10 DICAS DE COMO APROVEITAR BEM O TEMPO EM CASA.
A necessidade de estar mais em casa para se proteger durante a pandemia de Covid-19 é algo que de forma inesperada impactou muito as pessoas.
Está claro que a expectativa de que o cenário melhore nos próximos meses é algo desejável por todos, mas por hora, evitar sair sem necessidade ainda é o mais indicado. Ficar em casa, porém, não precisa ser algo ruim, entediante ou improdutivo. Afinal, quantas vezes você desejou ter um tempo só para você?
Pois é possível desfrutar desse tempo para se cuidar, colocar projetos em prática, aprender novas atividades ou apenas curtir o que você mais gosta.
Veja dez dicas de atividades para fazer em casa e aproveitar o tempo de forma saudável e prazerosa:
- Pratique atividades físicas
- Brinque com seus filhos
- Faça trabalhos manuais
- Cultive plantas
- Organize a casa
- Cozinhe
- Leia
- Busque entretenimento virtual
- Faça tours virtuais
- Conheça os empreendimentos da R8 Imóveis
Atividade física
Um ano de restrições nas academias já provou que é possível se exercitar em casa. As possibilidades são várias. Desde a velha bicicleta ergométrica até pular corda ou fazer abdominais. Mas você não precisa fazer isso sozinho nem sem a orientação adequada para uma rotina de exercícios saudável.
Já existem diversas opções de atividade física orientada de forma online e até mesmo gratuitas. Algumas academias disponibilizam na internet treinos gratuitos em várias modalidades, como funcional, abdominal, aeróbico e outros. Um exemplo é rede de academias Smart Fit, que, em parceria com a Bioritmo, Race Bootcamp e Vydia Studio, montou uma série de treinos que incluem funcional, ginástica, alongamento, boxe e yoga.
As possibilidades de se exercitar em casa, porém, não param por aí. Que tal experimentar algo novo, como, por exemplo, yoga? Existem muitos professores dando aulas online ou na casa do aluno. Além disso, há aplicativos que planejam treinos de yoga e ensinam as posturas e sites também voltados a incentivar essa prática, como o da professora Pri Leite Yoga, apenas um exemplo de como é possível manter uma rotina de treinos em casa.
Outra opção é aprender a dançar. Do PoleDance à dança de Salão, são infinitas as possibilidades de finalmente aprender a dançar e com a vantagem de não precisar ter vergonha de ter dificuldade – afinal, você está fazendo isso no conforto da sua casa, sem ninguém olhando.
No portal Dance Mais Online é possível encontrar aulas gratuitas e pagas de diferentes tipos de dança de salão. Já o site aprendaPoleDance tem aulas e treinos dessa modalidade com e sem a necessidade de barras. Além disso¸ existem opções de cursos online de balé, dança do ventre, dança contemporânea e outras.
Brincadeiras com os filhos
Entre o trabalho e os diversos compromissos diários, a falta de tempo para desfrutar com os filhos muitas vezes preocupou pais e mães. Com mais tempo em casa, porém, usar a criatividade para fazer brincadeiras com os pequenos pode proporcionar um tempo de qualidade em família.
Está faltando ideias para brincar sem a ajuda da internet? Que tal recuperar a tradicional brincadeira da caça ao tesouro? É possível proporcionar horas de uma saudável brincadeira em casa com pistas em bilhetes distribuídos pelos cômodos e um bom tesouro para o final.
Outra possibilidade é colocar a imaginação das crianças para funcionar com contação de histórias. Desde uma simples leitura até uma contação mais elaborada – com teatro de bonecos, por exemplo – essa atividade é diversão garantida.
Para crianças já alfabetizadas, que tal ensinar um jogo tradicional e que exercita a mente precisando apenas de papel e caneta? Também conhecido como adedanha ou adedonha, o bom e velho stop é um clássico que proporciona entretenimento e aprendizado. Para quem gosta de tradição, outra brincadeira simples, mas divertida, é o telefone sem fio. Para deixar mais interessante, pode-se montar o “telefone” usando duas latinhas e um barbante.
Trabalhos manuais
Descobrir novos talentos ou se permitir aprender atividades que sempre desejou também pode ter seu momento durante o período de isolamento social. A internet é uma grande aliada, pois está cheia de cursos pagos e gratuitos, canais e sites que ensinam diversas atividades. Artesanato, pintura, costura, bordado, tudo isso é possível aprender online. Uma dica é unir a consciência ambiental com o artesanato para aprender a fazer novos utensílios com materiais que seriam descartados.
A magia das plantas
Se você está com saudades de interagir com a natureza, que tal trazer um pouco dela para dentro de casa? Cultivar um jardim – seja horizontal, vertical ou em vasos – ou uma horta de temperos, por exemplo, é possível em qualquer espaço que receba um pouco de luz solar. Assim, você passa o tempo em uma atividade relaxante e, quando a quarentena acabar, seu lar vai estar mais bonito e aconchegante. Veja algumas dicas de como cultivar plantas em apartamentos.
Organizar a casa
Se você é o tipo de pessoa que sonha ter uma casa organizada, mas vive deixando pra depois arrumação por conta da falta de tempo, esse pode ser um bom momento para promover essa mudança.
Arrumar aos poucos, um cômodo a cada semana, por exemplo, pode fazer com que, quando você estiver novamente livre para ir para rua sem restrições, encontre uma casa arrumada ao voltar. Além disso, pode ajudar outras pessoas neste momento em que tantos passam por dificuldades, pois a arrumação da casa costuma envolver se desfazer de roupas e outros objetos que estão sem uso, mas que podem ser de valia para outros.
Se você não sabe como começar, o blog Vida Organizada traz algumas dicas e reflexões sobre como “destralhar” os ambientes.
Cozinhar
Quem disse que precisa ir para um restaurante para ter uma refeição especial? Se presentar com comidas gostosas ou que sempre quis experimentar é uma boa pedida para o período de distanciamento social. E, se você está com tempo e tem vontade, porque não preparar essa refeição com as próprias mãos?
Cozinhar, seja apenas para si mesmo, seja para a família, é uma ótima forma de aproveitar o tempo em casa e fazer com que ele seja bem mais saboroso.
Leitura em dia
Colocar a leitura em dia também é uma atividade que traz prazer, aprendizado e relaxamento. Um (ou vários) bom livro pode ser uma companhia maravilhosa para se ter em casa nesse período. E se o seu estoque de livros novos está em baixa e você não pretende reler seus preferidos, isso não é uma desculpa. É possível baixar livros completos gratuitamente na internet e garantir horas de lazer na quarentena.
Entretenimento online
Se você está sentindo falta é de vida cultural, a internet também pode ser a solução. Afinal, a indústria do entretenimento já se adaptou ao online e o que não faltam são lives musicais, shows, festivais e eventos ocorrendo pela internet. Muitos inclusive têm acesso gratuito. No site Guia da Semana é possível consultar alguns desses eventos, mas também é importante ficar de olho nos anúncios dos seus artistas preferidos para não perder nada e prestigiar o setor cultural, que passa por muitas dificuldades deste o começo da pandemia.
Tour Virtual
Está com saudades de viajar? Pois você pode ter o gostinho de “andar” por diversos lugares maravilhosos ainda que esteja no sofá de sua casa. O turismo digital cresceu muito e hoje é possível acessar, por exemplo, museus em imagens 3D e “andar” pelos seus corredores, além de conferir alguns dos mais desejados destinos do mundo como Machu Picchu, o Coliseu e o Palácio de Versalhes. Também é possível “passear” pelas ruas da Hollywood Boulevard (EUA), visitar o Tikal, na Guatemala, assim como museus e sítios arqueológicos do Egito. É uma oportunidade de ter um gostinho de lugares que você sempre quis conhecer e quem sabe até planejar com mais propriedade sua próxima viagem, quando ela puder ser feita com mais segurança.
Conhecer os empreendimentos
Mais tempo em casa, muitas vezes, significa perceber que o espaço que você tem hoje como lar já não atende mais todas as suas necessidades. Se a pandemia lhe fez ver que precisa de um imóvel com mais estrutura, você pode usar seu tempo livre para conhecer os empreendimentos comercializados pela R8 Imóveis.
Comentários
Postar um comentário