Pular para o conteúdo principal

Porque morar em uma cobertura? Vantagens e desvantagens de mudar para um apartamento cobertura. Obter um imóvel no último andar reserva uma vista privilegiada da cidade

Porque morar em uma cobertura? Vantagens e desvantagens de mudar para um apartamento cobertura. Obter um imóvel no último andar reserva uma vista privilegiada da cidade.  
Para muitos a realização de um sonho, para outros uma surpresa nem sempre muito boa. Esse contraponto define o que é morar em um apartamento de cobertura.
Podemos dizer que a cobertura de um condomínio nada mais é que uma casa em cima de um prédio, ou seja, há vantagens e desvantagens, que precisam ser administradas. 
Será que devo comprar um apartamento de cobertura? Para cada pessoa, essa resposta pode ser diferente.
Na hora de buscar um novo imóvel, decidir entre uma casa ou apartamento é um grande dilema. A cobertura une o melhor dos dois: conforto e segurança de um apartamento e espaço de uma casa.
Veja os prós e contras desse imóvel. 
Vantagens

1. Menos barulho 
Para quem gosta de viver na tranquilidade, não terá problema com ruídos do vizinho de cima ao adquirir um apartamento na cobertura.
O morador também não será incomodado pelo barulho das crianças brincando nas áreas externas do prédio ou dos eventos no salão de festas. O barulho de carros e motos no trânsito, trens e metrôs, comércio, etc., também é menor para quem mora no alto dos prédios. 
2. Valorização estável 
A cobertura tem características únicas, diferentes dos outros apartamentos. Por isso, o último andar tem uma valorização estável no mercado, segundo o corretor de imóveis Leandro T Zortéa, de Goiânia. Ou seja, independentemente das flutuações do ramo imobiliário, o preço de um apartamento cobertura segue uniforme. 
Além de todas as vantagens refletidas no dia a dia dos proprietários, os apartamentos com cobertura também são investimentos muito vantajosos. Isso porque esses imóveis tendem a se valorizar mais rápido. Devido ao maior valor agregado e maior metragem. Assim, a tendência é que caso você opte por vender a sua cobertura, conseguirá por um preço bastante superior ao que comprou. Vale ressaltar que essa valorização dependerá do estado de conservação do imóvel. Então, para garantir um bom preço na venda, basta cuidar bem dela. Assim, procure retocar a pintura periodicamente e manter pisos e armários em bom estado.
3. Metragem maior 
Uma das coisas que chamam mais a atenção nesse tipo de espaço é a planta diferenciada. O local é a maior unidade do prédio, com terraços e áreas privativas. E, geralmente, a cobertura permite modificações. 
4. Vista privilegiada 
Um apartamento cobertura reserva uma vista privilegiada e panorâmica da cidade. Você pode observar o pôr do sol, por exemplo, bastando se acomodar no lugar mais agradável do terraço e contemplar a paisagem. 
5. Excelente ventilação e iluminação 
Os outros edifícios podem atrapalhar a iluminação e ventilação dos apartamentos comuns e dificultar tarefas, como secar as roupas do varal. No caso das coberturas, você tem um espaço ao ar livre para secar o que for preciso e tomar sol. 

6. Planta flexível 


Morar em um apartamento com cobertura é uma experiência diferente da das outras unidades. Isso acontece porque as próprias construtoras elaboram projetos diferenciados para eles. Assim, a planta dos apartamentos conta, normalmente, com mais quartos, banheiros e área externa ampla. 

Além disso, a construção dessas unidades é pensada de modo a tornar o apartamento mais flexível a alterações. Assim, os moradores têm liberdade para derrubar e erguer paredes sem comprometer a estrutura do imóvel. Ademais, também é possível mudar janelas e portas de lugar, adequando a casa ao estilo e necessidades dos proprietários.

Conta com mais flexibilidade para alterar a planta

Os proprietários de apartamentos de cobertura têm uma flexibilidade maior na hora de erguer e derrubar paredes. É mais fácil deixar o imóvel do jeito que você quiser, como mudar janelas e portas, entre outras modificações mais viáveis.

Morar em cobertura vale a pena?

Todo empreendimento imobiliário deve ser analisado tendo em mente o perfil dos compradores. Assim, meça os prós e contras e estabeleça um objetivo. Assim, será possível perceber se vale a pena morar em um apartamento com cobertura, Qual o seu orçamento disponível? Você passa muito tempo em casa? Possui filhos? Pretende vender o apartamento em breve ou é um investimento a longo prazo?

Todas essas questões serão determinantes na hora de escolher o seu apartamento ideal. Para muitos casais com filhos, por exemplo, o ideal é um apartamento amplo e com muitos quartos. Em contrapartida, jovens que acabaram de conquistar a independência financeira têm optado cada vez mais pelos apartamentos compactos.

Desvantagens
1. Pressão da água 
Na cobertura, a pressão da água tem uma força menor do que nos andares inferiores. A explicação: a caixa d’água fica no topo do edifício, e quanto menor o caminho que ela percorre para sair pelo chuveiro, menos força ela adquire. 
2. Distância das áreas comuns do condomínio 
Muitas pessoas que têm filhos acabam pensando bem antes de comprar uma cobertura, porque elas ficam mais longe das áreas de lazer do condomínio, logo fica mais difícil olhar as crianças do apartamento.
Além disso, se por acaso os elevadores passarem por problemas técnicos quem mora em uma cobertura terá que subir e descer mais degraus. 
3. Valor maior 
Segundo a corretora de imóveis Celsa Faria, quanto mais alto o andar, maior o valor do imóvel. O apartamento cobertura pode custar 10% a mais do que os apartamentos comuns. O preço da área livre do terraço é calculado à parte, por metro quadrado. 
4. Maior possibilidade de infiltração 
As coberturas têm grandes áreas que ficam expostas à chuva, por isso, é mais vulnerável a infiltrações. 
5. Condomínio mais caro 
Morar em um espaço maior resulta em uma maior taxa de condomínio, já que ela é definida pela metragem de cada unidade. Uma cobertura pode ocupar até o dobro da área dos apartamentos da planta padrão. 
6. Desconforto térmico 
 

Além das paredes, os telhados e lajes da cobertura também contribuem nas trocas térmicas, deixando o interior quente no verão e frio no inverno.

Para diminuir a intensidade dessas trocas, revestir o telhado com a Solução 100% Silicone, mantém o telhado impermeabilizado e diminui sensivelmente a absorção de calor.

Tudo isso com a vantagem de não gerar entulho ou sobrepeso na estrutura. Além disso, você garante o fim das goteiras!

 

Apartamento com cobertura: valoriza seu investimento 


Comprar um apartamento com cobertura significa contar com o grande benefício da valorização. Esses imóveis contam com uma metragem maior, uma planta flexível e diferenciada das outras unidades do prédio, além do conforto de uma área aberta particular. Tudo isso, torna o imóvel mais atrativo, o que tende a valorizá-lo. Desse modo, se quiser vender o apartamento no futuro, é muito provável que o faça por um preço bem superior ao que comprou.

Assim, na hora de adquirir o seu imóvel é essencial que se atente a alguns pontos estruturais, garantindo que a residência está em bom estado. Para isso, conte com profissionais e imobiliárias de confiança, que trabalhem com transparência e ética. A R8 Imóveis possui anos de renome e confiabilidade no mercado imobiliário de Goiânia. Nosso portal conta com anúncios de diversas imobiliárias com forte atuação em regiões específicas do país




Solicite mais informações !!!
Agende agora mesmo a sua visita a esse imóvel espetacular.

LEANDRO T ZORTÉA
O SEU IMÓVEL DE FORMA PRÁTICA E DESCOMPLICADA PARA COMPRAR.
Especialista em Investimento Imobiliário Inteligente.
Corretor de Imóveis - CRECI 27.178
leandro.zortea@gmail.com
https://leandrozortea.blogspot.com/
WhatsApp: (62) 98519-8935 / 98628-4545
Instagram: @leandrozortea_cv
Facebook: Leandrozortea


 

Comentários