Mercado single: a tendência de morar sozinho

Mercado single: a tendência de morar sozinho. 
 

A palavra Single está associada à pessoa solteira. Mas, no mercado dos negócios, o consumidor single tem o perfil de uma pessoa que mora sozinha, seja ela solteira, viúva, divorciada e, acredite, até casada. 

O mercado está superaquecido e não é para menos, pois mais de 8 milhões de brasileiros (equivalente à população da Suíça) moram sozinhos e movimentam quase R$ 104 bilhões por ano. Os dados são do Instituto de pesquisa Locomotiva, e seu fundador, Renato Meirelles, é o entrevistado dessa edição do PME NEWS. Ele aponta as principais razões que transformaram o mercado single em um grande modelo de negócio e também adverte para o cuidado que esse perfil deve ter, por ser mais vulnerável ao endividamento. 

O aumento crescente de pessoas que moram sozinhas começa a levar empresas a investir neste nicho solitário de consumidores. O mercado “single” ganha importância através de estratégias de Marketing que caminham de mãos dadas com o desenvolvimento de produtos e serviços para quem decide buscar a independência.

Além de produtos, este mercado oferece serviços que facilitam a vida destes consumidores que priorizam a qualidade antes do preço. Segmentar a comunicação é o desafio das companhias que buscam atingir e satisfazer a necessidade dos moradores solitários com produtos em porções menores e serviços voltados para o perfil de consumo e hábito deles. 

Funcionalidade, conforto e praticidade: para o público single, a escolha de morar sozinho não significa abrir mão de conforto e funcionalidade. Pelo contrário, esse nicho demonstra forte apreço por versatilidade, design, decoração, praticidade e conforto na rotina.

Em 2019, o Brasil alcançou o maior número de residências com um só morador desde 2016, ao registrar 11,7 milhões de pessoas vivendo sozinhas. Segundo informações da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio Contínua (PNAD Contínua), esse número corresponde a 16,2% das moradias brasileiras.

Dados como esse ilustram o crescimento do mercado “single”, como é chamada no exterior a tendência de morar sozinho. Confira abaixo mais detalhes.

O mercado single

Uma das principais mudanças de hábitos sociais da atualidade, especialmente nas grandes cidades, é o nicho de pessoas que moram sozinhas. Na última década, triplicou a quantidade de moradias com apenas um ocupante.

Assim, diferentes segmentos do mercado – como o setor alimentício, o de lazer e o de entretenimento – vêm direcionando seus produtos e serviços a esse novo público, visando atender às demandas de consumidores que prezam por conveniência, qualidade, autonomia e privacidade.

Trata-se de um grupo bem diversificado, composto por seniores, estudantes, executivos, solteiros, viúvos, divorciados ou pessoas que já conquistaram sua independência financeira. Nesse segmento, o consumidor direciona a sua renda e poder aquisitivo a um estilo de vida solo que possibilita viagens, entretenimento, hobbies e demais realizações pessoais, sem impedimentos.

Mercado single
LIVING

Características do público single

Diversas são as particularidades do crescente mercado single no setor imobiliário

  • Solitude: antigos estereótipos sobre a vida solo recebem, atualmente, novos olhares e percepções. Visto como empoderado e gratificante, esse estilo de vida tem sido cada vez mais buscado por quem preza por independência e aprecia a própria companhia.

A tendência de morar só está em sintonia, também, com a valorização da qualidade de vida e do autocuidado, a adoção de hábitos mais saudáveis e um olhar transformador sobre a experiência individual.

  • Funcionalidade, conforto e praticidade: para o público single, a escolha de morar sozinho não significa abrir mão de conforto e funcionalidade. Pelo contrário, esse nicho demonstra forte apreço por versatilidade, design, decoração, praticidade e conforto na rotina.

Nos imóveis, essa demanda se reflete em áreas de lazer modernas e funcionais, acabamentos diferenciados, localização que favorece a mobilidade e serviços condominiais como lavanderia, bicicletário e espaço pet, para tornar a rotina mais prática.

  • Tecnologia e inovação: embora diversificado, o público single tem em comum o apreço por recursos tecnológicos que otimizam as tarefas, incluindo aí as soluções de automação residencial.

Um levantamento realizado pelo laboratório de ideias Pew Research Center constatou que o público single é o que dedica mais horas do dia à internet e, principalmente, às plataformas de interação como o WhatsApp.

  • Pets inclusos: o convívio com pets é outra forte característica do público single. Naturalmente, essa tendência também movimenta o mercado de animais de estimação, expandindo o consumo de alimentos premium, brinquedos, acessórios, cosméticos e demais itens comercializados nesse segmento.
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Um nicho para investir

Para quem busca investir no mercado imobiliário como fonte de renda, empreendimentos que atendem às demandas do público single tornam-se cada vez mais vantajosos e possuem um ótimo potencial para locação.

Ao passo que diversos setores do mercado direcionam seus produtos e serviços para um nicho até então inexplorado, o mercado imobiliário há anos acompanha o crescimento do público single com imóveis diferenciados. Uma pesquisa divulgada em 2019 pela Euromonitor Internacional estimou que, entre o ano do estudo e 2030, a quantidade de lares ocupados por uma só pessoa irá crescer 23,4% em todo o mundo. 

Alguns fatores que motivam o aumento dessa demanda são vantagens econômicas como menores custos condominiais e de IPTU, variadas opções de lazer e convívio e excelente localização.

Mercado single e um estilo de vida dinâmico no Bueno ou Marista.

Com nome proveniente do termo alemão  para “alto”, o inconfundível HAUT Compact Life traduz a essência cosmopolita e dinâmica do Setor Bueno, em uma das regiões mais cobiçadas da cidade.

Criado por profissionais que respiram inovação e criatividade, trata-se de um imóvel contemporâneo, sofisticado e funcional, desde as tecnologias aplicadas e o design de interiores até o projeto lumínico e o paisagismo. Quem busca um estilo de vida single, repleto de qualidade, praticidade e experiências prazerosas, encontrará no Setor Bueno diferenciais como:

  • Estrutura moderna: com design único, conforto e facilidades para a rotina contemporânea, o HAUT Compact Life contempla gostos e hábitos de diversas faixas etárias e irá compreender uma torre residências conceito e um espaço comercial no térreo, rooftop.
  • Localização estratégica: na Rua T-36, os moradores do HAUT Compact Life irão desfrutar o melhor da vivência urbana. Essa localização estratégica e encantadora está repleta de serviços, praças, shoppings, clínicas, mercados, centros comerciais e pontos gastronômicos e de entretenimento acessíveis em uma simples caminhada.
Mercado single e um estilo de vida dinâmico no VAZ Batel
  • Áreas de lazer e de uso comum: alinhado às necessidades modernas de moradia, o VAZ Batel terá em seu interior espaços como central de entregas, lavanderia, meeting room, coworking, espaço pet e bicicletário. Além dessa estrutura, o VAZ contará com áreas inspiradoras e aconchegantes para momentos de lazer, convívio, autocuidado e contato com o exterior, como o Rooftop, o spa.
  • Tecnologias diárias: para oferecer uma experiência completa ao público, o VAZ irá entregar soluções tecnológicas inovadoras para garantir comodidade e segurança aos moradores, como: reconhecimento facial nas eclusas social e de serviço; Wi-Fi nas áreas comuns do térreo, subsolo e cobertura; áreas comuns com acesso por biometria; e iluminação e ar-condicionado automatizados nos espaços Clubhouse e Wellness.

A estrutura ofertada pelo HAUT Compact Life corresponde com conforto, eficiência e qualidade às demandas do mercado single

A importância da autonomia para a qualidade de vida do sênior

A qualidade de vida dos seniores tende a ser determinada por uma série de fatores que, juntos, resultam em um estilo de vida saudável e correspondente às necessidades da geração 60+. Um desses fatores está ligado à importância da autonomia. Saiba mais a seguir.

A importância da autonomia na vida dos seniores

Na vida de um sênior, autonomia refere-se à participação ativa nas decisões relativas à própria vida, conforme preferências, convicções e necessidades pessoais, podendo exercer plenamente suas vontades, com base em seus valores.

Em vez de ser restringida, o ideal é que essa participação seja avaliada por profissionais e pela própria família, a partir do grau de capacidade do sênior de tomar decisões. Nos indivíduos 60+ que possuem limitações, um processo de dependência bem trabalhado tende a se refletir de forma positiva em sua saúde mental, seu senso de capacidade e sua autoestima.

No portal “Bioética”, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, defende-se que é uma realidade razoável o idoso ter capacidade de exercer sozinho algumas tarefas diárias e precisar receber ajuda em outras. Em casos de lucidez, o Estatuto do Idoso defende a autonomia como um direito básico a ser preservado, para que o indivíduo possa ir e vir, administrar suas finanças e fazer escolhas sem interferências externas.

O exercício da autonomia no dia a dia tende a gerar maior satisfação para os seniores. Ele colabora para o desenvolvimento de soluções que aliam funcionalidade e segurança, resulta em uma maior liberdade para lidar com limitações comuns ao período da senilidade e evita sentimentos negativos como de incapacidade e inutilidade.

A autonomia na saúde física e mental do sênior

A importância da autonomia senior

A saúde mental e física dos seniores tende a ser altamente impactada pelo exercício da autonomia no dia a dia. Sabe-se que aqueles que se movimentam com maior regularidade têm um melhor condicionamento físico e menos chances de sofrer fraturas ou ter problemas cardiovasculares, por exemplo.

Um estudo realizado pela Harvard School of Public Health demonstrou como a prática de exercícios físicos é um dos fatores determinantes para uma longevidade saudável, podendo elevar em até 10 anos a expectativa de vida dos seniores. Da mesma forma, tal hábito pode reduzir a perda de habilidades cognitivas, aliviar sintomas de enfermidades e auxiliar o metabolismo.

Um estudo realizado por pesquisadores da Escola de Saúde Pública da Universidade de Montreal aponta que a atividade física regular é um dos fatores de promoção à autonomia mais capazes de gerar independência e sentimentos de alegria e satisfação, bem como favorecer o convívio social e a capacidade funcional dos seniores.

A importância da autonomia para a autoestima

A importância da autonomia na rotina do sênior reflete-se também em questões ligadas à autoestima. Conforme aponta o estudo “Percepção da autonomia de idosos longevos e sua relação com fatores sociodemográficos e funcionais”, a autonomia tem impacto na promoção do autocuidado, no envelhecimento ativo e na qualidade de vida, elevando a autoestima.

Sempre que as vontades do indivíduo são ouvidas, consideradas e respeitadas conforme suas possibilidades e limitações, proporciona-se mais tranquilidade e satisfação ao período de senilidade. Uma das formas de favorecer a autoestima dos seniores através da autonomia é permitir que eles realizem suas próprias tarefas, como preparar uma refeição ou organizar a casa, mesmo que com acompanhamento.

A publicação “Envelhecimento e saúde da pessoa idosa”, do Ministério da Saúde do Brasil, demonstra que a manutenção de capacidades cognitivas como leitura, fala e escrita pode preservar não somente a autoestima e a qualidade de vida do sênior como também sua identidade e seu desempenho social.

Incentivo à socialização

Envelhecimento com saúde

O estudo espanhol intitulado “Experiências espanholas de promoção da autonomia pessoal para idosos” destaca a promoção da autonomia como uma forma de beneficiar funções sociais, psicoafetivas, físicas e cognitivas. Isso porque as interações e o convívio social são, especialmente para os seniores, fatores fundamentais na qualidade de vida.

Uma das maneiras de proporcionar interações sociais pode ser por meio do incentivo de atividades coletivas como yoga ou hidroginástica, que estimulam a autonomia, preservam habilidades cognitivas e criam um senso de independência e comunidade, evitando questões relacionadas à solidão.

Segundo a já mencionada publicação Envelhecimento e saúde da pessoa idosa, atividades ou trabalhos em grupo possibilitam uma rede de apoio e de compartilhamento de informações cotidianas. Nela, é possível estreitar vínculos, elevar a autoestima, trabalhar vulnerabilidades, trocar informações e orientações e, assim, ter novas perspectivas.

 

Os novos idosos: características atuais do público sênior

população sênior está em constante crescimento no País. O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) estima que, até 2060, um a cada quatro brasileiros será idoso. O aumento do número de pessoas acima de 60 anos – que, segundo a pesquisa, tende a superar a quantidade de crianças –, demanda novos olhares.

Para compreender o perfil dos novos idosos, é necessário romper com estereótipos e ampliar os conhecimentos sobre o público sênior, que cada vez mais se adapta ao mundo contemporâneo. Confira abaixo algumas características dessa geração de seniores.

Geração conectada

A inclusão digital do público sênior tornou-se uma realidade, especialmente após a chegada da quarentena. Esse contexto impulsionou ainda mais o uso da internet e de tecnologias, seja para conectar-se com família e amigos, realizar compras online, assistir a aulas ou administrar as finanças.

Um estudo do hub digital ZAHG aponta que, no segundo trimestre de 2019, o número de compras online realizadas por seniores alcançou 2,2 milhões de pedidos. Entre as principais atividades virtuais realizadas pelos novos idosos destacam-se a leitura de notícias e o uso de mídias sociais como as mais importantes. Em terceiro e quarto lugar vêm as pesquisas e as compras online.

Mulher sênior realizando compra online

Entre as plataformas digitais mais usadas por esse público destacam-se: o Facebook, em primeiro lugar, utilizado por quase 100% dos usuários dessa faixa etária; o YouTube, na segunda colocação, com 96%; e o Google, em terceiro lugar, com 95,3%. Tais dados demonstram como essa geração tem se mantido cada vez mais conectada.

Um outro levantamento, este realizado pela Kantar IBOPE Media, apontou que, em 2020, 85% dos seniores acessaram a internet para informar-se antes de realizar uma compra, 75% efetuaram transações online e 92% consumiram conteúdo em plataformas de vídeo gratuitas, como o YouTube.

Mais ativos e independentes

O anseio por manter-se em atividade é outra característica dos novos idosos. Os avanços tecnológicos na área da saúde são um dos fatores que têm possibilitado, cada vez mais, melhores condições de vida – por exemplo, por meio de tratamentos avançados ou exames diagnósticos mais precisos.

Nesse contexto, a monotonia cede lugar a novos meios de manter-se em movimento, seja por meio de atividades manuais, como arte e artesanato, ou de atividades físicas e profissionais. O levantamento realizado pela ZAHG aponta também como o público sênior vem dando maior atenção a fatores ligados à saúde e qualidade de vida.

Entre os entrevistados pela pesquisa, 96,3% afirmaram manter algum cuidado com a saúde, 54,5% e 49,35% mantêm, respectivamente, consultas médicas e exames em dia, 41,4% cultivam uma alimentação saudável e 30,9% realizam alguma atividade física.

A caminhada destacou-se entre os exercícios mais comuns, sendo citada por 80,2% dos idosos. Por acelerar o metabolismo e não oferecer riscos à saúde, ela é uma das atividades mais indicadas aos seniores.

Homem sênior praticando atividade física

Alternativas igualmente válidas são a dança, que beneficia o condicionamento físico, o equilíbrio e a memória, a natação, que estimula a respiração e a coordenação, a yoga, que favorece o bem-estar físico e psicológico, e o pilates, que alivia dores e aprimora o equilíbrio e a flexibilidade.

Novos idosos no mercado: do consumo ao trabalho

Com a intensa adesão à internet e às compras online, o público sênior movimenta significativamente o mercado, estabelecendo o que vem sendo chamado de economia prateada.

Com a compra de roupas, carros, cosméticos, eletrodomésticos, acessórios, entre outros, a população brasileira acima de 50 anos movimenta R$ 1,6 trilhão por ano, segundo o IBGE. Conforme aponta o banco norte-americano Merrill Lynch, a economia prateada é a terceira maior do mundo.

Os números mantêm-se expressivos não apenas quando se referem aos seniores como consumidores. No mercado de trabalho, esse público representa 1,8 milhão dos empreendedores do País, de acordo com o Sebrae.

Segundo estudo desta entidade, idosos donos de pequenos negócios são os que mais empregam no Brasil e mais possuem funcionários, sendo que 99% deles se dedicam às suas empresas como atividade única.

Lazer e autonomia

Outra característica comum desse perfil é, certamente, o desejo por autonomia e o exercício dela. Eles mostram-se cada vez mais conscientes sobre suas aspirações e necessidades.

Com qualidade de vida, saúde, tempo livre e poder aquisitivo, os atuais seniores prezam por entretenimento, vida social ativa, diversão e viagens.

Em relação ao turismo, a Associação Brasileira de Agências de Viagens (ABAV) apontou que os novos idosos correspondem a quase 15% dos pacotes turísticos vendidos no Brasil. Destes, 75% realizam viagens por conta própria e 69% viajam pelo menos uma vez ao ano (em condições sanitárias normais).

Quanto à habitação, os imóveis devem proporcionar ambientes cada vez mais seguros. Eles tendem a abranger serviços e comodidades que facilitam o cotidiano e ambientes que proporcionam independência e autonomia, respeitando as limitações desse público.

 

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Fonte: Valor Globo, Flux Trends, Solo Living e Studio Sigel  Construtora Laguna



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