Veja os cuidados que precisa ter na compra de um imóvel. 6 dicas para comprar o primeiro imóvel sem dor de cabeça

Veja os cuidados que precisa ter na compra de um imóvel. 6 dicas para comprar o primeiro imóvel sem dor de cabeça

A compra de um imóvel exige uma série de cuidados para que o sonho não se transforme em dor de cabeça e se você já escolheu alguma opção, tenha calma com a papelada. Tire as certidões necessárias, não assine nada sem ler e não tenha vergonha de pedir o auxílio de um advogado especializado no tema ou de alguma imobiliária qualificada para lhe assessorar.

Comprar um apartamento ou uma casa sempre é uma decisão muito importante. Nesse momento, é comum surgirem dúvidas e questionamentos, ainda mais quando se trata da primeira vez, então quais os cuidados ao comprar um imóvel?

Afinal, entre visitas ao local, conversas com o proprietário e diversas certidões e documentos, algo pode passar despercebido. 

Por isso, para evitar qualquer problema nessa transação, confira as dicas de hoje para ter o seu imóvel ideal sem passar por situações desagradáveis.


Documentos do vendedor e do imóvel

Por cautela o comprador deve observar a documentação do vendedor e do imóvel objeto da negociação para que não haja futuras surpresas. A obrigação de apresentar esta documentação é do proprietário vendedor. Quem está vendendo o imóvel deve apresentar documentação.

Outro cuidado importante, no caso do vendedor ser uma pessoa jurídica, ele deve apresentar a cópia do CNPJ, cópia autenticada do contrato social/estatuto social da empresa e suas alterações, se houverem, certidão de quitação de tributos federais e certidões negativas.

A importância das seguintes certidões negativas do proprietário vendedor/empresa como do cartório de protesto, de ações cíveis, falência e concordata, da Justiça do Trabalho, da CND/INSS (débitos), de execuções fiscais, municipais e estaduais e da Justiça Federal.

A necessidade de avaliar a documentação do imóvel: título de propriedade com registro (matrícula atualizada), certidão negativa de ônus reais (comprovando que o imóvel está livre de dívidas), certidão negativa de IPTU, averbação da construção junto ao Registro de Imóveis, registro de ações reipersecutórias e alienações (comprovando que o imóvel não foi vendido informalmente), bem como o recolhimento de guia de ITBI.

Documentos do comprador

Quem pretender comprar um imóvel deverá apresentar cópias do RG, CPF, certidão de estado civil, escritura pública de pacto antenupcial e comprovantes de renda atualizados, certidão de quitação de tributos federais (se for comerciante), certidões negativas (Justiça Federal; ações cíveis; executivos fiscais; protesto de títulos; débitos CND/INSS; interdição, tutela e curatela; dívida ativa da União se for comerciante).

E, caso utilize o FGTS, o comprador deve apresentar ainda: cópia da carteira de trabalho, extrato de cada conta do FGTS com registros dos dois últimos anos, autorização para movimentação de conta vinculada ao FGTS, declaração de primeira aquisição de imóvel residencial financiado pelo SFH (Sistema Financeiro de Habitação).

Um contrato particular de promessa de compra e venda, entre as partes envolvidas pode ser pactuado mediante todos os dados acima referidos bem como todas as cláusulas que norteiem e basilem a relação negocial como dados do imóvel, termo de vistoria, memorial descritivo ou relação de móveis e utensílios, forma de pagamento e preço do imóvel.

Observações gerais e imprevistos


Diversos são os erros na hora de comprar um imóvel, que podem gerar imprevistos e até o cancelamento do negócio. Um deles, é tentar comprar um imóvel direto com proprietário, sem a intervenção um corretor de imóveis ou advogado, que seja qualificado para esclarecer todas as dúvidas.

Apenas visitar, não vistoriar o imóvel e não formalizar um contrato de promessa de compra e venda não podem ser ignorados e futuramente poderão gerar gastos extras e dores de cabeça.

Sempre será mais seguro realizar um negócio imobiliário com profissionais experientes e empresas com credibilidade.

Cuidados na hora de comprar um imóvel

Para evitar dores de cabeça, você precisa tomar alguns cuidados na hora de comprar um imóvel. Verificar a documentação, checar as condições do imóvel e pensar nas características que melhor se encaixam nas suas necessidades são alguns desses cuidados. Veja a seguir os cuidados na hora de investir em um imóvel.

Pense nas suas necessidades

O primeiro passo para comprar um imóvel é definir o que você e sua família precisam para viver com conforto e tranquilidade. De quanto espaço você precisa? Você quer vagas de garagem e áreas de lazer? Ainda: qual o estado de conservação do imóvel? Quais são as suas condições financeiras para esse investimento? 

De acordo com o perfil dos moradores serão definidos quesitos como número de quartos, banheiros e suítes. Necessidade ou não de espaço para escritório, programar um quarto a mais se pretende aumentar a família, áreas exclusivas para crianças ou para os pets também são pontos a serem observados. Assim como opções com salão de festas e espaço fitness. Tem algo indispensável para você? Pense no tamanho da sua família e nas suas necessidades diárias. Analise principalmente sua renda mensal, custos de mobilidade, serviços básicos nas proximidades e toda a infraestrutura do bairro onde pretende morar.

Analise a localização do imóvel

Um bairro bem localizado é um fator determinante no valor de um imóvel. Bairros tradicionalmente residenciais tendem a ser mais valorizados, por ser mais procurados. Mas, se sua opção for para investimento, imóveis em avenidas comerciais são uma ótima escolha para rendimento de alugueis.

No entanto, imóveis localizados em vias expressas, por exemplo, podem causar o efeito contrário, principalmente pelo excesso de barulho. 

Para muitas pessoas, também, o fato de o imóvel estar em uma região arborizada e em uma vizinhança segura e agradável é muito importante. Já para outras, o mais importante é o acesso ao transporte público. 

Sendo assim, avalie se o imóvel está localizado em uma região segura, com boa infraestrutura e se está próximo ao seu local de trabalho ou à escola das crianças. 

Analise a estrutura do imóvel

No caso de imóveis usados, é sempre importante ter um olhar mais atento à estrutura do imóvel. Verifique, por exemplo, instalações hidráulicas, elétricas e a condição dos pisos e acabamentos. 

Preste atenção também em fatores como ventilação, incidência de luz solar e iluminação nos ambientes. Se o imóvel estiver em condomínio, avalie a estrutura das áreas comuns. 

E, caso não tenha o conhecimento necessário para fazer essas análises, peça auxílio profissional de uma imobiliária de confiança.

Analise o contrato de compra e venda

Depois de tomar todos os cuidados anteriores, é chegada a hora de fechar negócio. Nesse momento, é imprescindível que você analise com muito cuidado o contrato de compra e venda do imóvel. Leia atentamente todos os pontos e verifique se tudo o que foi combinado durante a negociação está de acordo com o que consta no documento. Analise também se os dados do imóvel estão corretos. 

Para isso, o ideal é contar com o auxílio de alguém especialista em direito imobiliário. 

Tenha uma reserva financeira

Faça uma reserva financeira para a escritura, o registro de imóvel e para as taxas de cartório. Em média, esse custo corresponde a cerca de 4% do valor de compra do imóvel. Esse percentual é variável porque as taxas são municipais e estaduais e o valor oscila de acordo com o valor do imóvel.

Por isso, é muito importante considerar esse custo no seu planejamento financeiro.


6 dicas para comprar o primeiro imóvel sem dor de cabeça

comprar o primeiro imóvel

O sonho da casa própria é um dos mais latentes entre os brasileiros. Afinal, desde crianças ouvimos nossos falarem que ser dono do seu próprio lar é sinônimo de segurança para toda a vida. Mas, para tornar esse sonho realidade, é preciso planejamento para que a compra do primeiro imóvel não se torne uma dor de cabeça.

O que levar em conta antes de comprar o primeiro imóvel?

A compra de um imóvel é um investimento importante, por isso o ideal é buscar ajuda especializada e planejar cada passo com cuidado. Mesmo com o mercado aquecido e a infinidade de opções de casas e apartamentos à venda, você deve levar em conta alguns quesitos antes de fazer a sua escolha.

Preparamos um guia com 6 dicas fundamentais para quem está em busca do primeiro imóvel!

1 – Localização

A escolha da região onde você pretende morar é uma parte importante da pesquisa. Afinal, se o plano for morar no imóvel por muitos anos, você precisa verificar se o bairro atende às necessidades do seu estilo de vida e da família.

Experimente responder às perguntas:

Quais facilidades a região oferece?
É próximo do trabalho?
Oferece um sistema funcional de transportes?
Tem os serviços que são primordiais para o meu estilo de vida?

2 – Renda familiar

A questão financeira também é um ponto importante de análise para a compra do primeiro imóvel. Se outras pessoas da família ajudarão nos custos de aquisição, esse planejamento é ainda mais importante pois todos deverão entrar num acordo sobre a % de comprometimento da renda mensal para o pagamento.

Afinal, a compra de um imóvel é um investimento alto. Na maioria das vezes, será necessário fazer o corte de alguns gastos e todos devem estar comprometidos com este objetivo.

3 – Planejamento é fundamental

Ainda sobre a parte financeira, há diversos pontos que devem ser avaliados. Não basta ter a renda familiar necessária para fazer a compra com um financiamento, por exemplo. É preciso ter um valor reservado para a entrada.

Veja quanto de dinheiro todos os envolvidos na compra do imóvel têm guardado e quais as outras opções para juntar a quantia estão disponíveis, como o FGTS.

4 – Atenção com os custos extras

Além do valor da entrada e das prestações, a compra de um imóvel envolve outros gastos extras. Há taxas de de transferências, encargos bancários e questões referentes à documentação. Por isso, tenha uma reserva financeira para cobrir esses gastos.

5 – Vai reformar?

O desejo de reformar é comum após a compra do primeiro imóvel, mas o ideal é sempre esperar um pouquinho antes de dar esse passo. Reveja o que falamos antes sobre os custos financeiros e aguarde para verificar se terá condições de arcar também com uma reforma.

Uma dica é fazer um fundo de reserva separado para a reforma, para depois começar a fazer as alterações desejadas no seu novo lar.

6 – Faça tudo com o auxílio de um profissional

Agora que você já sabe o que considerar para a compra do imóvel, lembre-se que todo esse processo vai ficar mais fácil e seguro com um corretor de imóveis.

Não se arrisque tentando negociar diretamente com o outro proprietário porque não faltam pessoas de má índole por aí. Os golpes envolvendo imóveis estão cada vez mais comuns!

Um profissional também cuidará de toda a burocracia, além de apresentar as melhores oportunidades de acordo com o seu perfil.

Converse com um corretor de imóveis da R8 Imóveis e encontre o primeiro imóvel ideal

E agora? 

Se sente mais preparado para buscar o seu primeiro imóvel? 

Converse com um de nossos especialistas. Entre em contato pelo WhatsApp (62) 98519-8935.


Solicite mais informações !!!
Agende agora mesmo a sua visita a esse imóvel espetacular.

LEANDRO T ZORTÉA
O SEU IMÓVEL DE FORMA PRÁTICA E DESCOMPLICADA PARA COMPRAR.
Especialista em Investimento Imobiliário Inteligente.
Corretor de Imóveis - CRECI 27.178
https://inspireimoveis.arboimoveis.com.br/
leandro.zortea@gmail.com
https://leandrozortea.blogspot.com/
WhatsApp: (62) 98519-8935 / 98628-4545
Instagram: @leandrozortea_cv
Facebook: Leandrozortea

 

Comentários