Pular para o conteúdo principal

Mercado imobiliário 2022: quais são as tendências para o ano? Vale a pena investir em imóvel em 2022? Entenda aqui!

Mercado imobiliário 2022: quais são as tendências para o ano?  

Conheça as principais tendências para o mercado imobiliário 2022 e quais são os melhores campos do setor para investir durante o ano. 

O setor imobiliário alcançou números históricos em 2021, e para este ano o cenário também se mostra animador. Segundo a previsão de especialistas, o mercado imobiliário em 2022 deve repetir o feito do último ano, apontando-se como um dos investimentos mais seguros e surpreendentes da atualidade.  

De acordo com a Associação de Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário (ADEMI), o setor movimentou cerca de R$ 11 bilhões em venda de imóveis em 2021. Agora, a expectativa para este ano é que, mesmo com o aumento da Selic e as eleições presidenciais, o mercado continue a faturar alto.

Inclusive, segundo a pesquisa do Think Tank Amazonita Clube, do grupo Mulheres do Imobiliário, o aumento da Selic e as eleições de 2022 serão os assuntos predominantes durante o ano, mostrando-se como os tópicos mais influentes na performance do setor.

Afinal, com o aumento da taxa básica da economia brasileira, a taxa de juros do financiamento imobiliário e o valor do aluguel tendem a subir, embora fatores como o volume de concessão do crédito imobiliário e a retomada das atividades presenciais devam reequilibrar as discussões do mercado.

Assim, com base nestes números e nestas expectativas “pós-pandêmicas” para o ano, podemos afirmar que o cenário para o mercado imobiliário em 2022 parece bastante promissor. Com isso em mente, você confere a seguir cinco das principais tendências do setor para o ano.

Tendências para o mercado imobiliário 2022

1 – Procura por imóveis maiores

A pandemia transformou a forma como as pessoas enxergam o lugar onde moram, mostrando a importância de viver em ambientes mais amplos e também mais funcionais, especialmente depois que muitos começaram a trabalhar em casa e a improvisar seus ambientes de trabalho.

A busca por um imóvel maior que comporte um escritório e espaços de lazer aumentou, senão no domínio privado, no espaço compartilhado. Assim, a procura por condomínios que oferecem uma estrutura mais completa, com coworking, academia, quadra de esportes e lazer também cresceu.

A procura por imóveis que prezam pelo conforto e pela praticidade em condomínios considerados “minicidades” é uma tendência que veio para ficar.  

2 – Procura por imóveis mais sustentáveis

A sigla ESG, traduzida do inglês “Governança ambiental, Social e Corporativa”, vai conduzir a segunda tendência do mercado imobiliário em 2022. Basicamente, construir e comprar imóveis mais sustentáveis e inteligentes será uma preocupação dos engenheiros, arquitetos, construtoras e compradores, respectivamente.

Ou seja, a preocupação em viver e consumir de modo mais consciente, em espaços verdes, de energia sustentável, com reaproveitamento de água e outros dispositivos que utilizam recursos naturais será iminente durante 2022.

Apartamentos, casas e edifícios com tecnologias mais sustentáveis ganharão destaque nos próximos meses e provavelmente durante os próximos anos dessa década. Por outro lado, os empreendimentos que não possuem essa preocupação sustentável com o tempo se tornarão obsoletos. 

3 – Busca por imóveis de localização estratégica

Com a retomada das atividades presenciais em 2022, como é o caso do retorno das aulas em escolas e universidades e do modelo híbrido de trabalho (em que metade da jornada de trabalho é cumprida na casa do trabalhador e a outra parte no escritório), a busca por imóveis bem localizados aumentou.

Nesse caso, a procura por imóveis com localização estratégica será tanto por imóveis residenciais quanto por espaços de trabalho flexíveis e próximos às casas dos colaboradores.

Por isso, o interesse será principalmente por imóveis centrais, com proximidade aos meios de transporte (paradas de ônibus e estações de metrô, por exemplo), supermercados, farmácias, escolas e universidades.

mercado imobiliário 2022

4 – Busca maior por imóveis usados 

Em 2022, a demanda por imóveis usados deve crescer, pois o valor do metro quadrado de uma propriedade usada é menor que o valor do metro quadrado de um imóvel novo. Por essa razão, o comprador consegue um custo-benefício melhor em suas negociações.

Ou seja, comprar uma propriedade “experiente” pode se tornar um bom negócio, especialmente para aqueles que desejam comprar, morar ou alugar a propriedade logo em seguida. O que não acontece com um imóvel comprado na planta, por exemplo.

5 – Expansão digital do mercado imobiliário

Assim como outros setores do mercado, o ramo imobiliário está em expansão digital, o que significa que a tecnologia está cada vez mais presente nas negociações dentro do setor.

Por exemplo, com o avanço das negociações online, atualmente uma pessoa interessada em um imóvel pode conferir vídeos, fotos e até mesmo fazer uma visita virtual à propriedade com um tour de 360º. 

Nesse sentido, o marketing digital para corretores de imóveis é cada dia mais urgente, assim como aprender a utilizar as redes sociais da imobiliária e também a importância de fazer um bom trabalho de SEO direcionado para imobiliárias, para que o site do estabelecimento consiga aparecer na SERP (Search Engine Results Page) do Google nas primeiras posições, gerando assim um tráfego orgânico. 

Inclusive, a expansão digital e a desburocratização do mercado imobiliário permite também que um contrato seja fechado de maneira virtual, com apenas uma assinatura digital. O que nos faz lembrar, do mesmo modo, das Proptechs, as startups do mercado imobiliário.

No cenário da expansão digital, outro assunto que se destaca é a compra de imóveis virtuais na realidade online do metaverso. Só em 2021, o mundo investiu bilhões na compra de terrenos dentro da realidade cibernética.

Por fim, 2022 será um ano especial para investir no mercado imobiliário, desde que esse investimento seja feito com muita cautela. Afinal de contas, embora as tendências do ano sejam promissoras, comprar um imóvel ainda é uma tarefa bastante particular e que requer estratégia.

Quais são os melhores campos para investimento?

Segundo a pesquisa do Think Tank Amazonita Clube, do grupo Mulheres do Imobiliário, divulgada na revista Exame, os segmentos imobiliários de maior destaque e oportunidade serão, respectivamente, os seguintes: 

  • Edifícios residenciais, tanto no que diz respeito à venda de imóveis como no quesito locação e renda;
  • Galpões e condomínios industriais e logísticos, visando atender a demanda do e-commerce;
  • Fundos de investimento imobiliário.

Como visto no tópico anterior, as tendências imobiliárias para 2022 reforçam a preferência pelos imóveis residenciais e localizados de modo estratégico, assim como a importância dos condôminos industriais e coworkings para o retorno das atividades presenciais.

mercado imobiliário 2022

Quanto é preciso para investir no mercado imobiliário?

Depende! Afinal, você pode investir no mercado imobiliário através do mercado financeiro, por meio dos Fundos de Investimento Imobiliário, com apenas alguns reais ou comprar imóveis residenciais ou comerciais de fato, com a intenção de morar no espaço adquirido ou gerar renda.

Neste último cenário, será necessário uma quantia maior para investir no mercado imobiliário, mesmo que aqui o valor desembolsado dependa da sua condição financeira, das características e localização do imóvel e, indiscutivelmente, do seu objetivo.

O que você pode ter certeza é que, independentemente de onde for feito, investir em imóveis no Brasil é uma forma de fazer uma reserva de valor, construir patrimônio e, caso seja seu objetivo, viver de aluguel. Basicamente, se feito da forma correta, é um investimento de retorno exponencial.

Prontinho, agora que você conferiu as tendências para o mercado imobiliário 2022 e os principais campos do setor para investir, conta pra gente: quais são as suas impressões particulares sobre o tema? Será que chegou finalmente o momento de investir na casa própria? 

Vale a pena investir em imóvel em 2022? Entenda aqui!

Muitos setores da economia tiveram prejuízos com a pandemia, enquanto outros conseguiram se manter e até crescer em meio à crise. Agora, com a retomada, começa a recuperação desses mercados e o interesse das pessoas por participar deles. No caso do mercado imobiliário, investir em imóvel em 2022 pode ser uma escolha segura e com várias oportunidades para você. 

No post a seguir, você vai entender como está o mercado de imóveis atual e quais são as perspectivas para 2022. Veja também como investir nesses empreendimentos com sucesso. Boa leitura! 

Como está o mercado de imóveis no cenário atual? 

Desde o começo da pandemia, o mercado imobiliário conservou-se firme no cenário econômico. Com o isolamento social e as pessoas ficando mais em casa, além de uma baixa taxa de juros, houve a necessidade e desejo de encontrar novos lares.  

Assim, o mercado conseguiu se manter aquecido e algumas regiões, inclusive, presenciaram um verdadeiro boom imobiliário. Atualmente, o cenário continua confiante. 

Segundo a Câmara Brasileira da Indústria da Construção, a expansão do setor chegará a 7,6% em 2021. Afinal, no período entre janeiro e setembro houve aumento de 37,6% em lançamentos e 22,5% em vendas, comparado ao ano de 2020. Além disso, até outubro, foi contabilizado o maior número de vagas de emprego do setor nos últimos 10 anos. 

Afinal, vai ser interessante investir em imóvel em 2022? 

As expectativas para investir em imóvel em 2022 têm sido mantidas em alta. No quesito facilidade de encontrar imóveis, o uso de tecnologia e desburocratização de processos torna mais simples e rápido a aquisição ou aluguel de um novo empreendimento.

Da mesma forma, o interesse por imóveis maiores e com serviços continua. Afinal, muitas pessoas vão seguir trabalhando em home office e passarão mais tempo em casa. A facilidade de contar com áreas completas de lazer diminui a necessidade de sair, algo que ainda é relevante pela questão da segurança, pois a pandemia se mantém. 

Quanto aos financiamentos, embora a taxa da Selic esteja prevista para subir na faixa de 8% no próximo ano, existem algumas condições especiais que podem manter o mercado aquecido. Por exemplo, a taxa de juros da Caixa para financiamento imobiliário caiu para 2,95% ao ano

Além disso, ainda segundo a CBIC, o setor de construção pode crescer 2% em 2022, conforme a expansão do PIB. Afinal, o aumento de investimentos públicos e privados poderá contribuir para a geração de emprego e aumento de obras no setor. 

Como investir em imóvel em 2022 e ter sucesso? 

Agora que você sabe que a perspectiva de investir em imóvel em 2022 ainda é positiva, é importante entender como escolher o melhor imóvel.  

Analise a região 

Em um momento de retomada é fundamental saber investir bem o seu dinheiro. Quando se trata de imóveis, é ainda mais importante que você preste atenção na região onde ele se localiza. Isso porque, seja para revender, seja para alugar, mesmo que no futuro, esse fator será importante para que você obtenha um bom preço. 

Além disso, é preciso pensar em atender a determinado público. Por exemplo, em tempos de pandemia, quando as pessoas redescobriram o valor de ficar em casa, passar um tempo com a família e cuidar de sua segurança, o imóvel igualmente deve atender a esses requisitos. 

Sendo assim, é fundamental pesquisar um bom bairro, que possa atender o seu inquilino ou comprador nos mais diferentes aspectos, especialmente infraestrutura, segurança e lazer. Também é importante escolher o empreendimento certo, que ofereça tudo o que essa pessoa pode procurar. 

Estude o imóvel 

Além do cuidado em escolher o bairro certo, que pode oferecer mais chances de um bom negócio, é importante estudar o imóvel que se busca. Nesse caso, mesmo com a facilidade de conhecê-lo online, é importante ir vê-lo de perto. 

Uma vez lá, observe as facilidades que o empreendimento oferece e se tem potencial para outros tipos de negócio no futuro. Já se ele estiver ainda na planta, visite o decorado, pesquise os detalhes, observe o canteiro de obras e investigue a construtora. 

Entenda as tendências 

Uma boa forma de saber identificar a melhor opção de imóvel para investir é procurando as tendências. Afinal, se um tipo de empreendimento está em alta, significa boas oportunidades de negócio. Nesse sentido, é preciso avaliar o objetivo que você procura com o imóvel. Em uma região central e bem valorizada, por exemplo, você pode apostar em studios e flats, que permitem atender a um público que trabalha no local e precisa de um lugar menor. 

Já no caso dos bairros nobres, cujo foco são as famílias, apostar em um empreendimento de alto padrão pode ser a melhor opção de investimento nesse local. 

Observe a construção 

Outro ponto essencial é analisar a construção. Nesse caso, não só por questões de segurança, mas para saber se o apartamento atende às suas expectativas. Para isso, é importante procurar uma construtora de confiança, que seja referência no mercado. Outro aspecto é optar por empresas que sigam altos padrões de qualidade e de sustentabilidade, o que pode valorizar o seu investimento ainda mais. 

Como você viu, investir em imóvel em 2022 ainda é uma boa oportunidade. Isso porque o mercado imobiliário não só se manteve equilibrado com a pandemia, mas também cresceu bastante, inclusive, destacando-se em determinadas regiões. Mas para que o seu empreendimento tenha sucesso, é importante seguir as nossas dicas e contar com uma construtora de renome para saber qual imóvel é o ideal e como comprá-lo com as melhores condições e qualidade. 

Quer saber como encontrar o imóvel certo para investir em 2022 com o Corretor Leandro T Zortéa? 

4 dicas para comprar a sua casa própria em 2022

miniatura de casa com moedas ao lado

Planeje o próximo ano para realizar seu sonho da casa própria. Confira!


Neste fim de ano começamos a fazer planos para o próximo ano, elaborando novas metas e projetos, entre eles, a compra da casa própria é um dos mais sonhados pelas famílias. Por isso, separamos um material para que você possa retirar esse sonho do papel e colocá-lo em prática em 2022 por meio de um planejamento. Vamos saber mais?

 

1-Comece o ano economizando

Primeiramente, comece os primeiros meses do ano economizando, destine uma porcentagem da renda da sua família para realizar o sonho da casa própria. Dessa forma, será possível ter um dinheiro disponível destinado à concretização da compra.

Diante disso, você e sua família podem começar a se planejar financeiramente, seja para pagar as parcelas do financiamento ou ir guardando dinheiro para comprá-la à vista.

2-Guarde dinheiro durante um período

Após um período economizando, você terá disponível um dinheiro guardado. Assim, para você saber o quanto tempo é necessário guardar o dinheiro, pesquise as formas de pagamento, os valores das parcelas e/ou da entrada.

Com isso, você saberá o período exato para que siga guardando o dinheiro para realizar a compra da casa. Lembre-se que você está fazendo um investimento e não um gasto desnecessário.

3-Pesquise programas habitacionais

Outra dica importante é pesquisar as opções de programas habitacionais do Governo Federal disponíveis a você. Por exemplo, há o Casa Verde e Amarela que promove o acesso à moradia urbana para as famílias de acordo com três grupos de renda familiar.

Sendo assim, esse programa por meio do financiamento da Caixa Econômica Federal tem garantido a casa própria para diversas famílias com renda de até R$7.000,00. Muito bom, não é?

4-Casa própria: escolha a forma de pagamento

Financiamento, consórcio ou à vista, são essas formas de pagamento para adquirir a casa tão sonhada. Por isso, entre elas, a mais comum entre as famílias é o financiamento, possuindo uma série de vantagens que cabem no seu bolso.

Uma das vantagens do financiamento é você adquirir o seu bem de forma imediata, diferentemente do consórcio, onde você precisa esperar um prazo até ser contemplado.

casal usando computador para olhar as finanças e comprar casa

O que está esperando para planejar 2022 comprando a casa dos seus sonhos?

Depois dessas dicas, comece o ano planejando a compra da casa própria, economizando, guardando dinheiro, preparando-se financeiramente. O Corretor Leandro T Zortéa pode te ajudar, realize uma simulação com a gente!

 

Mercado imobiliário continua seguro 

Uma das principais características do mercado imobiliário é a segurança ao investidor, mesmo em períodos de crise. Essa é uma das razões por que investir em imóveis vale a pena.

Para impulsionar o mercado e as vendas após um período de recessão, imobiliárias e construtoras buscam alternativas para não perder negócios. Dessa forma, o ano de 2022 promete grandes oportunidades.

Se você está pensando em adquirir um imóvel para uso próprio, saiba que é uma vantagem em longo prazo. Ano após ano, os imóveis vão passando por uma grande valorização, chegando a dobrar de valor depois de certo período. 

Ótima rentabilidade

Desde que avaliados alguns fatores, como a localização do bem, as chances de obter um excelente retorno no futuro são grandes. Os números ficam ainda mais atrativos ao financiar o imóvel na planta. Quase certamente você pagará um valor abaixo do que ele, depois de pronto, tende a valer. Assim, investir em imóveis vale a pena, já que, no futuro, ele estará rendendo muito mais. 

Diversificação de investimentos

Investir em imóveis vale a pena porque é também uma ótima maneira de diversificar seu portfólio de investimentos. Inclusive, é interessante aplicar uma parte dos seus recursos em fundos imobiliários, um tipo de renda variável que merece destaque.

Acesso a linhas de crédito

Outro ponto positivo para quem quer saber se investir em imóveis é uma boa pedida em 2022: o acesso às linhas de crédito. Afinal de contas, durante a pandemia, muitos bancos e instituições financeiras facilitaram o processo de financiamento. Isso fomentou o mercado imobiliário de uma maneira geral.

Outro aspecto favorável ao longo de 2020 foi a baixa da Selic, ou seja, da taxa básica de juros do Brasil. A situação fez com que os juros dos financiamentos ficassem baixíssimos. Por isso, o momento ficou extremamente atrativo para quem quisesse comprar um imóvel.

Esses dois fatores – linhas de crédito e taxa básica de juros – aliaram-se à tendência de procura por imóveis. Assim, fizeram com que o setor imobiliário crescesse consideravelmente no ano passado.

Com isso, investir em imóveis continuou sendo uma excelente opção ao longo de 2021. E a expectativa, aliás, vem se mostrando positiva para 2022.

A taxa básica de juros aumentou significativamente no ano passado. Contudo, ela ainda está relativamente baixa quando comparada à de alguns anos atrás. Desse modo, os juros de financiamentos voltados para a aquisição de imóveis continuam sendo atrativos para o investidor.

Investir em imóveis neste ano é uma boa ideia, afinal?

2022 é promissor para o setor de imóveis, e os clientes poderão encontrar inúmeras oportunidades para fechar ótimos negócios. Devido à recuperação da economia, os preços tendem a apresentar queda, o que favorece muito as transações imobiliárias.

Assim, existem várias análises favoráveis para quem quer comprar um imóvel. Aproveitar essa tendência e fazer um bom planejamento é importante para dar o passo inicial e conseguir atingir seus objetivos. Ainda mais em um ano perfeito para encontrar preços atrativos, descontos e queda nas taxas para ter o seu apartamento ou casa.

Por conta desses fatores, é possível concluir que investir em imóveis valerá a pena em 2022. Lembre-se de alinhar essa decisão às suas necessidades e aos seus objetivos. Por fim, elabore um planejamento financeiro e siga em frente! 


Entre em contato conosco que vamos te ajudar a encontrar o local perfeito para você!

O imóvel do seu sonho você encontra com o Especialista em Investimento Imobiliário Inteligente Leandro T Zortéa, associado na R8 Imóveis!!!

Solicite mais informações !!!
Agende agora mesmo a sua visita a esse imóvel espetacular.
LEANDRO T ZORTÉA
O SEU IMÓVEL DE FORMA PRÁTICA E DESCOMPLICADA PARA COMPRAR.
Especialista em Investimento Imobiliário Inteligente.
Corretor de Imóveis - CRECI 27.178
https://inspireimoveis.arboimoveis.com.br/
leandro.zortea@gmail.com
https://leandrozortea.blogspot.com/
WhatsApp: (62) 98519-8935 / 98628-4545
Instagram: @leandrozortea_cv
Facebook: Leandrozortea


 

 

 

Comentários