar entulho ou sobrepeso na estrutura. Além disso, você garante o fim das goteiras!
10. Manutenção
Por ter áreas externas, é muito provável que o apartamento de cobertura tenha jardins, piscinas e até coberturas retráteis.
Então, além da manutenção habitual de um apartamento, também serão necessários profissionais e materiais para cuidar de cada um desses equipamentos, aumentando bastante a despesa mensal com o imóvel.
Saiba Mais!!!
Receba mais informações!
.
LEANDRO T ZORTÉA
O SEU IMÓVEL DE FORMA PRÁTICA E DESCOMPLICADA PARA COMPRAR.
Especialista em Investimento Imobiliário Inteligente.
Corretor de Imóveis - CRECI 27.178
leandro.zortea@gmail.com
https://leandrozortea.blogspot.com/
WhatsApp: (62) 98519-8935 / 98628-4545 / 98137-7045
Instagram: @leandrozortea_cv
Facebook: Leandrozortea
Comentários
Postar um comentário